Alguma vez você já pensou em investir em um consórcio de lancha? Diferente do que você pensa, ele funciona exatamente da mesma forma que um consórcio de veículos, a única diferença é que você pode optar por uma locomoção específica.
O que acha de um barco para viajar com a família, uma lancha para curtir aquela praia, ou até mesmo uma lancha?
Sim, tudo é possível! E a Embracon está à disposição para tirar todas as suas dúvidas com relação ao consórcio de lancha, para que você possa tomar uma decisão assertiva e sair curtindo por aí com o que há de melhor.
E se pra você isso é uma novidade, pode ficar despreocupado. Não existe segredo no consórcio de lancha, é o que vamos te mostrar na sequência.
Confira!
Mas afinal, como funciona o consórcio de lancha?
Em primeiro lugar, o melhor a ser feito é optar por uma administradora de consórcios confiável. É simples: você pode acessar o site do Banco Central e pesquisar a lista das empresas que têm autorização para atuar no ramo.
É fundamental fazer uma boa escolha para garantir que o dinheiro guardado para a aquisição da lancha seja adequadamente administrado, e assim cada membro receba seu bem.
Pagamentos mensais de um consórcio de lancha
Tudo começa a partir dos pagamentos mensais. O consorciado recebe a cobrança todos os meses, podendo ser pago na rede bancária ou em caixas eletrônicos. Nelas contém informações bastante úteis, como:
- as datas dos sorteios;
- as pedras-chave contempladas por sorteio e lance.
Vale lembrar que as parcelas podem ser reajustadas, dependendo do aumento do valor de venda do bem pretendido. Isso ocorre para garantir o objeto do consórcio: a compra do bem.
Finalmente, vale ressaltar que todas as parcelas devem ser pagas, mesmo depois da contemplação, e que não há juros incidindo sobre os valores, você paga apenas pela taxa de administração para manter os custos da empresa responsável pela gestão do consórcio.
Certifique-se de que as prestações são adequadas
Antes mesmo de fazer pesquisas sobre condições e empresas administradoras, faça planejamento financeiro. Não se esqueça: o consórcio tem que se adequar ao planejamento e não o contrário.
Logo, veja se as administradoras pesquisadas contam com produtos que realmente caibam no seu orçamento e simule os ajustes para ter tranquilidade ao quitar as prestações.
Quando vou ter minha lancha em mãos?
Agora que você já conhece o consórcio de lancha, chegou a parte mais interessante para quem quer uma lancha nova: aquela que você adquire o bem.
Como já mencionado, todo mês um consorciado recebe a carta através dos sorteios. Dessa forma, você pode conseguir sua carta de crédito tanto no primeiro mês, caso tenha sorte, como no último, se os demais forem contemplados antes de você.
No entanto, para acelerar o processo você ainda pode oferecer lances. No lance, leva a carta o participante que conseguir antecipar mais parcelas. Ainda assim, se você deu um lance e ele não foi vencedor, pode simplesmente guardar seu dinheiro para tentar fazer uma oferta maior na próxima oportunidade, sem perder o seu dinheiro.
Que cuidados tenho que ter antes de fazer um consórcio de lancha?
Como a lancha é um bem de alto valor, a compra do mesmo pede certos cuidados para não acabar virando uma dor de cabeça. O primeiro passo é fazer um levantamento dos gastos da família e se certificar que não vai atrapalhar na organização financeira.
Como não possui juros, o consórcio é uma excelente forma de controlar gastos futuros, mas a inadimplência no pagamento também gera prejuízos ao devedor.
Gastos envolvidos na compra de um lanchas
Não se esqueça também de estudar bastante antes de escolher o modelo da lancha para adquirir. Afinal de contas, fora o próprio valor do bem, são muitos os detalhes que entram em jogo na hora de escolher aquilo que cabe no seu bolso, como:
- o valor de revenda da lancha;
- os custos de manutenção envolvidos;
- o seu rendimento de combustível.
Riscos da compra de cotas ou cartas contempladas
Além de tudo isso, é extremamente importante ficar atento às fraudes!
Você sabia que tem criminosos que anunciam a venda de cotas em consórcios ou mesmo de cartas de crédito com valores bem inferiores do que é prático no mercado?
Para não ser mais uma vítima, esteja bem atento, e desconfie especialmente de ofertas vantajosas demais. Só finalize um negócio se tiver garantias legais e um contrato bem feito.
Ao fazer uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar relatos de pessoas que compraram cartas falsificadas, não contempladas, de consórcios que nunca nem existiram ou até mesmo de administradoras sem autorização para atuar. Tenha em mente: todo cuidado é pouco!
Para concluir, lembre-se de procurar uma administradora de consórcios de confiança. Até porque, essa é a empresa responsável por cuidar do dinheiro investido e da liberação das cartas de crédito.
Viu só como é possível e vantajoso adquirir um consórcio de lancha? Agora que já conhece o consórcio de lancha, o que acha de fazer uma simulação? A Embracon está há mais de 30 anos no mercado, com especialidade em consórcio de automóveis.
Venha conferir!