Consórcio Embracon
NASCEMOS PARA
COMPARTILHAR SONHOS
e essa foi a semente que nos fez crescer junto com o Brasil.
Trabalhamos juntos para tornar acessível
o crescimento financeiro e a satisfação pessoal
para todos os brasileiros que querem
reinventar seu futuro de maneira planejada.
O que é consórcio
Consórcio é uma forma de aquisição planejada que permite a compra de bens ou serviços, por meio da união de pessoas que se comprometem a contribuir mensalmente com um valor em dinheiro.
De forma resumida, entrar em um consórcio é se juntar a um grupo de pessoas que querem comprar a mesma coisa que você. Todos pagam a compra de forma parcelada, mas o valor final fica muito mais próximo da compra à vista, pois não são cobrados juros.
Por isso dizemos que uma das principais vantagens do consórcio é a economia. Como os participantes não pagam juros, apenas taxas administrativas, o valor total pago ao final do consórcio acaba sendo bem menor se comparado ao financiamento.
Outra vantagem do consórcio é a flexibilidade na escolha do bem ou do serviço a ser adquirido. Quando contemplado, o consorciado pode usar o crédito para comprar o produto desejado, que pode ser um carro, uma casa ou até mesmo vários tipos de serviços, como viagens, casamentos, festas e muito mais.
Essa liberdade permite que o consumidor aproveite as melhores oportunidades do mercado, fazendo escolhas mais conscientes e de acordo com suas reais necessidades.
Por todos esses motivos, o consórcio se destaca como uma alternativa prática e econômica, ideal para quem busca realizar um sonho de consumo de maneira planejada e segura.
O consórcio é, acima de tudo, uma forma racional de adquirir um bem ou serviço de alto valor sem precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos.
Como o consórcio funciona
Pode parecer complicado, mas o funcionamento de um consórcio é relativamente simples.
Imagine um grupo de pessoas que se une para alcançar um objetivo em comum, como comprar um carro, uma casa ou fazer uma viagem, por exemplo.
Cada pessoa contribui com um valor mensal, formando um tipo de poupança coletiva.
Essa poupança é utilizada para contemplar, por sorteio ou lance (ou outras opções, dependendo do consórcio), os participantes do grupo, que podem utilizar o crédito
(também chamada de carta de crédito ) para fazer a compra tão desejada.
Na prática, o consórcio acontece em 4 etapas principais:
- Formação do grupo: a empresa administradora de consórcios reúne pessoas com o mesmo objetivo (a compra) em diferentes grupos.
- Pagamento das parcelas: cada participante do grupo paga mensalmente um valor, que é predefinido e geralmente não muda ao longo do contrato.
- Contemplação: mensalmente, um ou mais participantes são contemplados por sorteio, lance ou outra modalidade, de acordo com cada administradora.
- Utilização do crédito: o contemplado finalmente pode usar o crédito para adquirir o seu objetivo!
Por ser um investimento simples e seguro, o consórcio se tornou uma das maneiras favoritas dos brasileiros de adquirir o seu patrimônio e conquistar sonhos que pareciam impossíveis para muitas pessoas.
Como o consórcio se tornou uma paixão nacional para a aquisição de imóveis e veículos, logo surgiram modalidades para aquisição de outros bens, além de serviços, como veremos a seguir:
Quais são os tipos de consórcio
Você com certeza já pensou em usar o consórcio para comprar a casa própria ou para trocar de veículo no futuro.
Mas e aquela viagem dos seus sonhos? Ou que tal investir na expansão do seu negócio por meio da aquisição de veículos pesados?
Se estamos falando de consórcio, tudo isso é possível. Vamos a cada um dos tipos de consórcio:
Consórcio de imóveis
Com certeza uma das modalidades favoritas dos brasileiros, o consórcio de imóveis é a forma mais segura e econômica para você conquistar o seu patrimônio!
No consórcio Embracon é possível comprar, construir, reformar ou ampliar a sua casa sem pagar os juros de empréstimos ou financiamentos imobiliários.
Também é possível quitar a dívida de um imóvel financiado com a carta de crédito! Flexibilidade: no consórcio Embracon você decide, de acordo com os seus objetivos de vida.
Consórcio de carros
No consórcio Embracon você escolhe a marca e modelo do carro, pode usar o seu usado de até 10 anos como lance e ainda pode adquirir um carro novo, seminovo ou usado.
Consórcio de motos
Geralmente há, em média, dois sorteios mensais por grupo no consórcio Embracon, mas pode haver até mais, dependendo da poupança gerada até o momento.
Consórcio de serviços
é uma grande oportunidade para quem quer fazer uma viagem para qualquer lugar do mundo, uma festa especial, cursos no exterior e até o casamento dos seus sonhos!
Assim como as outras modalidades, o consórcio de serviços também não cobra juros e não tem entrada, oferece a dinâmica de lances e sorteios e você define o valor de acordo com o tamanho do seu sonho. Tudo isso para viabilizar experiências inesquecíveis a qualquer pessoa que quer planejar os seus objetivos!
Consórcio de veículos pesados
é ideal para quem precisa aumentar a frota de caminhão ou de ônibus, comprar uma nova máquina, equipamento agrícola e ampliar o faturamento do seu negócio.
O consórcio Embracon oferece essa parceria para empreendedores que querem tirar o seu negócio do papel ou crescer a sua operação que já está em andamento.
É uma excelente oportunidade para quem precisa investir no seu negócio com uma modalidade livre de juros, entrada e burocracia, com a segurança de uma empresa há mais de 36 anos no mercado de consórcios no Brasil!




Quem pode fazer um consórcio
A rigor, pode fazer um consórcio qualquer pessoa física que tenha pelo menos 18 anos de idade e o CPF regularizado, além de qualquer empresa ou pessoa jurídica (PJ). Inclusive, o processo para se juntar a um grupo de consórcio é bastante flexível e mais simples do que você imagina.
Faça o seu planejamento e entenda o que é mais adequado à sua situação atual. Geralmente é recomendado que o consorciado comprometa no máximo 30% da sua renda mensal com o valor das parcelas do consórcio, então é só fazer as contas e escolher o pacote ideal para cada caso. Resumindo, pode fazer um consórcio quem quiser investir na construção de patrimônio de forma segura e planejada, sem entrada e sem juros!
Consórcio é melhor que financiamento?

Com certeza há muitas situações em que o consórcio é melhor do que o financiamento, em vários aspectos.
Por exemplo, se o consorciado tem uma estratégia de lances para acelerar a sua contemplação, o consórcio se torna a melhor alternativa ao financiamento, que cobra juros e geralmente exige o pagamento de um valor de entrada. No consórcio, não se paga entrada e nem juros.
Quem não pode pagar a entrada e precisa parcelar todo o pagamento do bem ou serviço desejado também tem no consórcio a sua melhor opção. Assim como aqueles que se planejam bem e não tem pressa para fazer a sua aquisição, que também podem encontrar no consórcio a opção mais segura e econômica para conquistar os seus objetivos.
Nos casos em que o consumidor possui a maior parte do valor e precisa complementar o pagamento do seu bem, o financiamento pode ser uma boa opção, se realizado em um número reduzido de parcelas.
No geral, considerando os desafios que a maior parte das pessoas enfrenta para realizar os seus sonhos, o consórcio se destaca como a opção mais viável e simples na hora de concretizar os seus planos de vida.
Quando o consórcio vale a pena

Como mencionamos, o consórcio vale a pena para quem quer fazer uma aquisição de maneira planejada e segura, sem pagar entrada ou juros, como forma de viabilizar um sonho de vida ou a construção do seu patrimônio.
Pessoas que possuem uma boa disciplina financeira e têm tempo para aguardar a contemplação são especialmente beneficiadas pelo consórcio.
Também existem consorciados que utilizam dos lances como uma estratégia para aumentar as suas chances de ser contemplado rapidamente.
Outras pessoas usam o consórcio para comprar bens ainda mais caros do que o valor da carta de crédito
O consórcio como investimento
Quando se fala de usar o consórcio como investimento, estamos pensando em uma maneira acessível de alavancar a aquisição de patrimônio, aumentando seus investimentos de maneira estratégica e planejada.
É o que chamamos de alavancagem de patrimônio, que pode multiplicar as opções de investimento para pessoas que pensam no seu futuro.
Como ser contemplado no consórcio

Como funciona o sorteio do consórcio
O sorteio é a primeira forma que todo consorciado tem de ser contemplado. Como você sabe, o consórcio é um grupo de pessoas que querem adquirir bens ou serviços parecidos. A assembleia é uma reunião mensal dos consorciados do mesmo grupo e nela são realizados sorteios com base nos resultados da Loteria Federal.
Todos os consorciados que estão com as parcelas em dia podem – e devem - participar! Primeiro, é feito o sorteio para os clientes ativos, seguido do sorteio para os cancelados.
Como os sorteios na Loteria Federal acontecem todas as quartas-feiras e sábados, o resultado será considerado de acordo com o dia da assembleia de cada grupo. No caso de assembleias feitas às segundas, terças e quartas, são usados os resultados dos sorteios do sábado. Já nas assembleias que acontecem nas quintas ou sextas-feiras, são usados os sorteios da quarta. Por isso é tão importante a participação do consorciado na sua assembleia!
Mas atenção: apesar do que pode parecer, a assembleia não é uma reunião em que os participantes precisam estar presentes. Na verdade, a assembleia do consórcio acontece automaticamente, e você não precisa participar presencialmente e nem online!
Os consorciados da Embracon podem acompanhar o resultado de cada assembleia diretamente pelo nosso App ou na área de cliente, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet!
Como funciona o lance no consórcio

Os lances também são feitos durante as assembleias mensais do grupo de consórcio, depois de todos os sorteios. Essa é a oportunidade em que o consorciado pode oferecer o pagamento de um valor (o lance) para que ele possa ser contemplado no ato.
Porém, se outro consorciado oferecer um lance maior, o direito de ser contemplado passa a ser dele. Por isso dizemos que dar um lance não representa garantia de contemplação, independentemente do valor oferecido.
Quando o consorciado dá um lance vencedor, ele precisa realizar o pagamento deste valor para ser contemplado – caso contrário, se o seu lance não for o vencedor, ele não precisa ser pago. Também existe outro tipo de lance, como podemos ver a seguir:
O que é o lance embutido
O lance embutido é uma maneira de oferecer um lance na assembleia do consórcio sem possuir o dinheiro necessário para quitar esse lance.
Por exemplo, em um consórcio no valor de R$200.000,00, é possível oferecer um lance de R$50.000,00, que será descontado da carta de crédito. No final, esse consorciado teria direito a uma carta de crédito no valor de R$150.000,00.
Veja a explicação detalhada no vídeo a seguir:
Como declarar o consórcio no imposto de renda
Uma das principais dúvidas sobre o consórcio é sobre as formas de declarar esse investimento no Imposto de Renda.
Clique no link para conferir onde lançar o consórcio no IR e fique por dentro dos detalhes.
E se você ainda não conhece, visite agora mesmo o blog Embracon e não perca atualizações detalhadas e muito conteúdo sobre consórcio!