Quer saber como ser contemplado através do consórcio? Então, continue a leitura do artigo que preparamos e entenda mais sobre o assunto.
Os consórcios automotivos e imobiliários têm feito muito sucesso no país, pois são opções bastante favoráveis para qualquer tipo de aquisição de bens. Notavelmente, o sistema de consórcio é regido e supervisionado pelo Banco Central do Brasil. Portanto, o administrador deve ser autorizado pela entidade para poder operar.
O consorciado pode adquirir seus bens por carta de crédito, independentemente dos bens oferecidos, do prazo de pagamento da mensalidade, do número de cotas de cada participante, do valor dos bens ou de qualquer outro detalhe. Esse processo é chamado de contemplação de consórcio. Quer saber como ser contemplado no consórcio? Então, não deixe de conferir o conteúdo!
Entenda como ser contemplado?
O principal objetivo dos participantes do programa de consórcio é obter uma carta de crédito com o valor desejado. Mas é importante ressaltar que os participantes adquirem esse direito em momentos distintos, durante o período de vigência do grupo.
Os participantes contemplados são determinados durante a assembleia do consórcio. Para determinar quantas pessoas têm esse direito, o administrador considera a disponibilidade de saldos de caixa e as regras do grupo.
A oportunidade de contemplação de consórcio é a mesma para todos os membros. Eles acontecem todos os meses durante as assembleias. Para participar, o único requisito é que os membros do consórcio estejam em dia com as suas mensalidades.
Portanto, a contemplação de consórcio é quando o participante adquire o direito de receber a carta de crédito. A partir de agora veremos como funcionam os principais modos de contemplação.
Mas, como ser contemplado?
Faça um bom planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um ótimo aliado para que o participante seja contemplado no consórcio mais rápido, pois, ao se organizar, é possível quitar as prestações antes do previsto.
Para tanto, o ideal é realizar uma planilha de controle de gastos e tentar economizar em diferentes setores, guardando os valores na poupança ou em fundos de investimento, por exemplo. Após juntar uma quantia que seja suficiente para dar um bom lance, é possível ser contemplado antecipadamente.
Mantenha a cota em dia
O participante que paga as suas cotas regularmente ajuda a manter a saúde financeira do grupo como um todo, o que, consequentemente, proporciona o maior número de contemplações possíveis.
Além disso, para participar das assembleias que são realizadas mensalmente, é preciso estar com o pagamento das parcelas em dia. Se surgir algum imprevisto, o ideal é que o participante do consórcio entre em contato com a administradora e busque negociar os seus débitos para que a contemplação não tenha que ser adiada.
Avalie a entrada em um grupo em andamento
Em alguns casos, pode ser interessante participar de um grupo que já está em andamento, uma vez que ele já conta com um histórico de lances e com integrantes que já foram contemplados e, dessa maneira, não entrarão na disputa com você.
Contudo, é fundamental verificar as suas características antes de entrar em um grupo que já está em andamento para não ingressar em um que conta com lances muito superiores ao que você pode ofertar, por exemplo.
Atente-se ao calendário
Alguns meses do ano são mais propícios para dar lances do que outros. Isso ocorre em virtude de outras despesas e de datas comemorativas. Em meses de férias escolares como julho, muitas pessoas utilizam o dinheiro de outras formas, o que diminui a concorrência e aumenta as chances de contemplação.
Como cada grupo conta com diferentes particularidades, o ideal é fazer uma análise antes de realizar as antecipações, pois é comum que datas específicas sejam mais concorridas para ofertar lances, como os meses de novembro e dezembro em razão do pagamento do 13º salário. Nesse caso, o ideal é guardar o montante recebido por alguns meses para que as chances de contemplação sejam maiores.
Conheça bem o seu grupo
Pesquisa e planejamento sempre são importantes e uma boa maneira de realizar tal feito é conhecendo o seu grupo. Para tanto, é possível solicitar à administradora o extrato de contemplações do grupo a fim de analisar o valor dos lances vencedores, quantas contemplações têm sido feitas por mês e a média de parcelas oferecidas.
Pague por meio do lance embutido
Nessa modalidade é possível usar uma parte do valor do plano contratado para compor o valor ofertado como lance. Assim, se vencer, o percentual do lance embutido é descontado do valor a receber, mas se a contemplação não ocorrer, não ocorrem mudanças com a carta de crédito.
Use o FGTS no lance em consórcio de imóveis
No consórcio de imóveis é possível utilizar o fundo de garantia para dar lances nos consórcios. Contudo, é preciso observar as regras da Caixa Econômica Federal sobre o tema, as quais podem ser consultadas no Manual do FGTS, disponibilizado pela instituição.
Potencialize suas chances de ser contemplado
Por fim, uma das melhores maneiras de ser contemplado rapidamente é desenvolvendo uma estratégia para o leilão. Para tanto, o ideal é analisar por alguns meses o valor do lance vencedor das últimas rodadas, juntar um montante relevante e dar o lance nos períodos em que a tendência é a concorrência ser menor.
Quanto tempo demora até ser contemplado?
Uma das dúvidas de quem contrata o consórcio é saber quanto tempo terá que esperar pela contemplação. Então pense em quanto tempo seu grupo vai durar.
Por exemplo, no setor imobiliário, os consórcios podem durar até 240 meses. E como sorteio é sorteio, é impossível saber a data exata em que foi considerado.
Ou seja, não existe promessa de contemplação. Você pode ser contemplado no início ou no final do seu grupo, seja por sorteio ou lance.
A contemplação de consórcio, claro, é o passo mais esperado pelos consorciados! Quem não quer fazer parte de um consórcio e ser atraído instantaneamente para obter os bens ou serviços que deseja? Todo o mundo!
O consórcio é uma modalidade ideal para pessoas que têm interesse em adquirir bens de valor ou só aumentar o patrimônio. Para que isso aconteça é necessário que ocorra a contemplação de consórcio.
Agora que você sabe como ser contemplado no consórcio, coloque as nossas dicas em prática para que seja possível usufruir do bem que você pretende adquirir o quanto antes. Faça sua simulação com a Embracon!