Não é novidade: quando se fala em contato telefônico para vendas, a grande maioria das pessoas já faz o possível para desconversar e desligar o mais rápido possível. Por isso mesmo, quando se fala em despertar o interesse do cliente por telefone, é necessário que ele já tenha tido a iniciativa de conhecer o consórcio, seja ao conversar com alguém que já conhece a modalidade ou em uma busca pela internet.
Nos últimos anos, a Embracon investiu significativamente para obter maior presença digital na internet. Além de fazer com que mais pessoas conheçam o que oferecemos com consórcio de automóveis, imóveis e serviços, fazemos o possível para trazer o maior número de informações possíveis para que as pessoas conheçam as vantagens do consórcio.
O principal objetivo do nosso site e de nossas ações online é fazer com que mais pessoas se interessem em adquirir um consórcio. Para isso, pedimos que elas preencham um formulário com os seus dados para, em seguida, receber uma ligação dos especialistas de consórcio.
A partir do momento que alguém faz esse preenchimento completo, significa que ela está interessada em investir em um bem por meio do consórcio.
Porém, muito provavelmente ela virá repleta de dúvidas. Afinal, quando uma pessoa faz uma aquisição online, não tem o mesmo contato de alguém que conversa com um especialista e tira as suas dúvidas ali naquele momento.
Como ajudar um interessado a fechar consórcio
Caso você se depare com um possível cliente que ofereceu seus dados pelo formulário do site, faça o possível para tirar suas dúvidas.
Se precisar, conte com a nossa seção “entenda o consórcio” ou acesse o blog da Embracon.
Nessa etapa de tirar dúvidas, é extremamente importante ser transparente. Muitas vezes elas acreditam que terão um prazo para contemplação, por exemplo. É seu dever deixar claro que nenhuma empresa de consórcio pode garantir a data em que um consorciado será contemplado - a não ser que faça a oferta de um lance, ou seja sorteado.
Tenha calma ao conversar com os clientes e esteja pronto para responder às suas perguntas. Explique a diferença entre os juros do financiamento e as taxas de administração da modalidade de consórcio com alguns comparativos.
Por exemplo, um carro pode custar quase o dobro de seu valor original pelo financiamento. Mas, com o consórcio, por não cobrar juros cliente pagará, um valor bem menor para ter o veículo em sua garagem ou aquela casa dos sonhos.
Quando não tiver mais dúvidas sobre o consórcio, o cliente provavelmente deverá realizar sua compra. Mas, caso ele tenha decidido não fazer mais o consórcio, tente entender os reais motivos. Muitas vezes ele pode ter interpretado de forma equivocada alguma informação.
Mesmo assim, é comum que algumas pessoas desistam de fazer a compra mesmo após ter preenchido o formulário pelo site. Ao identificar este caso, tome cuidado com a insistência, pois isso pode fazer com que ele tenha uma má impressão da Embracon, tente verificar o real motivo pela desistência da compra, e busque utilizar outros argumentos de vendas.
O que faz as pessoas se interessarem por consórcio
Certamente o contato telefônico é diferente de conversar pessoalmente com os possíveis clientes.
Quando se trata de uma modalidade que desperta muitas dúvidas nas pessoas, às vezes é preciso fisgá-las por alguns minutos, para que realmente entendam as vantagens de fechar um contrato um consórcio.
A melhor forma de fazer isso acontecer é propondo uma conversa. Antes de tudo, pergunte o que ela sabe sobre o assunto. Depois, tente se colocar no lugar dela realizando algum sonho por meio do consórcio: o que ela realmente deseja?
● Ter um carro novo ou seminovo na garagem?
● Investir no sonho da casa própria?
● Realizar algum tipo de serviço, como planejar os estudos, organizar uma viagem internacional, fazer um intercâmbio ou até mesmo começar a pagar o casamento?
Você sabe muito bem que o consórcio pode ajudar os consumidores em diversas etapas da vida. Tente entender o que eles realmente querem antes de falar sobre mensalidades e valores.
Como vender consórcio por telefone
Como já dissemos, a melhor forma de abordar o cliente pelo telefone é provendo informações precisas sobre o funcionamento do consórcio.
Confira bons argumentos para a venda de consórcio:
● Sem valor de entrada: não é preciso pagar entrada para investir em um bem de alto valor quando se trata de consórcio. Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas desconhecem essa informação.
● Não há cobrança de juros: afinal, quem gostaria de pagar por dois carros para ter um só? Explique a diferença da taxa de administração e demais fatores que contribuem para a parcela do consórcio. Quanto mais o cliente entender, mais propenso ele estará para investir pelo consórcio e, assim, ter confiança no que estamos ofertando.
● Possibilidade de ofertar o lance: por mais que as pessoas dividam o valor do bem em mais de 50 mensalidades, sempre haverá a possibilidade de ofertar um lance e, assim, ser contemplado mais rapidamente. Explique como funciona o lance, livre e fixo.
● FGTS para consórcio imobiliário: caso o cliente não tenha nenhum imóvel em seu nome, explique sobre a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance no consórcio imobiliário.
● Flexibilidade: diferentemente de outras modalidades de pagamento, no consórcio o indivíduo investe em uma carta de crédito equivalente ao bem que deseja comprar. Muitas vezes, as pessoas querem comprar um modelo de carro, por exemplo, e mudam de ideia na hora da contemplação. Explique sobre a possibilidade de completar com os próprios recursos, caso o modelo tenha um valor superior à carta, ou usar o valor remanescente para cobrir até 10% das despesas de carros e imóveis, caso o bem tenha valor inferior à carta.
Apesar do Consórcio ser um sistema simples, é preciso que cada vez mais os nossos especialistas estejam atentos às informações relativas ao consórcio.
Sua maior vantagem é fazer com que as pessoas realizem seus sonhos de forma consciente e planejada. Tire todas as suas dúvidas e ressalte as vantagens e a flexibilidade do consórcio na hora de comprar um novo carro, uma casa, uma moto ou adquirir um serviço.