Em um cenário cheio de incertezas, tanto na política quanto na economia, com juros nas alturas e famílias endividadas à procura de crédito barato, os consórcios acabaram ganhando força entre os que não conseguiram se planejar.
Os consumidores encontraram no setor uma opção mais barata para uma compra programada de bens e serviços, sobretudo, de produtos de valor elevado, como imóveis e veículos — para os quais a maioria da população brasileira não tem dinheiro para o pagamento à vista.
O ano de 2022 foi muito bom para a atividade, porém há cuidados necessários que precisam ser tomados para não cair nas armadilhas que existem.
O crescimento significativo da demanda por consórcios deve-se à imprevisibilidade da taxa de juros, prejudicando a aquisição de bens de valor pelo financiamento, fazendo do consórcio uma opção viável à longo prazo para a aquisição desses bens.
Os dados da Abac mostram ainda que o número de participantes ativos no consórcio obteve crescimento de 9% durante o ano, alcançando recorde de 9,12 milhões. Entre os principais segmentos da modalidade no período, estão os setores imobiliário e automobilístico.
Com participação de 56%, o consórcio de veículos obteve aumento de vendas em 15%, atingindo R$ 93,2 bilhões. Já o setor imobiliário, com 43,4% de movimentação, registrou avanço de 20,5%, totalizando R$ 83,3 bilhões.
Qual será a tendência do mercado de consórcios em 2023?
Você sabe quais serão as mudanças e tendências do mercado para 2023? Infelizmente o ano que se passou foi marcado por uma das maiores taxas de juros que podemos destacar neste século.
Mas, fora isso, o que mais podemos esperar do mercado de consórcios em 2023?
Cenário macroeconômico
A situação macroeconômica do Brasil deve melhorar muito neste ano, assim como já melhorou em 2022. Isso, aliado a outros fatores como avanços na educação financeira que afetarão o público tradicional, deve aumentar o crédito para a saúde.
Mudanças na área de tecnologia
Uma jornada de compra e experiência mais simples e menos burocrática. Isso aumenta a popularidade do produto através das estratégias de comunicação das administradoras, gerando assim mais interesse em adquirir os bens de alto custo, contribuindo assim para o aumento da demanda por consórcios no país.
Diminuição do INCC
O INCC 2021 é uma taxa muito alta. Atingiu cerca de 17% em julho. O que queremos dizer é que esse índice deve cair mais, o que significa que o consórcio de imóveis está mais atrativo.
Publicidade e propaganda
Os investimentos de algumas administradoras de consórcio em suas campanhas de marketing estão atingindo um público diferente do habitual, ou seja, o público jovem. Recentemente, vimos grandes investimentos de algumas administradoras, novas e antigas, para aparecer no horário nobre da televisão. No passado, isso não teria acontecido!
Mercado secundário de consórcio
Além disso, temos todas as mudanças na logística de negociação que foram e são impulsionadas por um mercado paralelo aos canais de vendas tradicionais: o mercado de consultores de investimentos. Entre eles são negociados os mais diversos tipos de investimentos, e muitos envolvem a tomada de crédito. Mas claro que, ao consultar um especialista em fazer o dinheiro trabalhar para o cliente, adquirir bens pagando juros não é a alternativa ideal. Assim, mais uma vez, o consórcio aparece como a melhor opção.
Por que o consórcio tem crescido tanto nos últimos anos?
Além de atingir o público tradicional, os investimentos em campanhas de mídia sobre o mercado de consórcio estão atraindo um novo público: o jovem. O perfil desses consumidores mudou muito nos últimos anos.
Eles sempre se preocuparam mais em planejar, economizar dinheiro, pensar no futuro, nas mudanças de vida e de planos, e os consórcios são muito indicados para essa decisão ao longo da vida.
Além disso, ele conta com jornada de compras mais facilitada, com os cenários macroeconômicos, aliados a outros fatores como avanços na educação financeira, maior divulgação de produtos por meio de estratégias de comunicação da administradora e interesse de mais pessoas em adquirir bens como imóveis e veículos, impulsionam o país e aumentam a demanda por consórcio.
Vantagens do consórcio
O consórcio oferece ao consumidor maior agilidade em todos os aspectos: ele tem o direito de escolher o valor da carta de crédito e o número de parcelas, sempre de acordo com o limite de cada mercadoria.
Com um consórcio, você pode planejar suas compras sem comprometer suas finanças. Com seu plano mensal, cabe a você decidir quanto pagará por mês. Por isso, o ideal é ter o controle das suas finanças para tomar melhores decisões na hora de simular o seu consórcio.
Se não tem pressa em adquirir o seu imóvel, pode pagar a sua parte sem esforço e definir o melhor momento para licitar conforme pretender. Você pode fazer uma oferta quantas vezes quiser antes de ser considerada. Assim, você pode antecipar sua cota e planejar suas compras.
Conclusão
O consórcio é seguro principalmente porque é gerido por uma empresa profissional autorizada pelo Banco Central. Ou seja, o consumidor tem amparo jurídico durante toda a contratação e execução do produto ou serviço. Além disso, não perde valor dessa forma, como alguns tipos de investimentos.
São muitas as vantagens que fazem um consórcio valorizar mais a cada ano, algumas delas você pode conferir neste artigo. Ao avaliar um consórcio como alternativa para comprar a casa própria, não faltam números promissores para ter uma base segura e concreta, não é mesmo?
Se você entende que pode explorar esse mercado em ascensão, oferecendo mais um produto aos seus clientes, fale com a nossa equipe e conheça todos os benefícios que oferecemos para os nossos parceiros.
Conheça nosso programa de parceria Embracon e junte-se a nós!