Levantamento da Webmotors entrevistou mais de 2 mil pessoas no País
Uma pesquisa desenvolvida pela Webmotors apontou que no mercado há grande intenção de compra de veículos no ano que vem. Dos 2,4 mil entrevistados pelo levantamento, 95% responderam que pretendem realizar a aquisição a partir de janeiro.
Os resultados foram apresentados na quarta-feira (15), durante o evento online Conexão Anfavea, que teve como tema o comportamento do consumidor em 2022. E o comportamento, segundo a pesquisa, gira em torno dos veículos seminovos – um movimento explicado pela baixa oferta de veículos novos no varejo.
Dentre o grupo de entrevistados que já possuem um veículo, o interesse está focado em modelos ano 2012 ou 2015. A busca por carrocerias do tipo SUV atrai mais os olhares dos consumidores desta parcela de entrevistados. Sedã e hatch aparecem na sequência como os mais desejados.
A forma de pagamento projetada por estes consumidores que já têm um veículo na garagem é o financiamento parcial do valor total, com a utilização do veículo atual como uma forma de entrada. A razão de troca mais apontada pelos entrevistados foi a periodicidade usual de compra/venda.
Já no grupo dos entrevistados que não possuem um veículo, 97% pretende comprar um automóvel usado em 2022, segundo a pesquisa. Neste grupo os modelos mais desejados são os do tipo hatch, com sedãs e SUVs na sequência.
A pesquisa aferiu também os dados de um grupo que não pretende comprar veículos em 2022, 5% do total entrevistado pela Webmotors. 53% das pessoas afirmaram que não vão comprar nenhum automóvel porque o preço dos veículos está muito alto. Aumento da taxa de juros e preço do combustível também assustam.
No lugar de comprar um veículo as pessoas deste grupo pretendem utilizar os recursos que têm para realizar investimentos, fazer uma viagem ou comprar um imóvel.
Caso houvesse uma redução de impostos como IPVA ou ICMS, 54% dos entrevistaram que, assim, cogitariam a compra de um veículo no ano que vem.
Fonte: Automotive Business