O filme “Fome de Poder” (2016) é uma verdadeira aula de empreendedorismo focado em Ray Kroc (interpretado pelo indicado ao Oscar Michael Keaton), um homem ambicioso que se tornou o fundador da franquia dos restaurantes McDonald’s.
A história se passa nos Estados Unidos na década de 50, época em que Kroc conhece os irmãos Mac e Dick McDonald e o sistema “speedee”: os cozinheiros são dispensáveis, já que cada funcionário tinha uma só tarefa, agilizando o processo de uma maneira praticamente idêntica às linhas de montagem do Fordismo.
Essa prática se uniu ao produto vendido por Kroc, um “multi-misturador para milk-shakes”. Ele passava o dia indo a restaurantes vender sua invenção, e essa é uma das primeiras lições que o filme dá para empreendedores. É fundamental acreditar no seu negócio, senão é impossível vendê-lo.
E o longa vai além ao mostrar que a essência de um produto de sucesso: uma ideia só é brilhante quando balanceia o que é tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado, juntamente com aquilo que a pessoa ama fazer.
O personagem interpretado por Keaton faz contraste com os irmãos McDonald, que representam um outro tipo de empreendedor: aquele que buscam apenas pagar as contas e ter sossego, balanceando trabalho com qualidade de vida.
Eles não viam sentido em morrer pela empresa, o que também é uma visão válida de ter. Tudo varia de acordo com o perfil e objetivos da pessoa, e um dos primeiros passos do empreendedor deve se perguntar é: o que ele deseja alcançar com o seu negócio.
Fonte: Edools