Hoje vamos ver quais são os principais critérios do consumidor ao escolher consórcio, segundo pesquisa.
Estudo realizado pela ABAC, por meio da Kantar Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP, mostrou que o valor da prestação foi o principal fator. “Parcelas que cabem no bolso” foi a opção mais respondida, tanto por consorciados, quanto por não consorciados. De 2020 para 2021, esse critério ganhou ainda mais importância.
O segundo aspecto relevante ao escolher consórcio foi o acesso à informação e a transparência quando solicitadas ou não na venda e no pós-venda.
O terceiro maior critério citado em 2021 foram as taxas: o percentual cobrado pelas empresas também ganhou mais peso para consorciados e não consorciados.
Em quarto lugar neste ano ficou a saúde financeira da empresa, de forma a ter mais segurança de que ela não irá falir.
Confira os percentuais de respostas dos critérios na imagem a seguir:
A pesquisa identificou ainda que 25% dos usuários entrevistados destacaram que o consórcio é um bom investimento; 24% salientaram a adequação do valor da mensalidade e consequente facilidade de pagamento; e 23% que consórcio se trata de parcelamento com taxas menores.
As pesquisas realizadas pela ABAC têm proporcionado às administradoras de consórcios maior conhecimento do mercado. Além disso, permitem a atualização de suas estratégias, especialmente relacionadas à oferta de planos e condições que atendam às demandas dos consumidores.
Mais sobre a pesquisa da ABAC
A pesquisa da ABAC contemplou dois estudos, um qualitativo e outro quantitativo. Este último, teve seus resultados comparados com pesquisa realizada em 2020, antes da pandemia do coronavírus. Isso possibilitou analisar o comportamento e a opinião do público durante o novo cenário.
Para essa, a Kantar entrevistou mais de 1 mil pessoas. Foram homens e mulheres, de 18 a 45 anos, e das classes sociais A, B e C. Desse total, 38% aderiram à modalidade durante a pandemia, e 62% não eram consorciados. Ainda, 43% eram da região Sudeste, 27% do Nordeste, 15% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte.
Fonte: ABAC