O Brasil não tem um histórico na produção de carros de luxo até 30 mil muito extenso.
Contudo, nos últimos anos, tivemos uma nova onda de fabricação de carros de luxo até 30 mil, agora vimos um novo gás nas operações de fábricas de marcas premium, entre elas Land Rover, Mercedes-Benz (segunda fábrica dedicada), BMW e Audi (novamente em conjunto com a VW).
Por mais que sejam as mais conhecidas, essas marcas não são as únicas a fabricar carros caros e, de certo ponto, luxuosos no Brasil. A escalada de preços dos carros novos tornaram alguns produtos literalmente tão caros quanto outros evidentemente de origem premium.
Por isso vamos apresentar os carros mais caros e considerados de luxo no Brasil, e de quebra te contamos como é possível ter o seu.
Confira 6 carros de luxo até 30 mil que você pode comprar
Hyundai Azera
Desejado no mercado de usados, o Hyundai Azera era comumente utilizado como referência de preço para novos lançamentos pelos comentaristas da internet. Não era incomum a frase “com esse preço dá para comprar um Azera usado” nas redes sociais a cada novo lançamento.
Por menos de R$ 30 mil, é possível levar o um Hyundai Azera com até dez anos de uso equipado com motor 3.3 V6 gasolina de 246 cv e 31 kgfm de torque. O visual está um pouco cansado e já sente o peso do tempo, mas ainda impõe como um sedã elegante e que aparenta custar pelo menos o dobro do que de fato vale no mercado.
Volkswagen Passat
Se a sua pegada é mais esportiva e menos careta que o Azera, o Volkswagen Passat pode ser uma boa alternativa como um carro barato que o fará parecer rico. Por menos de R$ 30 mil está disponível apenas modelos importados até 2009, sendo o mais recente de duas gerações atrás do modelo que recentemente deixou de ser vendido no Brasil.
O Passat dessa época é equipado com motor 2.0 TFSI quatro cilindros turbo de 200 cv e 28,4 kgfm de torque atrelado a um câmbio DSG de dupla embreagem com seis marchas. O conjunto é bastante semelhante ao usado por outros Volkswagen e Audi da época, o que facilita a reposição de peças.
Land Rover Freelander
Se estiver procurando um SUV com o refinamento dos modelos ingleses da Land Rover, o mais barato da turma será o Freelander. Os modelos 2006 são parte da reestilização da primeira geração, a qual ganhou interior mais sofisticado e visual remodelado. São carros raros de serem achados, de manutenção cara, mas robustos o suficiente até para o off-road pesado.
Nessa época, o Freelander era vendido somente com motor 2.5 V6 de 177 cv e 24,5 kgfm de torque atrelado a uma transmissão automática de cinco marchas. Na linha sucessora da Land Rover, o Freelander foi substituído pelo Discovery Sport, que hoje custa quase dez vezes mais que esse exemplar usado.
Mercedes-Benz Classe B
Se é fã de carros familiares baratos, mas não quer abrir mão do luxo, o Mercedes-Benz Classe B é uma boa alternativa. Por menos de R$ 30 mil, é possível encontrar modelos 2008 da versão B200 equipada com motor 2.0 turbo de 193 cv e 28,5 kgfm de torque – bons números para um carro familiar.
O Classe B também trazia versões B170 e B180, mais baratas que a B200 e, consequentemente, mais baratas. Mas elas são menos fáceis de serem encontradas, mas com a vantagem de terem ano/modelo menor que a versão turbinada.
Dodge Journey
Apesar de ainda raros na faixa abaixo dos R$ 30 mil, o Dodge Journey já está entrando na zona dos carros baratos. Os modelos 2010, primeiro ano em que foi importado para o Brasil, já custam abaixo dessa cifra nas versões de entrada SE e SXT.
Mesmo com o acabamento não muito bom dos primeiros Journey, o modelo carrega sete pessoas com relativo conforto e tem visual praticamente igual ao modelo 0 km vendido até o ano passado. O motor 2.7 V6 de 185 cv e 26,1 kgfm de torque é um ávido frequentador de postos de combustível.
BMW Série 3
O ditado popular diz que “não há nada mais caro que um BMW barato”, quase como um alerta aos não acostumados com os custos de reparação de um modelo de luxo. Afinal, se os Série 3 de 2004 hoje custam menos de R$ 30 mil, no passado já foram carros de mais de R$ 100 mil e seus custos de manutenção se mantém no patamar de outrora.
Modelo mais velho da lista, o 320i da época traz motor 2.2 seis cilindros em linha com 170 cv e 21,4 kgfm de torque ligado a uma transmissão automática de cinco marchas. É o único carro da lista com tração traseira e tem grande potencial de preparação para as pistas, além de diversas peças de reposição dentro e fora do Brasil.
Como comprar um carro de luxo com consórcio de automóveis
Em primeiro lugar, opte por uma administradora de consórcios confiável. É simples: você pode acessar o site do Banco Central e pesquisar a lista das empresas que têm autorização para atuar no ramo.
É fundamental fazer uma boa escolha para garantir que o dinheiro guardado para a aquisição do carro seja adequadamente administrado, e assim cada membro receba seu bem.
Pagamentos mensais de um consórcio de automóveis
Tudo começa a partir dos pagamentos mensais. O consorciado recebe a cobrança todos os meses, podendo ser pago na rede bancária ou em caixas eletrônicos.
Vale lembrar que as parcelas podem ser reajustadas, dependendo do aumento do valor de venda do veículo pretendido. Isso ocorre para garantir o objetivo do consórcio: a compra do bem.
Finalmente, vale ressaltar que todas as parcelas devem ser pagas, mesmo depois da contemplação, e que não há juros incidindo sobre os valores, você paga apenas pela taxa de administração para manter os custos da empresa responsável pela gestão do consórcio.
Certifique-se de que as prestações são adequadas
Antes mesmo de fazer pesquisas sobre condições e empresas administradoras, faça planejamento financeiro. Não se esqueça: o consórcio tem que se adequar ao planejamento e não o contrário.
Logo, veja se as administradoras pesquisadas contam com produtos que realmente caibam no seu orçamento e simule os ajustes para ter tranquilidade ao quitar as prestações.
Tem interesse em algum dos carros de luxo disponíveis no Brasil? Faça sua simulação de consórcio agora mesmo no site da Embracon!