5 erros que você deve evitar para conseguir economizar dinheiro

5 erros que você deve evitar para conseguir economizar dinheiro

Economizar dinheiro é uma das tarefas mais difíceis que existe. Frequentemente escutamos pessoas falando sobre o assunto, explicando sua importância, mas sabemos como é complicado colocar essas propostas em prática, não é mesmo? O grande problema — ou solução — é que precisamos economizar se quisermos alcançar nossos objetivos. Se isso é tão importante e benéfico, por que não conseguimos fazer? A resposta é simples: porque cometemos alguns erros que estragam com nossos planos. Neste texto, falaremos sobre cinco desses erros. Confira!

1. Não estabelecer metas

O primeiro grande erro que cometemos é que não estabelecemos metas. Pouquíssimas pessoas conseguem economizar por economizar. Normalmente precisamos de algo que nos motive, algum objetivo a ser alcançado.Essa meta é o que nos manterá na linha e fará com que pensemos duas vezes antes de gastar sem necessidade. Qual é seu objetivo para esse dinheiro? Fazer uma pós-graduação? Comprar um carro? Viajar? O primeiro passo para economizar é responder a essa pergunta.

2. Não ter uma reserva de emergência

Antes de começar a poupar para adquirir bens ou serviços, você precisa se preocupar com sua saúde financeira e com a sua segurança. Algumas pessoas esquecem disso e acabam enfrentando grandes problemas ao serem demitidas, falirem, se aposentarem ou passarem por qualquer outra eventualidade.Então, a primeira coisa a ser feita é criar uma reserva de emergência. Ela serve para proteger você caso algo assim aconteça.

3. Não definir um orçamento mensal

Outro erro muito comum é tentar poupar apenas o que sobra no fim do mês. Para economizar dinheiro, precisamos de disciplina, planejamento e foco. Dessa forma, é necessário definir um valor que será guardado todos os meses, sem exceção. Para que isso dê certo, considere que ele é uma conta a ser paga. Assim que receber seu salário, já separe a quantia que será guardada.

4. Não investir seu dinheiro

Guardar o dinheiro debaixo do colchão ou na conta poupança não é a melhor estratégia. Quando temos fácil acesso às nossas economias, podemos recorrer a elas por qualquer problema, não é mesmo?Para evitar esse tipo de coisa, investir é uma excelente possibilidade. Existem várias opções interessantes no mercado financeiro. Além disso,o consórcio, que também é conhecido como “poupança compulsória”, é uma excelente opção para quem precisa de uma ajuda extra para economizar.

5. Exagerar nos cortes

Na psicologia existe um conceito muito interessante chamado “privação”. Segundo ele, quando cortamos totalmente algo que nos dá prazer (como comer, gastar, jogar etc.) entramos em abstinência. Nesse estado, ficamos muito sensíveis e o risco de descontrole aumenta significantemente.Sendo assim, exagerar nos cortes é uma das piores estratégias que você pode seguir. Em vez disso, reduza gradativamente seus gastos. Você pode usar o seu dinheiro para o lazer, mas de maneira moderada. Ninguém consegue viver só para economizar, também precisamos de um momento para relaxar.Tem, ainda, mais uma coisa importante que podemos falar para você: economizar dinheiro é um hábito. Ele começa aos poucos, mas deve ser nutrido diariamente. Se tiver disciplina, depois de alguns meses, poupar vai ser um processo natural para você.É importante ressaltar que não adianta tentar economizar dinheiro sem se organizar! Se você não sabe como fazer isso, veja agora mesmo 7 dicas para começar a sua organização financeira!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.