Acabei de arrumar emprego, é uma boa contratar consórcio?

Acabei de arrumar emprego, é uma boa contratar consórcio?

Você conseguiu um emprego e está buscando investir no futuro, mas ainda tem dúvidas se é uma boa contratar um consórcio? Então não se preocupe, vamos te explicar porque esse tipo de crédito é tão benéfico. O consórcio é certamente uma boa opção em relação a outras opções de parcelamento.

Essa é uma ótima forma de conseguir itens mais caros como veículos e imóveis de forma fácil, com um valor que condiz com a sua realidade. Ou seja, você investe no seu futuro, aumentando o patrimônio sem afetar o seu orçamento mensal.

Gostaria de saber mais sobre como contratar consórcio e entender o que o torna um ótimo investimento? Então fique ligado e saiba mais! Aproveite e boa leitura!

Saiba com mais detalhes sobre o assunto ante de contratar consórcio

De forma resumida, o consórcio envolve um grupo de pessoas que têm um interesse comum na obtenção de bens ou serviços, como propriedades, procedimentos de higiene ou carros. O grupo é administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central, conhecida como administradora do consórcio, que será responsável pela gestão das operações do grupo.

Os participantes pagam parcelas mensais e formam uma espécie de fundo mútuo que permite que um ou mais membros sejam cobertos e recebam uma carta de crédito para comprar o bem. A contemplação pode acontecer de duas maneiras: sorteio ou um lance​​.

O sorteio contempla os participantes de forma aleatória, ou seja, todos concorrem em igualdade de condições. Já o lance é uma forma de antecipar a contemplação. O consorciado oferece um valor que corresponde a antecipação de parcelas do consórcio. Vale lembrar que só é preciso pagar o lance caso ele seja o vencedor.

Quando compensa contratar consórcio?

O consórcio é conhecido por ser mais econômico: não possui taxas de juros.

Dessa forma, o contratante paga o valor da parcela juntamente com a taxa de administração e o fundo de reserva. No entanto, apesar desses benefícios do contrato, há dúvidas se realmente vale a pena optar por esse negócio. Nesse caso, o ideal é entender as principais circunstâncias antes de contratar um consórcio e o porquê. Confira abaixo!

Não quer pagar os juros abusivos aplicados em financiamentos

Os financiamentos são conhecidos pelas altas taxas envolvidas: além dos juros praticados, o banco pode incluir outras tarifas que encarecem a compra. Assim, se você procura um custo efetivo total (CET) mais baixo, o consórcio pode ser a solução ideal.

Além do valor das parcelas, você só precisará arcar com a taxa fixada pela administradora e os reajustes feitos conforme índice indicado no contrato, que garantem a manutenção do poder de compra da carta de crédito. Isso tudo garante um CET mais baixo, beneficiando aos consorciados com um investimento total menor e com melhor custo-benefício.

Consegue aguardar para comprar o bem ou serviço

É normal começar a planejar grandes aquisições com antecedência: compra de imóvel, troca de carro, realização de eventos como casamentos e formaturas, viagens e muito mais. Todos estão disponíveis através de um consórcio, mas não se apresse em uma aquisição.

Tenha em mente que é necessário aguardar a contemplação, que depende de sorteio. Mesmo nos casos em que o consorciado oferta lances para antecipar o recebimento da carta de crédito, não há certeza em relação à data em que será contemplado. Por isso, essa modalidade é mais indicada para quem possui prazos flexíveis para a aquisição.

Não consegue ter disciplina para economizar

Na teoria, economizar é bem simples: você avalia o orçamento, verifica os valores que podem ser guardados mensalmente e não gasta com compras. Porém, a prática é bem diferente e muitas se deparam com dificuldades de não utilizar o dinheiro que sobra depois de quitar todas as obrigações.

Se isso acontece com você, contratar consórcio é uma boa alternativa para ajudar na conquista dos seus objetivos. Como você assume o compromisso de pagar as parcelas mensais, sendo penalizado pelos atrasos, o valor que sobraria no mês deixa de estar disponível. Dessa maneira, o consórcio faz com que você se obrigue a ter mais disciplina.

Prefere ter poder de compra para negociar à vista

A carta de crédito é uma forma de pagamento à vista, pois o vendedor receberá o valor pago em parcelas da administradora. Assim, você pode garantir melhores condições nas suas negociações de compra.

Você se encaixa em algum desses pontos? Então sim, o consórcio é sim para você, independente da sua situação. O consórcio é perfeito para quem quer investir no futuro.

Acesse nosso site e faça sua simulação!