O Rio de Janeiro é uma das cidades mais populosas do Brasil. Localizada no litoral Sudeste, é um dos principais destinos para quem gosta de curtir uma boa praia, conhecer a vida boêmia e visitar uma série de atrações, do Cristo Redentor ao Pão de Açúcar.
Além disso, o Rio de Janeiro é um dos maiores polos econômicos do país, reunindo algumas das empresas mais importantes e com diversas oportunidades para quem deseja morar na capital.
Após a pandemia de Covid-19, muitas pessoas têm repensado a relação com as cidades, optando por morar em locais em que realmente gostaria de passar um tempo de qualidade após as horas dedicadas ao trabalho. O Rio oferece isso e muito mais e, para que você tenha parâmetro de localidade, vamos apresentar os bairros mais requisitados para se morar na Cidade Maravilhosa.
Principais bairros do Rio
A seguir, vamos apresentar os principais bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Leblon
Conhecido por ser um dos bairros mais queridos do Rio, o Leblon já foi tema de muitas novelas e filmes nacionais. Isso por conta de sua localidade privilegiada, em meio a uma grande quantidade de restaurantes refinados, muitas opções de lazer e, claro, uma das mais belas praias da cidade.
Leblon também possui algumas opções de shopping e diversas lojas de rua sofisticadas, sendo um dos bairros favoritos para passeio - para quem tem para gastar, é claro!
Por conta de tudo isso, o Leblon é o bairro com o metro quadrado mais caro da cidade. Ainda assim, é possível encontrar boas opções de apartamento. Quem quiser os melhores preços, porém, precisa caçar os que estão um pouquinho mais distantes da orla.
Ipanema
Localizado praticamente ao lado do Leblon, o bairro de Ipanema pode ser visto como extensão desse local. Trata-se de um lugar mais movimentado, principalmente quando se aproxima da orla. Porém, também tem suas opções de lazer, gastronomia e atividades culturais, servindo de opção para quem deseja desfrutar o que a cidade do Rio de Janeiro possui de melhor.
Em Ipanema, tem-se fácil acesso para a Praia do Arpoador, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro Dois Irmãos, que ajudam a embelezar ainda mais uma das mais belas paisagens da cidade.
Barra da Tijuca
A famosa Praia da Barra é uma das favoritas dos cariocas. Cercada de uma natureza bem preservada, com diversas opções de lazer ao ar livre e uma boa concentração de shoppings luxuosos, a Barra da Tijuca costuma atrair surfistas e atletas de todos os tipos, que gostam de curtir os ventos de sua orla.
Aliás, a Barra é o local mais desejado para abrigar grandes eventos, tanto que recebeu as Olimpíadas de 2016 e as últimas edições do badalado Rock in Rio, principal festival de música da cidade.
Santa Teresa
Muitos turistas gostam de visitar a cidade do Rio de Janeiro para passear em alguns de seus bairros mais boêmios, como a Santa Teresa, que fica bem próximo à Lapa.
Suas históricas fachadas e o clássico bondinho dão um charme a mais para este bairro, que possui casas com arquiteturas antigas e muitos morros (que podem pegar alguns pedestres desavisados, diga-se de passagem).
Destino obrigatório para quem visita a cidade, Santa Teresa também possui opções de moradia - perfeito para quem quer estar próximo aos desfiles de Carnaval e desfrutar uma vida noturna mais agitada.
Urca
Também localizado na zona sul, a região mais cobiçada do Rio de Janeiro, o bairro da Urca é um dos mais tranquilos da cidade. Quem procura por paz pode contar com a segurança de um bairro respaldado por militares do exército - sem falar que está próximo de um dos principais pontos turísticos da cidade: o bondinho do Pão de Açúcar.
Recreio dos Bandeirantes
Próximo à Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes também possui uma praia que atrai diversos fãs. Sua diferença, porém, está no fato de ter mais locais residenciais: quem procura por casas em condomínios fechados, por exemplo, terá muitas opções à disposição.
Invista no seu próximo imóvel com o consórcio
Ficou interessado em morar em um desses bairros do Rio de Janeiro?
O consórcio é a melhor forma de fazer um investimento desse tipo a longo prazo.
Para isso, basta escolher o valor que gostaria de ter à disposição para a compra do seu imóvel e fazer uma simulação de consórcio em uma administradora de sua confiança.
É importante que a administradora tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para o seu funcionamento - como a Embracon, por exemplo, que possui mais de 30 anos de história.
Após selecionar o consórcio de imóveis, basta escolher o valor da carta de crédito e a quantidade de mensalidades que deseja pagar.
É possível simular quantas vezes quiser o seu consórcio. O importante é identificar o valor de mensalidade que esteja mais adequado à sua realidade financeira. Por isso mesmo, as administradoras não permitem que este valor ultrapasse 30% dos seus rendimentos mensais.
Depois disso, um consultor de consórcio explica todos os detalhes do contrato. Como consorciado, você deve pagar mensalmente as suas parcelas e participar das assembleias, que ocorrem mensalmente, com o objetivo de definir os contemplados.
Você pode ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance. No caso específico de consórcio de imóveis, pode utilizar os recursos do FGTS para dar o seu lance.
Ao ser contemplado, você tem poder de compra à vista e pode comprar o imóvel que desejar em um dos melhores bairros do Rio de Janeiro - ou em qualquer outra cidade, se desejar.
Faça uma simulação de consórcio de imóveis e realize o sonho de ter a casa própria no lugar em que mais ama.