Se você alguma vez ouviu falar de um consórcio, provavelmente já viu algo relacionado a administradora de consórcio. Essas empresas são muito importantes para o avanço do consórcio, pois serão responsáveis por toda a parte operacional para que seus sonhos e planos sejam realizados o mais rápido possível.
Portanto, é sempre bom saber o que é uma administradora de consórcio, seu papel na liga e entender melhor os processos pelos quais ela é responsável. Por isso, para ajudar você que deseja formar um consórcio, preparamos este artigo para explicar mais sobre o papel desta empresa e como escolher a melhor administradora para o seu crédito.
Continue a leitura!
Administradora de consórcio: o que é?
A administradora de consórcio é uma pessoa jurídica que possui todos os direitos e obrigações legais inerentes a um negócio e apoia a formação e gestão de todos os grupos consorciados, seus processos e os interesses dos consorciados.
Como funciona a fiscalização e a regularização de uma administradora de consórcio?
Para ser uma administradora de consórcio, uma empresa precisa, em primeiro lugar, estar registrada e autorizada pelo Banco Central do Brasil para exercer suas funções.
Ele é o órgão responsável pela regulamentação do setor, como a normatização, supervisão e fiscalização, com o objetivo de garantir que todos os processos sejam feitos com eficiência e segurança.
Por isso, a administradora de consórcio deve enviar periodicamente ao BC todas as informações referentes às movimentações financeiras e demais operações realizadas pelo consórcio.
Para saber se sua administradora está devidamente regulamentada, verifique a lista de empresas de consórcio reguladas. Se deseja conhecer as informações consolidadas que ela envia mensalmente, consulte este banco de dados.
Quais são as obrigações de uma administradora de consórcio?
Para que você tenha todas as garantias de que receberá o bem pelo qual está pagando, é fundamental que o consórcio funcione corretamente. Por isso, a administradora de consórcio precisa ser idônea e cumprir com todas as obrigações que estão sob sua responsabilidade.
De forma geral, algumas de suas funções são:
Calcular o tempo de duração do grupo e número de cotistas.
Fazer a análise de viabilidade econômica do serviço.
Formar grupos de acordo com características específicas, valor e tipo de bem ou serviço.
Cuidar de toda a contabilidade do grupo, como recebimentos, inadimplências, cobranças, etc.
Definir valores dos créditos, os critérios e parâmetros para atualização.
Organizar assembleias, lances e sorteios.
Entregar as cartas de créditos e fornecer todas as orientações sobre o uso da mesma.
Como escolher uma boa administradora de administradora
Pesquise sobre ela na internet
A Internet é uma forma muito intuitiva e acessível de obter informações sobre a administradora de consórcio que deseja. Uma rápida busca pelo nome dá acesso a depoimentos, opiniões de outros clientes e até dados do próprio site da agência de crédito.
O Reclame Aqui é um dos sites mais conhecidos e seguros do Brasil com informações sobre empresas consorciadas. Nesta plataforma, você pode descobrir reputação, obter referências de outros afiliados e obter o número de reclamações e outros tipos de dados.
Além disso, procure uma rede de contatos que já tenha um programa de consorciado com a empresa. Converse com esses clientes para obter informações sobre serviços, programas e quaisquer outras perguntas que considere importantes.
Procure o registro no Banco Central
Como falamos, a melhor forma de saber sobre a reputação e a situação legal de uma administradora de consórcio é verificando seu registro no Banco Central. Esse órgão deve autorizar o exercício da comercialização de planos de consórcio e ele fiscaliza constantemente todas as transações e documentação da administradora.
Você pode fazer essa pesquisa no site do BACEN, verificando a lista de instituições que estão autorizadas a comercializar esse tipo de crédito. Essa é uma maneira bem prática e simples de conseguir saber se aquela administradora que te fez uma boa oferta é confiável ou não.
Compare as porcentagens das taxas
Algumas taxas aplicadas entre as administradoras de consórcio podem variar muito. Então, além de buscar uma empresa confiável, você precisa saber qual a melhor taxa que cabe no seu bolso.
Uma boa maneira de saber sobre isso é pesquisando muito, em diversos sites. Por exemplo, uma das instituições que mais contempla os consorciados antes do prazo final é a Embracon.
Informe-se sobre as contemplações
Mesmo que haja diferenças entre uma administradora de consórcio e outra, as formas de contemplação são padronizadas de acordo com as normas e regulamentos do setor. Portanto, fique atento a divergências quanto a isso. Normalmente, elas podem acontecer:
Ao fim do pagamento das prestações;
Através de sorteios ao longo do contrato.
Através de lance de maior valor, antes do fim do contrato.
Faça uma simulação de consórcio
A simulação de consórcio é uma das melhores formas para escolher a melhor oferta para o seu bolso. Nela, é possível identificar opções acessíveis de planos de consórcio com administradoras confiáveis e ter acesso às porcentagem de taxas.
Sem compromisso, o simulador é muito intuitivo e com certeza te ajudará a escolher o melhor consórcio. Faça a sua simulação de consórcio com a Embracon agora mesmo e escolha a oferta ideal para o seus planos!