Entrar em um consórcio não significa apenas esperar a sorte para fazer um bom negócio. Aqueles que não podem ou não querem esperar podem sempre oferecer um lance para prever suas reflexões e comprar o que quiserem com antecedência. Porém, para não se confundir, é preciso entender quais são os tipos de lance de consórcio.
Um consórcio é essencialmente uma compra coletiva em que vários interessados se unem para adquirir um bem, como um carro ou um imóvel. Todos os participantes pagam parcelas mensais e a cada mês um ou mais participantes recebem uma carta de crédito por meio de sorteio ou lance.
Para quem tem um plano sólido e quer investir seu dinheiro com sabedoria, um consórcio é a melhor forma de adquirir ativos de alto valor. Afinal, esse método permite que você determine o valor do crédito que deseja com base nas suas possibilidades financeiras, além de parcelas e prazos.
Como o sorteio funciona?
O contemplação de consórcio ocorre por meio de sorteio, que determina aleatoriamente quem receberá o prêmio, ou seja, todos os participantes concorrem em igualdade de condições, desde que suas parcelas estejam em dia.
Mas quais os motivos para dar um lance?
Como já mencionado há duas formas de ser contemplado em um consórcio. A primeira e mais corriqueira é sendo sorteada, a segunda é por meio dos lances.
Esse é justamente o principal motivo para fazer um lance em um consórcio. O lance, caso tenha sucesso, equivale a ser sorteado. Isso quer dizer que se você der um lance e ele for aceito, você receberá sua carta de crédito.
Então, como já conhecemos suas vantagens, vamos entender agora os diferentes tipos de lance possíveis. Vale lembrar que os contratos sempre trazem o detalhamento dos tipos de lances possíveis e também a forma como eles são feitos.
Outro ponto é que cada contrato tem especificações sobre a realização de lances, é muito importante consultar todas essas informações.
Tipos de lance
Lance livre
Esse é o modelo de lance mais conhecido, no qual o consorciado oferece qualquer valor. O objetivo é antecipar uma quantidade X de parcelas. Por exemplo: com a sua carta de crédito de R$ 300 mil, você oferece 10%, correspondentes a R$ 30 mil.
Se essa for a maior oferta, você ganha o direito a receber sua carta de crédito. Em caso de empate, os participantes que ofertaram o valor mais alto passam por um sorteio, que vai definir o vencedor.
Lance fixo
Nessa modalidade, é a administradora do consórcio que define quantas parcelas devem ser antecipadas. Por exemplo: todos os consorciados que ofertam 30% de lance fazem parte de um sorteio exclusivo.
O que analisar na hora de realizar um lance no consórcio?
Normalmente, um lance de consórcio é definido por regras específicas da administradora, mas o processo funciona com um objetivo semelhante: dar aos acionistas a oportunidade de realizar seus sonhos mais rapidamente.
Independentemente dos tipos de lance de consórcio que sua administradora oferece, você deve prestar atenção ao momento do lance, pois quanto mais pessoas darem lances, menores serão suas chances de ser contemplado. Tenha isso em mente ao definir as expectativas.
Para aproveitar a melhor oportunidade, aqui vai uma dica: é bom evitar dar lances nos últimos meses do ano, porque muitas pessoas recebem o 13º salário, por isso, têm mais poder de compra e dinheiro disponível para esse processo. Além disso, muitos também optam por vender as férias nesse momento, conseguindo uma renda extra.
O ideal é dar o lance no começo do ano, especialmente em fevereiro, pois os valores extras recebidos já foram gastos e as despesas de início de ano começaram, como matrícula na escola, pagamento de IPTU e IPVA, material escolar, entre outros. Assim, você evita competir com muitos lances e consegue ter mais chances de receber a sua carta de crédito.