Definição do grupo de consórcio

5 de jan. de 20232 minutos de leitura
Definição do grupo de consórcio

O grupo de consórcio é uma parte importante dessa forma de aquisição coletiva planejada. Permite combinar, organizar a arrecadação e gestão dos recursos financeiros de várias pessoas interessadas na obtenção de um determinado bem ou serviço.

Ainda assim, e ainda assim importante, a dinâmica dos grupos consorciados levanta algumas questões, desde questões envolvendo sua composição até regras finais. Então, para te ajudar nessas dúvidas, listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

O que é grupo de consórcio?

Se você tem interesse em consórcios, com certeza já ouviu falar em “grupo de consórcio”. Mas você sabe do que se trata? Não? Tudo bem, a gente explica.

Para quem vai começar o investimento, é bem importante entender o conceito. Um grupo de consórcio trata-se de um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que visam a conquista de um bem.

Quando você inicia o consórcio, o valor da sua parcela se dá de acordo com o bem final que você deseja adquirir. No grupo de consórcio serão reunidas pessoas com este interesse em comum. Elas, então, formam um grupo e devem depositar mês a mês o valor referente à parcela escolhida em um fundo comum.

Todos os consorciados de um grupo são contemplados, é claro. Porém, a ordem da contemplação – quando antecipada – ocorrerá por meio do sorteio ou lances durante as assembleias.

Como ele funciona?

Para que um grupo de consórcio seja formado, a administradora precisa definir uma série de parâmetros, como qual será o número de consorciados e o prazo de duração. Essa informação indica tanto o prazo de pagamento do crédito contratado como o período para a utilização após a contemplação. Outro ponto importante envolve a definição do bem de referência.

Todos os dados sobre a constituição e a dinâmica do grupo devem constar em contrato. De qualquer modo, o grupo é constituído formalmente apenas na data da primeira assembleia geral dos consorciados.

Enquanto a primeira assembleia não for realizada, dizemos que o grupo de consórcio ainda está em formação. Ou seja, a administradora está reunindo os interessados em participar da sua composição, até que estabeleça o número mínimo para tornar viável sua continuidade.

A partir do momento que a primeira assembleia é realizada, e são definidos pontos essenciais para a continuidade do grupo, passamos a dizer que aquele é um grupo em andamento.

Como entro para um grupo de consórcio?

É muito simples, para entrar em um grupo de consórcio, você precisa fechar um contrato com uma administradora de consórcio.

É essencial procurar por uma administradora de confiança para não ter problemas ao longo de todo o consórcio. Por isso, antes de fechar negócio, procure pela reputação da empresa, confira se ela tem qualidade reconhecida pelo mercado e se atua conforme a legislação do setor.

Com tudo isso em mente, você poderá fazer parte de um consórcio de forma mais tranquila, aproveitando tudo o que esse tipo de compra tem a oferecer sem problemas.

Faça parte de um grupo de consórcio com a Embracon!