É possível comprar um carro sem bagunçar as finanças?

2 de dez. de 20224 minutos de leitura
É possível comprar um carro sem bagunçar as finanças?

A compra de um carro é um sonho que muitas pessoas ainda buscam realizar. Tanto que, uma vez que se tem um carro, dificilmente o consumidor decide ‘voltar atrás’ para andar somente de transporte público - a não ser, claro, que tenha um outro objetivo em mente.

Atualmente, centenas de modelos existem para satisfazer tudo quanto é tipo de gosto pessoal: existem opções para quem quer impressionar por onde passa, modelos que são mais econômicos, modelos para transportar uma grande quantidade de itens e até modelos para enfrentar as estradas mais esburacadas Brasil adentro.

Porém, é preciso ressaltar que, mais do que nunca, a compra de um automóvel precisa ser planejada.

A seguir, vamos trazer algumas dicas para que você possa comprar o seu carro sem bagunçar suas finanças.

Escolha um modelo que atenda suas necessidades

Existem carros para diferentes tipos de necessidade. Quem deseja ter um carro para passeio, por exemplo, vai priorizar o luxo. Mas, se a ideia é conseguir uma renda extra como motorista de aplicativo, o consumo vai falar mais alto.

Famílias muito grandes certamente vão aproveitar mais modelos como SUV e sedãs médios, que proporcionam mais conforto no passeio. Mas, se a ideia é viajar bastante pela cidade ou até mesmo a trabalho, um modelo hatch pode cumprir muito bem essa função.

Quem deseja transportar qualquer tipo de material pode contar com os diferentes modelos de picape ou até mesmo caminhonetes maiores.

O importante é que você consiga identificar o que realmente atende ao que você precisa para, então, pesquisar os modelos disponíveis mais a fundo.

Pesquise o preço na tabela Fipe

Após escolher o modelo que deseja, é importante fazer uma pesquisa do valor médio na tabela Fipe. Dessa forma, você consegue verificar se ele está dentro do seu orçamento.

Claro que, no consórcio, você pode parcelar o seu bem em múltiplas parcelas, sem ter que pagar juros. Porém, é importante determinar um teto, para não gastar mais do que deveria.

Vale lembrar que, quando se investe em um carro de valor mais elevado, seus custos também ficam mais altos: o valor de IPVA e seguro fica mais caro, sem falar na manutenção, que pode acontecer periodicamente - principalmente no caso de carros seminovos, que já foram utilizados por outras pessoas.

A tabela Fipe permite entender o valor do modelo e ano de fabricação. Essa consulta dá uma boa base para que você pesquise o valor do veículo que deseja no mercado.

Pesquise bastante sobre o carro

Além da tabela Fipe, é importante pesquisar outras coisas sobre o carro, como potência, consumo, custo médio de manutenção, entre outros fatores mais específicos.

Você pode pesquisar publicações especializadas no assunto (que realizam comparativos, por exemplo) ou até mesmo vídeos no YouTube. As montadoras também disponibilizam informações básicas sobre o modelo, que podem servir de parâmetro para a sua escolha.

Veja o que é mais importante para a sua compra. Você pode até mesmo criar uma planilha comparando os modelos que considera, para que tenha uma visão de qual mais se adequa à sua realidade.

Leve um mecânico na hora de comprar

Na hora de comprar um carro, é importante ter ao seu lado alguém que conheça sobre o assunto - principalmente na aquisição de um seminovo.

Muitos detalhes podem passar despercebidos no momento da compra: motor, parte estética, pintura, conforto interno, entre outros. Com a ajuda de um especialista, as chances de acertar na compra aumentam.

Faça um consórcio para comprar um carro

O consórcio funciona como uma espécie de autofinanciamento: é você que determina o valor do bem e a quantidade de mensalidades que deseja pagar (de acordo com as possibilidades disponíveis pela administradora).

Após selecionar a administradora, o próximo passo é fazer uma simulação de consórcio. Para isso, basta ter em mente o valor que precisa para a compra do seu carro. Selecione o consórcio de veículos e insira o total de carta de crédito, que corresponde ao valor total do bem. Depois disso, você pode escolher a quantidade de mensalidades que deseja pagar.

Você pode ser contemplado de duas formas: com os sorteios, que acontecem mensalmente nas assembleias em que todos têm as mesmas chances de contemplação (que pode acontecer nos primeiros ou até mesmo nos últimos meses de pagamento da sua cota); ou com a oferta de lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode oferecer com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

Com a carta de crédito, você pode comprar um carro zero km ou seminovo com até cinco anos de utilização. Se o valor da carta de crédito for maior que o bem, é possível utilizar até 10% da carta para despesas burocráticas, como idas ao cartório. E, se o valor da carta for insuficiente, sem problemas: você pode negociar diretamente com o proprietário como pagará o valor restante.

Vantagens de um consórcio de automóveis

Veja a seguir as principais vantagens de optar por um consórcio:

  • Não precisa dar entrada: ou seja, você pode iniciar o seu consórcio quando quiser e se comprometer apenas com as parcelas, que vencem a cada mês;

  • Consórcio não tem juros: diferentemente do financiamento, a parcela do consórcio não tem juros. Você só precisa pagar a taxa de administração e o fundo de reserva. É por isso que, a prazo, compensa bem mais fazer um consórcio.

  • Poder de escolha: como você está investindo em uma carta de crédito para a compra do seu carro, tem tempo o suficiente para fazer uma boa escolha, que vá atender às suas necessidades.

  • Economia na compra: uma das maiores vantagens do consórcio é o poder de compra à vista da carta de crédito. Muitas concessionárias ou até proprietários se sentem mais à vontade para dar um desconto nessas condições, portanto, aproveite para ter uma boa experiência de compra.

Como deu para perceber, o consórcio é a melhor forma de manter suas finanças organizadas durante a compra. Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de automóveis e invista desde já em seu próximo modelo, seja um seminovo ou um zero km.