Adquirir um consórcio de imóvel comercial é uma forma de investimento flexível e inteligente. Mas que muitos ainda desconhecem. As modalidades de financiamento para a compra das propriedades que mais atraem o investidor não contemplam esse tipo de aquisição, além de serem comparativamente mais caras.
Por isso, se você tem buscado um investimento sólido, que traga estabilidade para a sua vida financeira, o consórcio precisa ser levado em consideração.
Agora que já sabemos que é possível sim investir para adquirir um consórcio imóvel comercial, entenda como esse processo funciona. E quais são os prós e contras do investimento! Boa leitura!
Como funciona o consórcio de imóvel comercial?
O consórcio diz respeito a uma modalidade de economia muito vantajosa para aqueles que buscam investir com inteligência. Afinal, ele oferece condições mais atrativas e mais simples que o financiamento bancário.
O processo ocorre da seguinte maneira: um grupo de pessoas interessadas em investir em um imóvel comercial vai adquirir cotas de um consórcio. Em seguida, fará a contribuição mensal com o valor contratado.
O fundo formado por tais pagamentos vai subsidiar a contemplação a, no mínimo, um integrante por mês, até o encerramento do grupo. Os sorteios acontecem durante as assembleias.
Sem contar que os que pretendem adiantar a contemplação conseguem aumentar as suas chances oferecendo lances. Uma empresa de consórcio, autorizada pelo Banco Central, gerencia todo o processo. A administradora é responsável, portanto, pela formação, administração e organização do grupo até o seu encerramento.
Então, ao ser contemplado, o consorciado terá o valor do crédito. E poderá escolher o imóvel comercial de sua preferência, observada a necessidade de constituição de garantia.
Lembrando que o pagamento, para quem está vendendo, equivale a uma venda à vista. Dessa forma, é conferido ao comprador um poder de negociação para adquirir vantagens adicionais e descontos.
É importante deixar claro que, após contemplado, o membro do grupo deve continuar pagando as parcelas, para que os demais integrantes também tenham acesso a um imóvel.
Quais os prós e contras do consórcio de imóvel comercial?
O consórcio não sofre a incidência de taxas de juros cobradas pelos bancos. Afinal, o investidor vai adquirir um imóvel comercial com o seu próprio dinheiro, da mesma forma acontece com os demais membros do grupo. Nesse serviço, são cobradas apenas algumas taxas:
- Taxa de administração: uma taxa que o integrante paga à empresa de consórcios em função dos serviços que ela presta;
- Fundo comum: um valor que todo participante paga para formar um fundo que é destinado à aquisição de um bem. Lembrando que a contribuição mensal dessa taxa é obtida mediante um percentual sobre o valor do crédito contratado;
- Seguro: quando ele é contratado, trata-se de um valor para garantir o pagamento das mensalidades em caso de eventos cobertos pela apólice;
- Fundo de reserva: destinado à proteção do funcionamento do grupo. Um fundo usado para cobrir eventuais inadimplências e possíveis despesas relacionadas aos grupos.
Ainda assim, todos esses valores juntos não ultrapassam os custos de um financiamento imobiliário. Além disso, o valor investido no consórcio tende a ser extremamente inferior àquele que seria pago ao banco em um financiamento.
Quando serei contemplado?
Um dos pontos polêmicos quanto à participação no consórcio diz respeito ao prazo antes de ter as chaves do imóvel comercial em mãos.
Por isso, antes de assinar um contrato com uma administradora, é imprescindível ter em mente que a contemplação pode levar anos. Isso pode adiar a chance de adquirir o seu imóvel. O consórcio, portanto, é ideal para aqueles que não têm pressa. Até porque não há garantia de quando comprador será contemplado.
Antes de fechar um negócio, faça uma pesquisa para constatar se a região onde você vai comprar o imóvel tem potencial de ser valorizada ou se já atingiu o seu potencial máximo. Além disso, pesquise bastante os preços.
Lembre-se de que, ao ser contemplado nas assembleias mensais, você terá a carta de crédito que vai permitir o pagamento à vista. Com isso, você tem o poder de barganha, podendo negociar e conquistar bons descontos na aquisição do seu imóvel.
Quais são as dicas para escolher a melhor opção?
Confira algumas dicas para que você possa ter sucesso na compra do seu imóvel comercial:
Tenha percepção da necessidade
Antes de definir o imóvel comercial que você vai comprar, é importante conhecer a real necessidade que o motivou a tomar essa decisão.
Então, é para ter um espaço maior para receber clientes? Um espaço de garagem mais amplo? Para ter uma capacidade de armazenamento maior no estoque? Uma localização mais atrativa para a clientela?
Pesquise preços
Outra medida que pode preservar o seu investimento é a pesquisa sobre os valores dos imóveis na área escolhida. Você pode usar a internet como fonte de informação, além das imobiliárias do entorno. E, claro, as pessoas que moram ou trabalham no local.
Avalie o potencial de valorização
Como já mencionamos, uma dica valiosa é pesquisar sobre o potencial de valorização da área onde você deseja comprar o seu imóvel comercial. Se a região está prestes a receber investimento e melhorias de infraestrutura, há muita chance de o bem que você está comprando se valorizar.
Evite problemas estruturais
Antes de qualquer coisa, é importante fazer um reconhecimento do local para saber se ele sofre com problemas estruturais. Entre eles, estão falta de iluminação, enchentes, escassez de segurança e de transporte público, por exemplo.
Todos esses fatores podem contribuir com a depreciação do imóvel, trazendo dores de cabeça durante a sua vivência no local.
Visite os imóveis
Assim que identificar a faixa de valores dos bens que têm o perfil que está procurando, faça uma lista com aqueles que você se interessou e agende uma visita com o proprietário ou com o corretor.
Avalie o tamanho e as condições dos imóveis visitados
A escolha do tamanho do imóvel comercial que vai ser o seu novo ambiente de trabalho vai depender das suas necessidades e do perfil do seu negócio.
Também é fundamental se certificar que o espaço está com excelentes condições físicas. Assim, gastos com manutenções e reformas futuras serão evitados ou reduzidos.
Regulamentação
Antes de fechar negócio e assinar o contrato, verifique se o imóvel está com a documentação regularizada. Verifique, ainda, se está com planta aprovada e com o Habite-se em ordem. As administradoras são rígidas quanto aos documentos da propriedade que vai ser comprada com carta de crédito.
Razão x Emoção
Jamais se deixe levar pelos impulsos e pela emoção na hora de comprar o bem. Lembre-se de que esse é um investimento alto e que faz parte do seu plano de negócios.
Enfim, antes de investir em um consórcio de imóvel comercial, faça uma boa pesquisa de mercado, identificando os preços médios praticados e buscando sempre pelas oportunidades com o melhor custo-benefício.
A compra de um bem como esse é muito importante, afinal, além de aumentar o seu patrimônio, será o endereço da realização dos seus sonhos.
E aí, gostou do texto e decidiu que quer investir em um consórcio de imóvel comercial? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços!
E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.