Entenda o que é e como funciona uma cota de consórcio

Entenda o que é e como funciona uma cota de consórcio

O consórcio é uma excelente alternativa para aumentar o patrimônio (comprar carro ou imóvel), realizar serviços (casamentos, viagens, procedimentos estéticos, reformas em geral) e até fazer investimentos. No entanto, se você nunca participou desse tipo de acordo, pode ficar um pouco confuso quanto aos termos utilizados, em especial, a cota de consórcio.Ela nada mais é do que um a um código de identificação individual. Essa numeração abrange o plano escolhido, o histórico de pagamentos e o registro de participação de reuniões.Quer saber mais sobre a cota de consórcio e demais assuntos relacionados? Então continue lendo este post e esclareça suas dúvidas!

Como comprar uma cota de consórcio?

A primeira coisa a ser feita é procurar uma administradora de consórcios renomada, que tenha autorização do Banco Central para funcionar. Para tirar a prova, acesso o site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).Em seguida, você pode simular o valor do crédito que necessita, escolher a quantidade e o valor das parcelas a pagar. Depois disso, basta confirmar a escolha e fazer o pagamento da parcela inicial.Quando o trâmite estiver finalizado, você será informado sobre o número da sua cota. Ou seja: saberá qual é a sua identificação dentro do grupo. Assim, já poderá acompanhar as assembleias e torcer pela contemplação.Quando ocorre a contemplação?Ocorre quando você recebe o valor contratado para a compra do bem ou serviço acordado. Existem duas modalidades de contemplação:

  1. Sorteio: todos os participantes que estão em dia com as parcelas do consórcio têm as mesmas chances de serem sorteados;
  2. Lance: é uma espécie de leilão, o consorciado dá um lance, ofertando a antecipação de mensalidades, a fim de abreviar o tempo de recebimento da carta de crédito. Cada contrato determina as regras para oferta e desempate de lances.

Importante! Será entregue mensalmente um pagamento do bem por sorteio, e por lance tantos quanto o saldo de caixa consiga oferecer ao grupo.

É possível adquirir cotas contempladas?

Por ventura, algum consorciado poderá se interessar em vender a carta de crédito contemplada. Se você estiver interessado nessa oferta,evite dores de cabeça e negocie somente na sede da administradora, com a presença do vendedor e de representantes da empresa.Durante esse processo, se atente aos seguintes detalhes:

  • leia o contrato da contemplação;
  • informe-se sobre a taxa de transferência da carta, confira se essa cobrança existe e quem assumirá essa conta, você ou a pessoa que está vendendo a carta contemplada;
  • confira as regras para utilizar a carta de crédito;
  • jamais compre cartas de crédito pela internet. A negociação deve ser exclusivamente presencial.

O que acontece quando o bem escolhido tem valor inferior à carta de crédito?

Caso você opte por economizar na compra, o restante poderá ser gasto de outras maneiras. Exemplo, se você adquiriu um carro e conseguiu um bom desconto à vista, o valor que sobrar pode ser usado para contratar um seguro-auto e adquirir acessórios. Ou seja, você tem total liberdade para escolher o que fazer, desde que a diferença seja comprovada pela nota fiscal.Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre cota de consórcio e demais assuntos relacionados a esse tema. Agora, você certamente já sabe como proceder diante dessa alternativa de crédito da melhor forma possível, sem cair em negócios fraudulentos.Se você gostou deste artigo e deseja receber dicas e novidades sobre consórcios, assine nossa newsletter!

Institucional
Faça uma simulação de consórcio da Embracon!
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.