Existe um imóvel ideal?

Existe um imóvel ideal?

A compra de um imóvel é uma das etapas mais importantes da vida de uma família. Muitas pessoas acabam indo para o aluguel, em busca de independência, para que possa dar os primeiros passos ao viver sozinho ou com a família.

Com o passar dos anos, é latente a necessidade de se ter o próprio imóvel. Mas, o que comprar?

Antes de tudo, é preciso sentar com todas as pessoas da família e entender o que realmente faz mais sentido. Se você tem uma família numerosa, e precisa de espaço para que as crianças possam brincar e se mover, ter uma casa talvez faça mais sentido do que um apartamento, por exemplo. Mas, se mora sozinho e deseja ter segurança e uma série de serviços inclusos em um condomínio, a compra de um apartamento pode ser mais proveitosa.

Mas, como saber qual o imóvel ideal para a minha necessidade? Para ajudá-lo, vamos falar um pouco das opções, para que você tenha uma escolha mais efetiva.

Tipos de imóveis

A seguir, vamos mostrar todos os tipos de imóveis existentes, com seus detalhes e principais características.

Casa geminada

Como o próprio nome dá a entender, as casas desse tipo são gêmeas umas das outras, com estruturas semelhantes. Geralmente elas dividem de forma proporcional o mesmo lote do terreno e possuem construções simétricas, dividindo a mesma parede e materiais semelhantes para edificação, alvenaria e até mesmo o telhado.

É um tipo de imóvel que favorece quem deseja morar em uma casa em um bairro residencial, que seja mais contígua e, ao mesmo tempo, aconchegante para as suas necessidades.

Sobrado

Um sobrado é uma casa com mais de um andar, dando espaço para que o morador possa decorá-lo da forma que deseja.

Uma das maiores vantagens do sobrado é proporcionar mais espaço e liberdade de construção para o proprietário. Claro que, em todos os casos, o trabalho de um arquiteto ou engenheiro se mostra essencial, visto que uma construção envolve colunas, que são parte estruturante, e podem gerar riscos, caso não sejam construídas da forma correta.

Com maior aproveitamento do terreno, você pode fazer com que o sobrado tenha espaço para garagem, jardim e, dependendo dos casos, até mesmo uma piscina nos fundos. Caso opte por comprar um imóvel desse tipo que já esteja construído, você tem a opção de conduzir uma reforma, que vai repaginar totalmente o ambiente a seu favor.

Bangalô

Os bangalôs são construções de apenas um andar e que possuem uma pequena varanda. Comuns em pequenas cidades, os bangalôs costumam fazer parte de um ambiente mais campestre, facilitando o contato com a natureza e se tornando ótimas opções para descanso e refúgio das grandes cidades.

Apartamento

A procura por moradia tem aumentado tanto, que muitas cidades já estão cada vez mais acostumadas com a invasão dos apartamentos. E, com o passar dos anos, eles foram se modernizando, de acordo com as necessidades dos moradores.

Geralmente o apartamento é parte de um condomínio, que reúne dois ou mais prédios dentro de um mesmo complexo. Os condomínios oferecem uma série de serviços para as pessoas que moram nos apartamentos, como área de lazer, estacionamento, parque, churrasqueira e até piscina em alguns casos. Claro que tudo depende do tamanho e da composição do condomínio.

Kitnet

As kitnets são apartamentos pequenos, geralmente caracterizados por um pequeno cômodo que abriga quarto e cozinha, além de ter um banheiro à parte.

Muitos modelos de kitnets são de prédios antigos, geralmente construídos entre os anos 1950 e 1980. Eles costumam atender a necessidades de pessoas solteiras, que moram sozinhas ou, no máximo, com mais uma pessoa.

Flat

Quem procura por um tipo de apartamento que ofereça todos os serviços básicos, como limpeza, alimentação e demais formas de comodidade, pode se dar bem com um flat, que é um tipo de apartamento com características de hotelaria.

Muito procurado por pessoas que querem morar perto do trabalho e, ainda assim, desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer à noite, os flats costumam estar localizados nas regiões centrais da cidade. Assim como as kitnets, os flats são mais procurados por pessoas que moram sozinhas ou que estão de passagem.

Loft

Sabe aqueles apartamentos com pé alto, com aparência industrial e que lembram bastante a atmosfera de Nova York dos anos 1970? Pois bem, é disso que se trata um loft.

Em um loft, não há uma unidade divisória entre os cômodos: com um grande espaço, é você que decide como arrumar sua cozinha, sala de jantar e até mesmo quarto - que, em muitos exemplos, podem ter uma escada que o separa dos demais, uma vez que o imóvel é alto o suficiente para ter um cômodo no segundo andar.

Studio

O apartamento tipo studio tem uma estrutura parecida com os lofts. Porém, são mais compactos, com quarto, sala, cozinha e um banheiro.

Geralmente os studios são localizados nos centros das grandes cidades, com o objetivo de facilitar a vida de quem quer estender sua moradia como parte de seu trabalho.

Como comprar um imóvel

E aí, já decidiu qual imóvel mais tem a ver com você? Não é preciso ter pressa para tomar a decisão. Com o consórcio de imóveis, você pode iniciar o investimento no seu novo lar antes mesmo de decidir o que quer comprar.

Para isso, basta fazer uma simulação de consórcio e selecionar o valor de carta de crédito para a compra. Em seguida, você será orientado a informar a quantidade de parcelas e, pronto, já sabe quanto teria que pagar de mensalidade para realizar o sonho.

Você pode ser contemplado pelos sorteios ou com a oferta de um lance. No caso do consórcio de imóveis, você pode contar com o FGTS para a sua proposta.

Viu como é simples? Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de imóveis e invista naquele que considera ideal para você e sua família.