Comprar casa própria, reformar imóveis e comprar terrenos são aspirações comuns para muitos. No entanto, como o investimento no mercado imobiliário costuma ser alto, muitos acabarão com apenas mais um projeto.
Nos últimos anos, porém, muitos têm visto os consórcios imobiliários como uma grande oportunidade para desenvolver um plano. Afinal, o negócio é perfeito para quem não pode fazer essas aquisições à vista ou não pode pagar parcelas de maior valor.
Para isso, é preciso entender o que é um consórcio imobiliário e como ele funciona. Se você quer saber mais sobre o assunto e adquirir imóveis com consórcio, continue lendo este artigo e veja mais sobre como conseguir isso e os principais cuidados que você deve tomar na hora de conseguir sua cota!
Imóveis com consórcio: o que é e como funciona
Um consórcio imobiliário é um tipo de contrato em que um grupo de pessoas que deseja comprar um imóvel é organizado em uma conta poupança comum.
Cada membro do consórcio fornece uma quantia igual de fundos regularmente, permitindo que pelo menos um dos membros do grupo possa comprar imóveis com consórcio à vista todos os meses. Para decidir quem fica com a carta de crédito naquele momento, é realizado um sorteio entre os membros.
Contribua até o final de um prazo estabelecido e, mais cedo ou mais tarde, todos atingirão seus objetivos, mesmo após uma análise cuidadosa.
A responsabilidade pela organização e gestão do grupo é da administradora do consórcio, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido.
Ela também tem o papel de organizar as assembleias mensais, ocasião em que ocorrem as contemplações e são transmitidas informações de interesse dos participantes.
De modo geral: quando se tem interesse em comprar imóveis com consórcio, você passa a fazer parte de um grupo com a finalidade de formar uma espécie de poupança coletiva destinada à compra do bem imóvel.
Quais as vantagens de comprar imóveis com consórcio
Você não paga entrada
Pelo fato do valor do imóvel ser parcelado, não é exigido um valor de entrada. Isso permite que os compradores invistam o dinheiro acumulado através dos anos, em outras atividades, como mobiliar o apartamento ou modificar alguns dos cômodos.
Flexibilidade no pagamento
Para facilitar a aquisição de imóveis com consórcio, as administradoras estão oferecendo planos diferenciados.
É possível obter uma carta de crédito com um valor bem próximo do imóvel, assim as parcelas serão menores, tornando a compra mais acessível.
Isso faz com que os consumidores possam se planejar, sem que passem por situações complicadas, para quitar o imóvel.
Segurança garantida pelo BACEN
Para quem está inseguro sobre como o dinheiro será tratado, saiba que o BACEN(Banco Central), fiscaliza todas as administradoras de consórcio e bancos do país.
O objetivo é sempre proteger os consorciados e preservar os interesses do grupo. Por isso, verifique se a empresa que você está contratando, é credenciada pelo Banco Central.
Adiantamento da contemplação
Nem todas as pessoas têm sorte de serem premiadas nos primeiros sorteios. Pensando nisso, para quem deseja agilizar o processo, é possível ofertar um lance.
Alguns consórcios permitem que os consorciados utilizem o FGTS ou o “lance embutido”, que é uma porcentagem da carta de crédito.
Escolha como aplicar seu crédito
Para quem obtém a carta de crédito contemplada, pode utilizar o valor da forma que achar melhor.
É possível adquirir imóveis com consórcio sejam eles residenciais ou comerciais.
Este modelo é pensado para facilitar a vida dos compradores. Esta pode ser uma boa oportunidade para que você adquira seu imóvel de forma segura e sem complicações. Dê “Adeus” para as taxas de juros abusivas!
Para quem preza pelo rendimento do próprio investimento, a escolha de consórcios imobiliários pode ser a melhor opção.
As parcelas são diluídas através dos anos, o que diminui consideravelmente o custo do imóvel. Ficou interessado em comprar imóveis com consórcio? Faça uma simulação com a Embracon!