Morar no campo vale a pena?

5 de jan. de 20233 minutos de leitura
Morar no campo vale a pena?

Na loucura das grandes cidades e centros urbanos, muitos sonham em viver no campo, ao contrário de todo medo de viver no meio rural de muitos anos atrás.

A decisão de fugir para o campo é motivada por vários motivos, como encontrar uma vida com menos estresse, poluição, violência e trabalho que consome muitas horas do seu dia, além da possibilidade de se reconectar com a natureza e suas raízes.

Buscar o envolvimento com a natureza tem se mostrado benéfico para nós, o que também se reflete no aumento da demanda por ecoturismo e no crescente interesse por projetos ecológicos e ecovilas.

Já se perguntou como é a vida na área rural? Quais os pontos positivos e negativos de morar no campo? Quer saber se esse estilo de vida é compatível com você? A seguir, entenda melhor como é, de fato, a experiência de viver no campo e como você pode experimentar isso sem gastar praticamente nada.

Saiba como é morar no campo?

Pela primeira vez na história, milhares de pessoas estão iniciando suas atividades profissionais remotamente do conforto de suas casas.

É esta mudança de estilo de vida que tem contribuído largamente para o crescente desejo de viver no campo. Acordar com o canto dos pássaros, o sol batendo devagar nas janelas, e saboreando devagarinho um café fresquinho é só uma das sensações de morar no campo.

Quem tem filhos, pode aproveitar a vida no campo para criar as crianças com maior liberdade, em contato com a natureza e com um estilo de vida menos frenético. Morar no campo é como estar em férias permanentes. No entanto, essa experiência pode não ser para todo mundo.

Para descobrir se a vida no campo é para você, descubra a seguir as principais vantagens e desvantagens de morar no campo.

Vantagens e desvantagens de morar no campo

Vantagens de viver no campo

Menos stress

Sim, isto é possível e faz parte da vida do homem do campo. Menos correria, hora marcada para tudo, filas, congestionamentos e outros infortúnios da vida moderna nas cidades.

Ar puro

A qualidade do ar que se respira é algo muito precioso e não há nada melhor do que respirar natureza, cheiro de árvores, flores e outros.

Contato constante com a natureza

Hoje a maioria das pessoas já sabem a importância de viver em contato com a natureza, respeitá-la e reservá-la, pois ela tem um imenso valor à vida humana.

Atividades físicas constantes

Academia? Sim, ela existe ao ar livre e está disponível o tempo todo. A vida no campo é marcada por locomoção a pé, a cavalo, longas caminhadas, inclusive em terrenos íngremes. O trabalho pode ser mais braçal e feito em pé, o que possibilita estar em movimento o tempo todo.

Desvantagens de viver no campo

  • Dependendo do lugar o acesso a saúde é trabalhoso;

  • Dependendo do lugar o acesso a educação é precário e em outros até inexistente;

  • Muitas comunidades ainda não têm acesso a energia elétrica e outros recursos mais modernos.

Use o consórcio para comprar sua casa e morar no campo

A compra de casas no campo que envolve campos, fazendas e chácaras atrai os mais diversos orçamentos. Os fatores que têm maior impacto no preço são o tamanho e a localização do terreno.

Nas cidades turísticas, os preços tendem a ser muito mais altos do que em outras áreas. A infraestrutura e a segurança locais também são importantes na hora de fechar negócios.

No sistema de consórcio, escolher um plano acessível é uma das vantagens que você pode encontrar. Sem juros, os consórcios oferecem flexibilidade de escolha na hora de simular com o limite de crédito que desejar, ou seja, você pode escolher o valor do seu crédito e escolher o imóvel ou terreno que sempre quis para morar no campo.

Faça sua simulação para um consórcio imobiliário com a Embracon e comece a planejar a compra da sua casa de campo!