A assembleia de consórcio tem participação substancial no dia a dia dos consorciados. Afinal, a contemplação acontece nesses encontros.
Acontece que nem todos sabem das assembleias dos grupos de consórcio ou como o consórcio funciona na prática.
Neste conteúdo, você terá as informações necessárias para se sentir seguro participando da assembleia de consórcio. Continue lendo e tire suas dúvidas!
Assembleia de consórcio: o que é?
Assembleia de consórcio é uma espécie de reunião mensal com todos os membros do consórcio para que possam acompanhar as regras, decisões importantes, lances e sorteios dos vencedores.
Geralmente acontecem uma vez por mês. No entanto, podem ocorrer com frequências diferentes, dependendo do que for acordado no contrato. Quando o número mínimo de participantes da federação for atingido, a primeira reunião já deve ter sido agendada.
Para que serve a assembleia de consórcio afinal?
A assembleia de consórcio serve para a constituição de grupos de consórcio que, de acordo com a Lei 11.795/2008, só podem ser formados após a primeira reunião realizada.
Nesse ponto, a administradora organiza o grupo, atribui cotas e define os representantes financeiros. Além disso, eles são onde o vencedor é sorteado e o lance vencedor é anunciado.
Assembleias ordinárias
Referem-se aos encontros estabelecidos conforme o calendário estipulado na primeira assembleia. Como comentamos anteriormente, geralmente são reuniões mensais. Nelas, são apurados os lances ofertados, feitos os sorteios e divulgados os nomes dos contemplados.
Sorteios e lances
As contemplações podem acontecer por sorteios ou lances.
Só podem participar das assembleias os consorciados que ainda não foram contemplados e que tenham contribuído mensalmente com as parcelas do consórcio até a data de vencimento, ou da assembleia, no caso desta ter sido a data de sua adesão ao grupo.
No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. Os sorteios são feitos na seguinte ordem: primeiro clientes ativos, depois clientes cancelados e por último as contemplações por lance.
Os lances são ofertas de valor, que pode ser parcial ou integral, para antecipar a conquista do bem. Existem alguns tipos de lances: livre, fixo e embutido.
Se o lance é livre, pode ser antecipado qualquer percentual da carta de crédito, desde que acima do mínimo. Se for um lance fixo, é preciso atender ao percentual definido e, quando houver mais de um empate, ocorre um sorteio entre eles.
Já o lance embutido desconta um valor da carta de crédito. Se, por exemplo, a carta de crédito é de R$ 200 mil e o cotista faz o lance de 10%, o crédito recebido para comprar o bem será de R$ 180 mil.
Agora que você já sabe como a assembleia de consórcio funciona, faça a simulação de consórcio com a Embracon!