O consórcio tem sido cada vez mais procurado. Por conta disso surgem diversas dúvidas a respeito de como funciona, para que serve, como utilizar a carta de crédito e afins.
Contudo, existem mais algumas definições que você deve conhecer, por exemplo: você sabia que quem participa de um grupo de consórcio passa a ser um consorciado? Por acaso já ouviu falar desse termo alguma vez.
Pois bem, neste artigo vamos explicar o que é um consorciado e qual o seu papel até a contemplação.
Afinal, o que é um consorciado?
Consorciado é o nome que se dá àquele que é parte integrante de um consórcio, contribuindo financeiramente com a poupança conjunta do grupo e sendo contemplado nas assembleias mensais. Juntamente com a entidade administradora.
Ou seja, o consorciado é uma pessoa que entra em um consórcio para adquirir um bem, como imóveis e automóveis, ou serviços, como viagens, casamentos, formaturas e até processos cirúrgicos, como cirurgias plásticas, por meio de uma carta de crédito.
No consórcio, algumas pessoas se reúnem, organizadas por uma empresa administradora, para dividir o valor do bem ou serviço desejado. Assim, os consorciados pagam uma taxa mensal de administração a essa empresa, além das parcelas do próprio consórcio.
Entre os deveres do consorciado, o principal deles é realizar os aportes de cada parcela, até o fim do contrato. Além do valor relacionado ao bem que se pretende adquirir (um imóvel ou um carro, por exemplo), ele também paga taxas de administração à administradora e pela formação dos fundos (comum e de reserva).
Entenda os benefícios de ser consorciado
Além da isenção de juros, o que é um aspecto relevante na economia brasileira, o consorciado tem a oportunidade de investir na compra de um bem de forma planejada.
É possível pagar um valor menor, já que não arcam com os juros de um financiamento, mas ao mesmo tempo assumem a responsabilidade de quitar um compromisso financeiro.
Com isso, eles evitam o risco de destinar esse valor a “tentações” momentâneas, o que geralmente acontece com quem simplesmente decide guardar dinheiro para efetuar uma compra por conta própria.
Outro benefício de ser consorciado é a possibilidade de usufruir do bem mesmo antes do pagamento total. Caso o consorciado seja contemplado no começo do plano ou resolva dar um lance a qualquer momento, ele pode ter o objeto desejado e continuar o pagamento parcelado, sem precisar dispor do valor total.
E você, já fez o seu consórcio? Aproveite e conheça os planos disponíveis da Embracon.