A busca pela compra da casa própria é uma realidade distante para muitas pessoas. Isso porque, não é fácil dispor de uma quantia tão alta para a aquisição à vista de um imóvel, assim como pode estar fora de cogitação o pagamento de juros tão elevados.
Se você também está nessa situação, mas ainda não sabe qual é a melhor alternativa para investimento, nós vamos te ajudar!
Já conhece o consórcio de imóveis?
Hoje existem várias empresas que administram o consórcio de imóveis. E os tipos de coberturas inclusas no contrato também variam entre elas. Pensando nisso criamos esse artigo e, até o final da leitura, você saberá como escolher o melhor consórcio imobiliário de acordo com suas condições e necessidades.
Quer saber sobre consórcio de imóveis e qual o melhor? Continue a leitura.
Entenda o que é consórcio de imóveis e qual é o melhor
Quando for adquirir ou construir o seu imóvel, comprar um terreno ou fazer aquela reforma tão esperada, o ideal é não ficar preso em questões de orçamento. Sabemos que tudo isso, na maioria das vezes, acaba saindo muito caro.
Independente da situação, podemos afirmar que existem pelo menos três possibilidades para arcar com os custos: o pagamento à vista, o financiamento ou o consórcio de imóveis.
Para conseguir o valor total e quitar seu imóvel (casa ou apartamento) é necessário muita disciplina e saber poupar. Contudo, considerando as circunstâncias atuais do cenário econômico, isso pode ser muito difícil.
Optar pelo financiamento ainda é a alternativa de muitas pessoas, mas é preciso considerar que se trata de uma dívida a longo prazo com juros altos. E é aí que o consórcio de imóveis entra como uma boa opção.
Na modalidade de consórcio de imóveis você encontrará formas de pagamento mais versáteis, seguras e que cabem no seu orçamento. Mas para isso você precisa entender sobre consórcio de imóveis e qual o melhor.
Consórcio de imóveis, qual o melhor e como comprar
Uma das vantagens na maioria dos consórcios de imóveis: A versatilidade.
Tudo isso porque, no consórcio imobiliário, você tem a possibilidade de comprar uma casa nova ou que já tem história, seja nas capitais ou nas cidades rurais, um apartamento ou até mesmo um terreno.
E não é só isso, dependendo do tipo de consórcio que você escolher, ainda existe a possibilidade de utilizar a carta de crédito para construir a sua casa própria ou realizar reformas no imóvel que você já possui.
E se você pretende comprar um imóvel para iniciar um negócio, por exemplo, isso também é possível. Dependendo da administradora, você poderá usar o consórcio de imóveis para comprar salas comerciais, e até mesmo quitar financiamentos imobiliários.
Em qualquer um dos casos, a única regra de todos os consórcios é que o imóvel precisa estar legalizado e com a documentação em dia para ser adquirido.
De qualquer forma, a partir do momento que você descobre o consórcio de imóveis e qual o melhor, é possível analisar com a administradora do seu consórcio imobiliário se existe alguma restrição com relação ao tipo de imóvel e/ou serviço a ser realizado com a carta de crédito.
Você não paga juros no consórcio de imóveis
Ao aderir ao consórcio de imóveis você não paga juros, o que já pode ser considerado um grande avanço. Porque se tem uma coisa que acaba desanimando no processo são os juros de qualquer transação financeira, já que sempre aumentam o valor final que você irá pagar.
Ainda assim, o consórcio de imóveis não está isento de taxas, fundo de reserva e seguros, também podem aumentar um pouco mais na parcela ou no valor final que você vai pagar pela casa própria.
Basicamente, você paga por uma taxa de administração, que já é inclusa nas parcelas do consórcio, e fica entre 18% e 20% sobre o valor do crédito. O que pode impactar no valor final, mas ainda assim não chega a se comparar aos valores de financiamento.
Além da taxa de administração, é válido ressaltar que as parcelas também sofrem reajustes anuais, por conta de diversos fatores, entre eles a alteração dos preços dos materiais de construção, regulado pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
E ainda existem outros índices que podem contribuir com o aumento das parcelas do consórcio imobiliário como o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Como investir em um consórcio de imóveis e qual o melhor?
Chegou a hora de saber como diferenciar um consórcio de imóveis dos demais e escolher o melhor para você.
Para que isso aconteça, indicamos que você leve em consideração os seguintes critérios:
Na sequência te daremos os detalhes de como você deve analisar cada um desses tópicos.
Administradora
A primeira coisa a ser feita quando você estiver escolhendo o consórcio de imóveis é procurar por uma administradora de consórcios autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
O BC é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no país. Para isso, consulte o site do BC e confira a relação de empresas autorizadas. Dessa forma, você evitar cair em golpes.
Prestações
Outro fator que precisa ser levado em conta são as prestações do seu consórcio imobiliário. É necessário garantir que você vai conseguir arcar com o pagamento, sem comprometer o seu orçamento.
Por esse motivo, a recomendação é que antes de fechar o contrato, você faça uma simulação no site da administradora, para saber quanto pode pagar por mês com as taxas já inclusas.
É importante ressaltar que, no consórcio de imóveis, quanto mais baixa a parcela, maior o tempo de pagamento no contrato.
Formas de contemplação
Analise também a forma como você irá receber a carta de crédito para investir no seu imóvel. Em um consórcio de imóveis, isso pode ocorrer por meio de sorteios ou lances, que ocorrem mensalmente.
O lance é uma maneira de adiantar o pagamento das parcelas, como se fosse um leilão. É válido consultar também qual a quantidade de sorteios que ocorrem por mês.
Faça uma simulação antes de fechar o contrato
O consórcio já é considerado a anos um investimento seguro, e que traz um retorno garantido ao investidor. Entretanto, para que estes ideais se cumpram, é preciso fazer a escolha correta da administradora, sendo feita de forma cautelosa.
Além disso, antes de fechar qualquer contrato, analise com muito atenção se o valor das parcelas estará dentro de seu orçamento mensal, levando em consideração o período escolhido. Dessa forma, você evita começar um plano que não terá condições de finalizar . Afinal de contas, o objetivo é conquistar a casa dos sonhos.
Agora que você já sabe sobre consórcio de imóveis qual o melhor, simule online e contrate a carta de crédito da Embracon, uma das 5 maiores administradoras de consórcios do Brasil! Não perca mais tempo adiando seu sonho!