7 dicas essenciais para organizar um intercâmbio

7 dicas essenciais para organizar um intercâmbio

O ano de 2020 fez com que todo mundo revisasse seus objetivos. Planos precisaram ser refeitos, viagens foram adiadas e ficamos em casa sem poder planejar nada. Mas ao mesmo tempo, essa é uma boa hora para respirar e pensar em todos os passos para realizar o sonho de fazer um intercâmbio.

Para conhecer as melhores opções e começar o planejamento, é importante contratar uma agência de intercâmbio de confiança. Já que os custos de cada país variam muito, essa é a hora de decidir onde você quer ir, quanto tempo quer ficar e qual será o investimento necessário. Sabendo o valor que pretende investir no seu intercâmbio, você pode optar por um consórcio de viagens, que vai te ajudar a comprar seu intercâmbio à vista e aumentar suas chances de conseguir um bom desconto no pacote.

Quando a contemplação do seu crédito chegar, você pode deixar seu sonho ainda mais perto, já quitando passagens áreas, hospedagem e até mesmo o pagamento do curso.

Se você tem esse sonho mas não sabe por onde começar, preparamos uma lista com um planejamento completo do seu intercâmbio.

Escolha a cidade e a instituição que quer estudar

Os valores oscilam muito de um país para o outro, principalmente por causa das mudanças cambiais e regras de cada lugar. Existem países super em conta para estudar, por isso é importante pesquisar bastante. Se você for comparar, por exemplo, um país com a moeda mais forte que o Brasil, como a Inglaterra, os valores podem ficar bem salgados. Mas uma boa opção é pensar em cursos pela América Latina, onde o câmbio é mais parecido com a  nossa moeda.

Quão preparado você já está para essa experiência?

Você já fala a língua do lugar? Já conhece as regras do países? E a cultura? Então pesquise! Essa é uma ótima dica na hora de planejar sua viagem. Que tal aprender o idioma, mergulhar na cultura do país e procurar preços e opções  de moradia? Isso tudo vai fazer com que o seu tempo no país seja o mais proveitoso possível e que possivelmente você não caia em roubadas.

Faça um planejamento financeiro detalhado com a ajuda de uma agência de intercâmbio

Se você pretende ficar um ano fora, organize-se financeiramente para não ter nenhum imprevisto. Calcule em detalhes todos os gastos que você pretende ter além de hospedagem, passagens e curso. Leve em consideração transporte, alimentação e lazer. Uma agência de turismo pode te ajudar bastante nessa hora, justamente porque eles já têm planos prontos que mostram quanto você gastaria por período.

Defina um objetivo para quando voltar para o seu país

Pense em qual propósito da sua viagem: conhecer novas culturas ou ganhar vivência para novas oportunidades? Esse objetivo te ajudará muito a pensar no seu futuro quando voltar para casa.

Escolha uma instituição de ensino que atenda seus desejos e necessidades

Pesquise sem parar! Uma dica é: sabe aquele profissional que fez intercâmbio e que chegou no posto de trabalho que você quer? Peça dicas a ele e a todo mundo que você conhece que passou por isso. Leia bastante! A internet está cheia de relatos de estudantes que saíram do país.

Hora de fazer a inscrição

Para ser aceito nas universidades estrangeiras normalmente você precisa de uma inscrição detalhada com todo o seu currículo. Preencher esses dados com calma e atenção faz toda a diferença para ser aceito. Algumas universidades, especialmente para pós-graduação pedem redações, recomendações profissionais e acadêmicas, e até provas. Não esqueça de checar os prazos de cada instituição.

Entrega de documentos para visto

Nessa etapa, a agência de intercâmbio pode te ajudar, mas é imprescindível que todos os seus documentos estejam em ordem para não haver problemas na hora da aplicação.

Agora que você já tem todas as dicas, que tal uma ajuda para escolher seu destino? Trouxemos uma lista com os cinco lugares que mais recebem intercambistas brasileiros pelo mundo:

Canadá - Vancouver, Toronto e Montreal

A combinação de natureza e vida urbana atrai muitos viajantes a se apaixonarem pelo Canadá. Mas um dos maiores motivos pela escolha desse destino é o preço baixo em relação a outras cidades pelo mundo.

Estados Unidos - Nova York, Miami, San Diego, San Francisco, Chicago e Boston

O Brasil é super influenciado pela cultura norte-americana, o que faz com que essas cidades sejam as mais procuradas pelos intercambistas. Mesmo com a alta do dólar, o país continua no topo da lista, e não é à toa! Morar no país traz a possibilidade de conhecer os cenários mais lendários da história do cinema, música, culinária e muito mais.

Inglaterra - Londres, Liverpool, Cambridge e Manchester

Quem quiser estudar na Inglaterra precisa saber que esse é um dos lugares mais caros do mundo para morar. Porém a experiência de estar no epicentro da língua inglesa atrai muita gente para estudar e conhecer melhor a região. E claro que beleza, segurança e qualidade de vida contam muito nessa escolha.

Ilha de Malta

A junção de praia, estudo e não precisar gastar muito dinheiro faz com que esse seja o quarto destino mais procurado pelos brasileiros. Isso tudo e sua localização estratégica no meio do Mar Mediterrâneo.

Irlanda - Dublin

A Irlanda é uma boa opção para quem gosta do clima frio. A procura pelo destino tem crescido muito no gosto dos brasileiros também pelo baixo custo e por ter uma natureza abundante. Além da possibilidade de conhecer toda a gastronomia dos irlandeses.

Se o intercâmbio é o seu grande sonho, comece a planejar conosco! Faça uma simulação em nosso site e veja como fica fácil realizar seus objetivos com o consórcio da Embracon.
Simulação Consórcio Viagem