Escolher um carro vai muito além da cor, do ano e do modelo. O uso e o usuário é quem mandam na decisão. Então, antes de selecionar seu próximo veículo lembre-se de pensar em como e para que ele será utilizado com maior frequência e siga a partir daí.
Com o câmbio é a mesma coisa, antes de escolher se vale ou não a pena ter um carro com pedal de embreagem ou se no seu caso o custo extra do câmbio automático (sim ele ainda é mais caro) vale a pena, mais ainda, se isto vai te agradar, pese os prós e os contras.
A transmissão mecânica, além de mais em conta, traz mais autonomia ao condutor, ele escolhe o momento de trocar a marcha - o que pode ser mais complicado para quem não está muito habituado a dirigir (ou não tem muita habilidade para escolher o momento certo), o que resulta em solavancos e “arranhadas” nas engrenagens.
Enquanto o automático faz isso por você, garantindo um pé livre e uma das mãos mais disponível. (Sem esquecer que as duas mãos devem estar na maior parte do tempo (99%) no volante, só saindo para dar a seta, mudar de marcha quando for o caso, e trocar a estação do rádio bem rapidinho. Celular e braço para fora do carro e até se maquiar ao conduzir são consideradas infrações de trânsito sujeitas a multa.)
Por outro lado, o carro com câmbio automático ainda é um sonho de consumo para muitas pessoas, a boa notícia é a de que ele agora é cada vez mais comum. É aquele tipo de tecnologia que vai se desenvolvendo e barateando com o tempo, ficando cada vez mais acessível. Quem for da geração y ou x vai se lembrar bem de quando o celular apareceu, não era todo mundo que podia ter um, além do custo havia fila de espera pela linha e atualmente é um item muito comum e praticamente indispensável.
Ainda assim, devemos verificar cada caso para saber se é ou não a melhor opção. Se há uma escolha, ela deve ser considerada. Pois é, por mais que a tecnologia seja quase sempre uma grande aliada, o modelo manual ainda atrai muitos adeptos e os motivos são muito diversos.
Prós do câmbio mecânico
Controle do carro
Este modelo proporciona maior controle do carro, sendo ele esportivo ou não. As mudanças de marcha têm como principal função transferir força, torque e rotação para o carro e se você é o tipo de motorista que gosta de sentir que tem o manejo total do carro, esta é a melhor escolha para você.
Mais controle da velocidade
Além de dar mais controle, o câmbio mecânico oferece maior aproveitamento do torque. Sabe aquela esticada para fazer uma ultrapassagem com segurança? O carro automático “tira” essa escolha da sua mão, sem compreender a situação ou o seu entorno e pensando apenas no melhor aproveitamento do motor e no gasto de combustível.
Preços
Preço mais competitivo, ou porque não dizer logo, mais barato. Um carro com este tipo de transmissão é mais em conta não apenas no momento da aquisição, mas também para a manutenção. Os reparos são normalmente mais rápidos e têm preços mais acessíveis, enquanto que não é qualquer oficina mecânica que está capacitada ou que tenha peças facilmente disponíveis para realizar a manutenção de um modelo de câmbio CVT.
Prós do câmbio automático
Mais conforto ao dirigir
Esta talvez seja a vantagem mais cobiçada por quem opta por este tipo de transmissão. Não ter que se preocupar com pisar na embreagem ou mudar a marcha pode ser uma mão na roda para quem pega muito congestionamento ou mesmo uma tranquilidade na estrada. A sua função é apenas acelerar e manter a direção correta.
Simples
Além de trazer mais conforto ele traz maior facilidade, por mais que a ação de dirigir seja simples e que fique praticamente automática com o tempo, é inegável que o processo fica muito mais simples. As transições de marcha são mais suaves e ele não volta para trás na ladeira (um dos queridinhos de 9 entre 10 condutores).
Combustível
No de carros automáticos antigos, o consumo de combustível era mais alto do que nos carros de três pedais, contudo com o avanço da tecnologia isto mudou e atualmente os modelos com câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) trazem uma transmissão mais eficiente e tendem a ser menos gastões.
E aí, conseguiu descobrir qual opção se adequa melhor ao uso que você faz do seu carro? Se ainda não, pense que este é um daqueles tipos de caso em que o seu índice de satisfação deve ser pesado lado a lado com o custo! Seja qual for a sua escolha, compre seu carro com o consórcio.