Quando se pensa em um investimento a longo prazo, é comum que muitas pessoas associem a um bem material que possa se valorizar no futuro.
Há alguns anos, os consumidores tinham essa relação com o carro. Investir em um modelo zero km, por exemplo, era uma forma de garantir um bom futuro, já que muitos deles poderiam até mesmo se valorizar devido à alta da inflação e do contexto de cerca de 30 anos atrás no país.
Atualmente, porém, o carro se tornou mais uma necessidade do que um investimento - embora seja possível, sim, comprar um modelo por um preço e vender por um valor superior.
Quando se trata de um bem de alto valor, porém, o imóvel acaba sendo um dos ativos preferidos dos brasileiros. Quem mora nas grandes cidades sabe muito bem que os condomínios têm sido cada vez mais frequentes em sua paisagem: trata-se de um bom negócio para as imobiliárias, que faturam mais por metro quadrado; e até mesmo para os moradores, que contam com um bom espaço localizado em um condomínio, que possui diversos serviços, áreas de lazer e proporciona mais segurança aos moradores.
Em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, os edifícios residenciais tiveram uma grande valorização, principalmente quando localizados em regiões nobres, próximos às áreas centrais das cidades. Essa demanda tem feito com que o investimento em imóveis, em geral, se apresentasse como excelente oportunidade.
A pandemia de Covid-19 também teve sua contribuição nesse setor. Como muitas pessoas tiveram que adotar o home office, adaptando sua casa para que se tornassem miniescritórios, mais e mais pessoas têm encarado o lar de uma forma diferente. Esse fator também ajudou a acelerar o mercado imobiliário, afinal, mais pessoas buscam morar em locais confortáveis e seguros para o seu dia a dia.
A seguir, vamos trazer alguns motivos do por que investir em apartamentos.
Apartamento é uma boa forma de alocar seu capital
Quando se trata de investimentos, a diversificação é um ponto bem importante. Além de ter dinheiro guardado em algum ativo - seja de baixo ou alto risco - ter um bem material como um apartamento pode ser a segurança que você precisa diante das oscilações da economia.
Nos últimos anos, por exemplo, tivemos uma grande alta na taxa de juros, fazendo com que os empréstimos fiquem mais caros. Dessa forma, ativos de grande risco se tornaram menos atrativos, fazendo com que os investidores olhem mais para formas seguras de aplicação. A compra de um apartamento, por exemplo, é um ativo seguro. Afinal, você tem um bem materializado, com projeção de alta nos anos seguintes.
Você pode ter uma renda fixa
Muitas pessoas investem em um apartamento com o objetivo de morar por um longo período. Se você está com receio de comprar um porque deseja, no futuro, mudar de local, saiba que você não precisa se comprometer para sempre com esse tipo de moradia.
Ou seja, você pode colocar o seu imóvel para alugar quando quiser morar em outro local.
Para isso, avalie bem o bairro em que deseja comprar o seu apê. Quanto mais próximo da região central, por exemplo, maiores são as chances de valorização a curto, médio e longo prazo.
Claro que nem sempre temos o valor necessário para comprar um apartamento em bairros mais luxuosos. Porém, é possível encontrar boas oportunidades em locais tipicamente residenciais. Observe se o condomínio fica próximo a hospitais, shopping centers, linhas de metrô, padarias, enfim, comércio em geral. Um bairro bem desenvolvido possui a maioria desses serviços em suas proximidades. Se o apartamento que deseja comprar for próximo desses estabelecimentos, muito provavelmente você estará fazendo um bom investimento.
Apartamentos valorizam com o passar dos anos
A boa combinação de escolha de bairro e até mesmo de tamanho de apartamento pode fazer com que ele se valorize ao longo dos anos. Isso é benéfico em múltiplos sentidos: além de cobrar um aluguel mais compatível com a valorização - sempre tendo como referência índices como INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), por exemplo - você pode vendê-lo por um valor maior do que a sua compra no futuro.
Se tiver comprado um apartamento na planta, você tem uma economia ainda maior, afinal, eles podem custar até 30% menos do que um já decorado.
Se o investimento for contínuo, as chances de uma boa locação ou venda são ainda maiores. Por exemplo, se o apartamento se mantiver em boas condições e for decorado, você pode ser beneficiado pela alta procura e ter um lucro ainda maior.
Invista em um apartamento com o consórcio
Agora que você já conhece os benefícios de se ter um apartamento, é hora de conhecer a melhor forma de comprá-los.
A melhor forma de investir em um bem de alto valor é por meio do consórcio de imóveis.
Você não precisa se comprometer com valor de entrada ou juros nas mensalidades. E, além disso, é você que define o melhor valor de carta de crédito, que servirá como referência para a sua compra.
O primeiro passo é escolher uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon. Entre no site e faça a sua simulação de consórcio, escolhendo o valor de carta de crédito e a quantidade de mensalidades.
Com o simulador, você já identifica o valor das parcelas, com acréscimo da taxa de administração e do fundo de reserva.
Ao assinar o contrato de adesão, você entra em um grupo e pode ser contemplado de duas formas: pelos sorteios ou com a oferta de um lance. No caso do consórcio de imóveis, você pode utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o seu lance.
Ao ser contemplado, você tem acesso ao valor integral da carta de crédito, que pode ser utilizado para a compra do seu apartamento.
Viu como é fácil? Comece agora mesmo a dar os primeiros passos para um investimento tão importante e vantajoso: faça uma simulação de consórcio de imóveis e realize o sonho de ter um apartamento.