Apartamento ou casa: o que escolher?

3 de jan. de 20233 minutos de leitura
Apartamento ou casa: o que escolher?

Espaço, privacidade, segurança, praticidade e preço… o que pôr na balança na hora de decidir onde morar.

A casa própria ainda está entre os maiores sonhos do brasileiro. Se a pandemia trouxe muitas incertezas ela trouxe também uma nova realidade para muitos trabalhadores o home office, o que deixa a moradia ainda mais importante em nossas vidas.

Todo o cuidado na hora de escolher é pouco. Alguns critérios pesam nesse momento: a localização, o preço, o tamanho e o tipo. Simplificando, poderíamos pensar que nesta lista estão o onde, o quanto, o como e o “o quê”.

Direcionando o olhar a partir deste último item fizemos uma lista de prós e contras de onde é melhor morar, apartamento ou casa?

Privacidade x Segurança

Morar em condomínio é uma alternativa mais segura, a portaria ou a cancela representam uma barreira a mais a transpor. Seja num condomínio horizontal ou vertical, isto é de casas ou de apartamentos, esta é uma opção mais protegida ou que ao menos oferece uma maior sensação de segurança..

Morar sem vizinhos ou sem vizinhos tão próximos, por outro lado traz mais privacidade. Mesmo em casas, uma parede compartilhada ou uma proximidade excessiva acaba fazendo com que os moradores participem involuntariamente do cotidiano dos habitantes ao lado. Viver em condomínios mais populosos trazem mais áreas de lazer, mas em contrapartida exigem mais jogo de cintura.

Se você é do tipo que não tolera bagunça, barulho de salto no andar de cima e criança gritando no playground… Condomínio não é para você. Mas lembre-se que em todos os lugares haverá crianças e pets e uma dose saudável de vida social.

Comunidades menores, ruas fechadas ou mesmo pequenas vilas com entrada e saída controladas são maneiras um pouco mais independentes de se viver junto, mas ainda em separado.

Praticidade x Manutenção

Viver em sociedade tem lá seus dissabores, mas nem tudo é ruim na vida em condomínio. Delegar o cuidado e a manutenção pode ser uma mão na roda. Viver em condomínio pode significar não apenas que você tenha a oportunidade de ter áreas de lazer mais completas como sauna, piscina e até quadra esportiva, mas que vai ter alguém que cuide delas para que você apenas desfrute.

O jardim de casa pode ser muito relaxante e acolhedor, mas ser o jardineiro ou pagar um deve ser um ponto a ser considerado. Podemos incluir nessa lista o piscineiro e a segurança extra como um sistema de alarme ou a mensalidade do guarda da guarita, por exemplo.

No caso de uma casa todo o investimento em melhorias que você fizer será só seu, já em um apartamento a decisão é tomada em conjunto e vale a opinião da maioria para determinar onde vai ser aplicado o dinheiro.

Espaço & Individualidade

Para muitos o sonho da casa própria vem junto com o sonho do quintal, aquele espaço para relaxar e fazer o churrasquinho com os amigos, a festinha das crianças, ter gramado para os cachorros ou mesmo ler um livro na rede nas horas de descanso.

As varandas maiores e as áreas gourmet dos prédios vieram para atender a esta demanda, mas há quem não abra mão de ter o espaço só para si, neste caso uma casa ou uma cobertura são suas melhores apostas.

Preço x Localização

O preço de ter uma unidade individual pode ser mais salgado, mas isto sempre vai estar atrelado à localização do imóvel. Muitas famílias mais jovens optam por viver um pouco mais longe dos centros para ter uma qualidade de vida em espaços maiores.

A distância do trabalho e o tempo no trânsito podem valer a pena para ter um quarto a mais ou para poder custear a escolha de morar em uma casa e não em um apartamento.

Morar em um bairro mais valorizado e mais central também pesa no bolso, se o terreno é caro o mercado imobiliário explora de forma vertical, utilizando o potencial construtivo para que a conta feche tanto para quem está investindo como para os proprietários.

Com o espaço sendo cada vez mais valioso, a cidade tem que crescer para cima. Então se a sua escolha for estar mais próximo do trabalho, dos amigos e família, talvez você seja um candidato ideal a viver em apartamento, onde o custo de uma localização privilegiada acaba tendo um impacto menor.

Agora que você já está bastante capacitado para fazer sua listinha de prós e contras é só decidir, e claro, começar a planejar este sonho com a gente!