O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Estudar é fundamental para se destacar e ter boas oportunidades de emprego. E muitas vezes apenas a faculdade não basta e, nesse momento, é importante se planejar para pensar em cursos, pós-graduações e por que não em um mestrado ou doutorado? Juntamos algumas dicas para quem pretende recomeçar. Confira:
Faça um planejamento financeiro
Existem opções para todos os bolsos, mas mesmo assim é fundamental que você faça uma reserva pensando nos seus estudos. Mesmo sendo um curso gratuito ou mais em conta, existem diversos gastos que envolvem voltar a estudar: mensalidade, deslocamento, alimentação, livros, entre outros.
Uma boa opção para quem quer ganhar desconto com a mensalidade é pagando tudo à vista. Muitas universidades oferecem ótimos descontos para quem escolhe essa opção. E o melhor é, fazendo essa organização você não precisará se preocupar com atrasos nas mensalidades e eventuais problemas de pagamento.
Economize
Não existe fórmula mágica. Se você abre um gasto a mais nas suas contas, você precisará deixar de gastar com alguns outros itens. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso.
Estude suas opções
Na hora de começar a pensar nessas opções é bom você avaliar quais cursos têm mais a ver com você e principalmente com a sua rotina. Voltar a estudar é sim custoso, mas precisa ser viável para você não desistir.
Então coloque no papel o tempo que você precisará se dedicar ao seu novo curso, sem esquecer de contar os trabalhos e tarefas escolares. Também é importante você analisar como é o programa de matérias e a distância do curso para a sua casa. Uma ótima opção que os brasileiros já estão até se acostumando são os cursos de EAD (Educação à Distância). Eles são bem práticos para quem não tem tanto tempo ou dificuldade para se deslocar até o local.
Essa também é a hora de entender se vale a pena começar uma faculdade do zero, ou talvez apenas uma especialização ou curso profissionalizante. Não limite suas opções.
Seja muito criterioso na hora de escolher o seu curso
Avalie o seu objetivo de vida e preste atenção qual curso pode te ajudar a chegar neste objetivo. Pergunte aos profissionais que você admira quais cursos eles recomendam e comece a avaliar qual tem mais a ver com você e com o seu objetivo.
Além de avaliar o curso, pesquise bastante sobre a instituição de ensino, se possível, converse com alunos e ex-alunos. Fazendo essa pesquisa sobre o curso e a instituição você consegue ter uma ideia de tudo irá funcionar e diminuindo as chances de você desistir no meio do processo.
Saía da sua zona de conforto
Avalie os seus medos e entenda o porquê deles. A partir disso, você vai entender quão longe consegue chegar sem medo. Na hora de voltar a estudar, principalmente se faz muito tempo que você não estuda, pensar fora da caixinha vai te destacar entre os alunos.
Estudar também é uma excelente forma de conhecer pessoas e assim já fazer contatos interessantes para o seu futuro profissional. Não seja tímido, todo mundo é um potencial colega de trabalho: dos alunos aos professores.
Não tenha vergonha de ser mais velho que os outros alunos
Caso você esteja disposto a voltar à uma universidade, não se sinta intimidado por estudar com pessoas mais novas. Essa pode ser a sua chance de fazer muitos amigos e conhecer pessoas com um universo completamente do seu, o que não deixa de ser uma ótima oportunidade.
E também não se sinta mal por não ter o mesmo nível de compreensão que pessoas muito mais novas. O modo que elas veem o mundo é diferente, e a magia de estudar com pessoas mais novas é justamente que elas acabam te ensinando também. Então, sem preconceito!
O seu tempo
Caso você vá fazer um curso mais demorado vale a pena você abrir mão de costumes antigos que faziam parte do seu dia a dia para abrir mais espaço na sua agenda. Com certeza algumas épocas acabam sendo mais corridas, como semanas de provas, entregas de trabalho, etc, mas se você se organizar, tudo é possível.
Se você trabalha, converse com o seu chefe sobre a sua decisão de voltar a estudar e peça ajuda nessa organização. Muitas vezes o seu chefe e colegas de trabalho são pontos de apoio nessa hora, inclusive, eles podem ter ajudar na hora de escolher o curso.
O consórcio é uma excelente forma de fazer o seu planejamento e levantar a quantia que você pretende gastar pagando pouco.
Faça uma simulação em nosso site e entenda como a Embracon pode te ajudar a realizar esse sonho de sair do país pela primeira vez.