Carros populares ainda valem a pena?

5 de nov. de 20224 minutos de leitura
Carros populares ainda valem a pena?

Nos últimos anos, a indústria de automóveis tem passado por grandes transformações. Até meados dos anos 1990, basicamente o brasileiro se organizava para a compra de um carro que pudesse resolver suas necessidades: ir ao trabalho, passear com a família etc.

Claro que as prioridades não mudaram muito com o passar dos anos. Mas os modelos de carro, sim. Se antes tínhamos apenas quatro ou cinco montadoras que prevaleciam no mercado, hoje a quantidade passa das dezenas de marcas, que oferecem os mais variados modelos.

Se você tem interesse na compra de um hatch, encontra dúzias de marcas com conceitos semelhantes. Vale o mesmo para os sedãs, picapes e até mesmo os SUVs, que são os modelos de carro mais altos, que substituíram de vez as antigas ‘peruas’.

Por conta disso, o próprio conceito de ‘carro popular’ não se reduz apenas a algumas poucas marcas. Existe uma variedade de modelos de entrada que podem ser úteis de diversas formas: na economia de combustível, melhor manutenção de peças ou, em alguns casos, maior praticidade.

A seguir, vamos trazer mais detalhes para que você considere a compra de um carro popular.

Por que vale a pena investir em um carro popular

O carro popular é muito procurado pelas pessoas porque oferece algumas vantagens. Além de pagar por um preço mais em conta quando comparado a outros modelos mais robustos e potentes, o carro popular traz diversos outros benefícios, que iremos explicar a seguir.

Modelos são mais baratos

O carro popular possui melhor relação custo-benefício, ajudando no planejamento de compra. Você não gasta um valor exorbitante na sua aquisição, conciliando melhor com seus rendimentos mensais.

Mais fáceis de revender

Por conta da alta procura, os carros populares são mais fáceis de vender quando comparados a outros modelos. Muitas pessoas gostam de modelos desse tipo porque, além da economia, podem utilizá-lo para uma série de atividades: ida ao trabalho, passeios, viagens etc.

Em busca de maior economia, os carros populares costumam ser muito procurados e, por isso, são fáceis de revender - seja para uma venda particular, concessionária ou até mesmo uma agência de veículos.

Pouco gasto com manutenção

Por existir maior oferta de veículos desse tipo, lidar com manutenções tende a ser menos custoso para os donos de carros populares. É mais fácil encontrar peças ou encontrar profissionais especializados para trabalhar com sua mecânica, reduzindo os gastos na hora de fazer uma revisão ou ter que lidar com alguma avaria do seu veículo.

Menor consumo

Quem pretende economizar nas idas aos postos de gasolina pode muito bem contar com o seu carro popular. Os modelos mais recentes costumam ser flex, dando a opção de o condutor escolher entre álcool e gasolina.

Geralmente, os carros populares fazem mais de 10 km/l com o combustível, ajudando a economizar em outros aspectos do seu veículo.

Você conta com uma gama de opções

Existem diversos tipos de carros populares no mercado: os mais econômicos, os que apresentam boa performance em todos os tipos de avenidas e estradas, os mais potentes que os demais e até mesmo os que trazem diversas opções de conforto, com o chamado ‘kit completo’.

A alta quantidade de opções permite ao interessado criar comparativos e ter maiores chances na compra de um carro que realmente atenda às suas necessidades.

Seguro mais barato

Por ser um modelo mais em conta, o valor do seguro tende a ficar mais barato no caso dos carros populares. Trata-se de mais uma forma de economizar a longo prazo com o seu modelo.

Você garante seu poder de compra

Com maior facilidade de revenda e menores custos agregados, você consegue realizar qualquer tipo de transação de forma mais rápida com um carro popular. Ou seja, digamos que precisa lidar com uma emergência e precisa vender o seu carro. Com um modelo popular, as chances de conseguir interessados aumentam, sem ter que ficar procurando por pessoas a todo o momento.

Isso dá maior garantia ao seu poder de compra, já que existem muitos interessados na compra de carros econômicos.

Consórcio de automóveis: a melhor forma de comprar seu novo carro

Caso queira investir em um novo modelo de carro, não importa se seja hatch, sedã, SUV ou picape, a melhor opção é o consórcio.

Você não precisa pagar valor de entrada ou juros nas parcelas. Trata-se da melhor forma de parcelar o bem, porque você paga por um valor mais justo a prazo.

Fazer um consórcio para a compra de um automóvel é muito fácil. Basta escolher uma administradora que possua autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, e selecionar o consórcio de automóveis.

Para fazer a simulação, escolha um valor de referência para a compra do carro que deseja. Depois disso, é só selecionar a quantidade de parcelas e verificar qual o melhor valor para o seu consórcio.

Leve em consideração os seus rendimentos mensais e escolha um valor de parcela que não pese no seu orçamento. Depois disso, você entra em um grupo e pode ser contemplado de duas formas: por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor mais elevado que os consorciados podem tentar, com o objetivo de ter acesso à carta de crédito com antecedência.

A vantagem é que a carta de crédito dá poder de compra à vista, o que permite uma boa margem de negociação com as concessionárias ou proprietários.

Portanto, invista desde já no seu sonho de ter um carro popular. Faça uma simulação de consórcio de automóveis e confira na prática as vantagens de uma modalidade que ajuda milhões de brasileiros a adquirirem o que desejam.