Realizar o sonho de ter a casa própria é um dos maiores desejos dos brasileiros. Na verdade, já faz muito tempo que é assim: quem nunca ouviu a história de pais e avós que batalharam para conseguir a tão sonhada moradia e, assim, garantir uma segurança para toda a família?
Afinal, as pessoas procuram mais segurança e condições mais favoráveis para criar os seus filhos.
Por muitos anos, os filhos seguiram os conselhos de seus pais e, assim como muitos deles, casaram e compraram sua casa, muitas vezes dividindo o valor total por décadas.
No fim, a casa, a prazo, muitas vezes acabava sendo adquirida por um valor duas vezes maior que seu preço estipulado inicialmente. Em muitos casos, o sonho da casa própria passava por etapas mais longas: comprava-se um terreno, começava a construir conforme o dinheiro fosse entrando, até concluir o acabamento e preencher o espaço com móveis - um processo que demora de acordo com a renda de cada um.
E, quando se fala na compra de uma casa, o que vem à sua mente? Uma casa na rua, em condomínio fechado ou até mesmo um apartamento?
A seguir, vamos dar mais detalhes sobre a casa na rua.
Tipos de casa na rua
Casa térrea
Como o próprio nome já dá a entender, a casa térrea tem somente um andar e possui um estilo mais clássico e tradicional. Nesse tipo de casa, todos os cômodos ficam de fácil acesso em um único andar - o que pode ocupar um espaço maior de terreno.
Uma das maiores vantagens da casa térrea é permitir que idosos, crianças e pessoas com deficiência consigam se locomover tranquilamente, sem ter que lidar com as escadas. Essa facilidade de locomoção acaba sendo benéfica para todos os moradores, afinal, é muito mais fácil se movimentar com todos os cômodos integrados de forma horizontal.
Sua construção depende de um terreno mais plano - o que facilita bastante o trabalho de todos os contratados envolvidos, como engenheiro, arquiteto e mestres de obra que irão erguê-la.
Por conta disso, o custo de se erguer e manter uma casa térrea são mais em conta do que um sobrado. Sem a complexidade estrutural de um sobrado, as casas térreas costumam explorar melhor os espaços, considerando a integração horizontal com todos os ambientes.
Sobrado
O sobrado nada mais é do que uma casa que possui dois ou mais andares. Acaba sendo uma opção buscada para quem quer maximizar o espaço que possui.
principal vantagem de se investir em um sobrado é conseguir ter o máximo de aproveitamento de um terreno. Trata-se de uma opção bastante considerada por quem tem espaços curtos de construção, algo cada vez mais comum em grandes cidades, por exemplo.
Com o sobrado, tem-se mais liberdade para deixar a casa do jeito que você realmente deseja, porque dá mais dinamismo a todos os cômodos. Quem quiser ter mais privacidade para as áreas mais íntimas acaba contando com uma arquitetura que favorece essa separação. Você não precisa deixar o quarto acessível para as visitas, por exemplo.
A circulação de ar dentro de um sobrado acaba sendo favorecida, uma vez que se tratam de construções mais altas e com grandes aberturas nas fachadas.
E, por falar em fachada, com um sobrado fica mais fácil explorar uma estética que deixe a casa mais bonita e vistosa na parte da frente.
Além disso, o sobrado acaba tendo um índice de valorização maior do que a casa térrea: fica mais fácil personalizar o espaço da forma que deseja, sem ter tanto a dependência da integração entre os ambientes.
Por que morar em uma casa na rua
A seguir, vamos trazer alguns motivos para se considerar a compra de uma casa na rua.
Maior interação com as pessoas
Quando se mora em uma casa na rua, você conta com maior interação com as pessoas do local. Embora um condomínio também proporcione esse tipo de interação, com a casa na rua seus horizontes se ampliam, facilitando o processo de construir uma relação positiva com a sua vizinhança.
Isso pode ser de grande valor se você tem filhos, por exemplo, que podem brincar com outras crianças. E, se morar em uma rua com pouco movimento, pode até mesmo deixar seus filhos mais à vontade.
Sem custo de condomínio
Morar em um condomínio pode até proporcionar mais segurança. Porém, é preciso lidar com um valor de mensalidade contínuo, que será cobrado enquanto morar no local.
Ao escolher uma casa na rua, você não precisa lidar com esse tipo de pagamento. Dependendo do local, pode contar com outras alternativas de segurança, como guardinhas motorizados, que realizam uma cobrança simbólica dos moradores.
Melhor opção para quem quer tomar decisões próprias e sozinho
A tomada de decisão coletiva faz parte do trabalho diário dos condomínios. Lembre-se de que isso inclui encontros e reuniões agendadas, etc. A verdade é que você nem sempre estará do lado da maioria das pessoas. Portanto, é preciso fazer concessões e lidar com as divergências nesse sentido, as discussões e os acordos fazem parte dessa convivência.
Ao morar em uma casa na rua, você tem mais autonomia para suas decisões e não precisa ficar seguindo um monte de regras. O espaço é seu e você tem mais liberdade para fazer o que bem deseja.
Compre sua casa com o consórcio
Seja para a compra de uma casa térrea ou um sobrado, a melhor forma de investir nesse bem é por meio do consórcio. Você não precisa dar valor de entrada e pode definir o melhor valor de mensalidade. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e planeje da melhor forma o pagamento da sua casa.