Sair para viajar é uma delícia, a gente planeja as férias e os feriados sonhando com os lugares que vai conhecer, as experiências que vai viver ou até mesmo só pensando em ficar com os pés pra cima tomando um drink com guarda-chuvinhas.
Mas qualquer um que já tirou férias pode atestar que, por uma certa perspectiva, é uma sucessão de correrias.
Correria para deixar o trabalho em dia: não é porque você não vai estar que as coisas vão se resolver sozinhas. Temos que deixar tudo encaminhado, o que dá um trabalhão!
Correria para resolver a viagem, já tem passagem, falta o hotel, já tem o hotel, falta o passeio. Comprou pacote fechado? Mas e os avisos viagem do cartão de crédito e do telefone?
Isso sem falar na mala, com as políticas de bagagem mudando de uma companhia pra outra, você tem que chegar se a sua está certinha no tamanho e se o peso vai dar. E é bom tirar um pouco antes do maleiro, pra dar uma conferida se as rodinhas ainda funcionam.
A viagem em si também é uma correria, porque a gente tem a tendência de querer vivenciar tudo e mais um pouco naquele espaço de tempo. É passeio na rua, no museu, no parque, no restaurante, naquele café ou restaurante que tem não sei o quê… Ao final do dia, ao chegar no hotel a banheira olha para você, mas você resiste, toma uma ducha e sai pra jantar. Qual a chance de perder sequer uma experiência?
É provável que você tenha se cansado só de pensar, mas certamente não foi dissuadido de que viajar está entre as melhores coisas da vida. E como tudo que parece complicado à primeira vista é uma questão de planejamento e programação.
Passo-a-passo do bom viajante
Antes de tudo escolha bem o destino. Não precisa estar com o pacote comprado para começar a pesquisar. Dê uma navegada selecionando quais lugares gostaria de conhecer, como chegar lá, quanto custa… Definir isso vai te ajudar a saber qual o melhor meio de transporte: carro, avião, ônibus, trem.. E porque não, navio? Os cruzeiros têm sido uma boa opção por já incluírem estadia, refeições e uma boa dose de entretenimento com shows toda a noite e cassinos à bordo.
Transporte e documentação
Se vai de carro, confira se está tudo ok, água, óleo, pastilhas de freio…Faça uma visita ao seu mecânico de confiança e evite problemas durante o percurso.
Se comprou uma passagem, confira o horário e a documentação necessária. Vai precisar de vacina? Visto?
E lembre-se de se apresentar com antecedência.Fazer um seguro viagem é requisito para alguns destinos, mas mesmo que não seja o seu caso é recomendável. Eles cobrem não apenas um primeiro socorro de despesas médicas, hospitalares e odontológicas caso necessário, mas o extravio de malas também. Em alguns casos, comprar a passagem com cartão de crédito já garante algum tipo de seguro, verifique se é o seu caso antes de contar com ele.
Está viajando com crianças que precisam de autorização? Viajar com menores sem ter os pais como acompanhantes, e muitas vezes mesmo tendo, significa precisar de documentos de autorização assinados com firma reconhecida em cartório. Portanto, não deixe para última hora.
E visto, é necessário para onde você vai? Dá tempo de seguir os trâmites antes da data de partida? Com a pandemia muitos consulados estão demorando para emitir as autorizações de viagem.
Sazonalidade
Você está indo no período certo? É sempre bom dar uma conferida na estação do ano e na previsão do tempo durante a época em que vai viajar. No nordeste em julho chove mais, Caribe entre setembro e novembro passa por aquela temida temporada de furacões, mesmo Bonito ou Lençóis Maranhenses, que são lindos de qualquer jeito vão ter uma época em que as lagoas estão mais cheias e cristalinas.
Se for para um local de inverno mais rigoroso esteja preparado: casaco impermeável, luvas, segunda pele, gorro e meias bem quentinhas. Não deixe para comprar lá e passar frio caso não encontre logo de saída os itens que precisa. Pegar um resfriado pode acabar com seus planos de uma viagem bem sucedida.
Conhecer as distâncias envolvidas nos seus trajetos é sempre bom. Pode parecer perto olhando no mapa, mas se o acesso for ruim ou o transporte não for de fácil acesso o passeio vai por água abaixo. Fique de olho nos horários de funcionamento das atrações e dos meios para chegar até elas.
Check-list
São coisas que podem parecer básicas e óbvias, mas que quando se acumulam colaboram para aquela correria de que falamos lá no começo.
Tem pet? Seu peludo vai junto, vai ficar na casa de algum tio bacana ou em hotelzinho? Já deixe tudo agendado e a comida comprada.
Segurança da casa: lembre-se de apagar as luzes, esvaziar a geladeira, fechar as portas e janelas, checar algum timer que tenha rotina, avisar o jardineiro e a faxineira (ninguém gosta de dar com a cara na porta) e ligar o alarme.
Faça uma pastinha com toda a documentação da viagem - hoje em dia ela pode ser física ou digital, mas deve sempre ter um back up. Se tiver o celular ou a bolsa roubada você vai saber como agir e para onde ligar primeiro caso tenha as informações em algum outro lugar. Uma dica é mandar um e-mail para você mesmo com os dados. Informar uma pessoa próxima sobre seu roteiro é outra precaução que pode vir a calhar.
Faça uma previsão dos gastos e decida com que meio de pagamento vai custear as atividades. Um mix de moeda local e cartão de crédito é o mais corriqueiro, mas muitas pessoas estão aderindo aqueles cartõezinhos pré-pagos, você carrega um valor e já sabe que é a sua cota e o melhor, quando voltar, já está pago!
Ponha na mala uma sacolinha com os remédios que possa precisar e que você conhece e já tem familiaridade.
Se informe sobre a gastronomia local, temperos exóticos e comidas apimentadas podem render o tipo de história pra contar que não era a que você estava planejando.
Se vai para outro país aprenda um vocabulário mínimo e procure saber sobre a cultura e costumes locais para evitar transtornos e gafes.
Deixe a mala pronta com pelo menos um dia de folga, assim vai dar tempo caso precise de alguma roupa que está lavando ou comprar algo que ficou de fora.
Depois de ler tudo isso você provavelmente não encontrou nada de novo, mas deve concordar que são dicas imprescindíveis. Quem nunca comeu bola e teve um trabalhão?
É possível que alguma coisa tenha ficado de fora, cada viajante tem suas particularidades, mas seguindo essa listinha as chances de aproveitar a viagem sem percalços é maior. Fazendo isso você precisa apenas se preocupar em fazer boas selfies!
Faça um Consórcio
E para planejar a sua próxima viagem, que tal fazer um consórcio de serviço? O consórcio de serviço funciona da mesma maneira dos mais famosos, como automóveis e imóveis, você entra em um grupo e todo o mês alguém é contemplado, seja por sorteio ou lance.
Após a contemplação, o consorciado tem o direito a carta de crédito (após a análise de cadastro) e com a carta de crédito em mãos, você terá o direito a pagar pelo serviço que você deseja, nesse caso aquela tão sonhada viagem.
E o melhor de tudo? Sem juros e sem precisar dar uma entrada. Planeje-se e faça o seu consórcio com a Embracon.