Entrar em um consórcio é uma decisão importante para quem faz, já que precisa ser feita com muita segurança.
É preciso saber se a administradora do consórcio em que você está entrando é confiável. Afinal, esta é uma parceria que pode durar anos e, na maioria das vezes, representa a realização de um grande sonho.
Por isso, antes de colocar um sonho nas mãos de uma empresa, o recomendado é conhecê-la melhor, assim como a carta de crédito desejada.
Neste momento, a pesquisa é a melhor arma para evitar as inúmeras fraudes que infelizmente acontecem por aí
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você descobrir se a administradora do consórcio é de procedência e confiabilidade. Confira e faça um melhor negócio!
Cuidados antes de contratar o consórcio
Pesquise sobre a administradora
Para começo de conversa, a administradora precisa ser autorizada pelo Banco Central, o órgão fiscalizador de todos os consórcios no país.
Caso a instituição que você procura não aparece nesta relação, nada feito, ela não possui autorização para funcionar.
Se ela está na listagem, observe informações importantes, como as taxas de administração para saber se a empresa oferece condições vantajosas em relação às concorrentes, mas não deixe também de observar o índice de inadimplência para se certificar sobre a saúde financeira do consórcio.
Além desta pesquisa, aconselha-se dar uma olhada se a empresa possui muitas reclamações, entrando em contato com Procon da região ou Reclame Aqui.
Leia o contrato minuciosamente
Antes de assinar o contrato de adesão, leia todos os termos com muita atenção.
A taxa de administração deve ficar bem clara, assim como o número total de parcelas e as regras de contemplação.
Por que escolher um consórcio confiável?
As vantagens que mencionamos só se realizam quando você escolhe um consórcio que é confiável.
A administradora do consórcio é a responsável por tornar o negócio viável e trazer o melhor retorno possível. Quando você paga a taxa de administração está subsidiando a atuação de especialistas que vão gerenciar todos os processos necessários para que o grupo se mantenha economicamente viável.
Isso é feito para garantir que, dentro do prazo contratado, todos possam receber e utilizar sua carta de crédito.
O fundo de reserva é um valor que você paga mensalmente, incluído na parcela do seu consórcio, e que serve para cobrir custos eventuais e trazer proteção contra imprevistos.
Você pode perceber que a escolha da administradora vai além da questão da idoneidade? Ela trata também de expertise e conhecimento de mercado e protege seu investimento em vários aspectos. Por isso, não há motivo para pular a etapa essencial de pesquisa.
Por que a Embracon é a melhor escolha?
Desde 1988 no mercado, a Embracon se especializou no consórcio de automóveis, motocicletas e imóveis, e tornou-se referência no atendimento ao cliente. Em sua trajetória, a companhia entregou mais de 500 mil bens.Em 2018, ano em que comemorou 30 anos, a companhia lançou a categoria de consórcio de serviços, que inclui estudos, viagens, festas, decorações e estética.
A empresa foi criada por Guido Savian (presidente administrativo) e Juarez Silva (presidente comercial), em São Paulo. Com o sucesso nas vendas de cotas, a empresa expandiu, em 1995, para cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, Americana, Sumaré, Campinas e Jundiaí.
Após algumas aquisições de carteiras, em 1998, a Embracon fortaleceu sua presença em território nacional, chegando à região Nordeste, em 2001, e à região Sul, em 2004, com a inauguração da primeira filial em Curitiba (Paraná).
Atualmente, a Embracon conta com cerca de 90 filiais e mais de 600 parceiros comerciais.
Com aproximadamente 3000 colaboradores, foi premiada por mais de 13 anos consecutivos no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no País pelo "Great Place To Work", além de ser destaque em avaliações das áreas de gestão de pessoas por publicações respeitadas, como Valor Econômico, Revista Época e Revista Você S/A.
Faça seu consórcio com a Embracon!