A melhor opção para quem deseja comprar primeiro carro com cautela e planejamento é o consórcio. Afinal, o consórcio para carros reúne uma série de benefícios em comparação com outros modelos de negócio tradicionais: parcelas menores e sem juros, sem necessidade de entrada, prazos maiores para quitação, entre outros.
Por fim, ao ser contemplado e receber a carta de crédito em mãos, é possível fazer um negócio muito mais vantajoso na hora de adquirir o veículo, visto que a carta oferece o poder de compra à vista.
Após escolher o carro a ser adquirido, o consorciado deve indicá-lo à administradora que, por sua vez, conduzirá todo o processo de pagamento junto à concessionária.
Mas antes, como funciona o consórcio?
Para avaliar se vale a pena fazer um consórcio, vamos entender melhor como funciona essa operação com um passo a passo:
Uma administradora de consórcio de carros começa a montar um grupo de interessados na aquisição de um carro;
Após atingido o número mínimo de participantes, os consorciados começam a pagar parcelas mensais para a administradora;
Todos os meses, um dos consorciados é contemplado com uma carta de crédito para a compra do veículo por meio de sorteio, e aquele participante que der o lance mais alto também é contemplado;
Os consórcios podem ter uma duração bem longa, portanto, é preciso estar consciente de que nem sempre você conseguirá obter um veículo em pouco tempo – dependendo de um pouco de sorte.
Para participar de um consórcio, basta procurar por uma administradora e entrar em um grupo de consórcio. Após isso, você começa a pagar as parcelas mensais e pode optar por esperar o sorteio ou dar um lance de maior valor para garantir o seu carro.
É importante frisar que, mesmo depois de ser contemplado com o carro, é preciso continuar pagando as parcelas do consórcio até que o último participante consiga comprar primeiro carro.
Faça um consórcio para comprar primeiro carro
Você vai comprar primeiro carro e já sabe até o modelo, o ano e as características do veículo. Mas sabe como vai pagar? O consórcio é uma ótima maneira de ter o bem, sem se preocupar com os juros altos.
Isso porque o consórcio de carros não é como um financiamento ou outra modalidade em comum. Nele, várias pessoas se unem e formam um fundo em comum para alcançar o objetivo. Não existem juros!
O valor da parcela que cada cotista paga mensalmente depende do prêmio em si. Todo mês, um consorciado é contemplado para pegar uma carta de crédito e comprar o bem. Quem cuida deste grupo é a administradora do consórcio, que realiza sorteio e recebe os lances para definir os vencedores do mês.
O consórcio é a principal dica para o planejamento financeiro na compra do primeiro carro. Ele é flexível e simples, podendo a pessoa escolher dentre vários valores de prêmio. Além disso, é bem menos burocrático do que o financiamento, que exige uma série de comprovantes.
Confira então quatro dicas para você que vai comprar primeiro carro!
1- Compra planejada!
O carro é um sonho de consumo de muita gente, mas é ideal planejar antes. No consórcio, isso acontece, já que a pessoa vai criando um montante para comprar o bem. Muitos, aliás, fazem o consórcio para trocar de carro, pagando as prestações e, quando for contemplado, consegue comprar um veículo mais novo.
2- Fuja dos juros!
Ninguém gosta de pagar juros, ainda mais alto! No consórcio, a principal cobrança além é a taxa de administração, ou seja, é livre de juros.
3- Pense nos outros gastos!
Ao comprar primeiro carro, não se deve pensar apenas no valor dele! É preciso pagar ainda a documentação, transferência, seguro. No consórcio, é possível ainda usar parte do dinheiro para pagar essas taxas e serviços.
4- Manutenção do poder de compra!
No financiamento, ao fim dele você terá pagado quase o dobro do valor do veículo e ele ainda estará desvalorizado pelo uso em si. No consórcio, a parcela é ajustada para manter o poder de compra ao ser contemplado.
Quais tipos de carro é possível comprar com o consórcio?
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado vai para a etapa mais satisfatória de todo o processo: escolher o automóvel na concessionária. Ele possui a liberdade de optar pela marca e modelo que desejar, sendo um carro novo ou seminovo.
No entanto, os carros seminovos não podem ter mais de cinco anos de uso para serem adquiridos com a sua contemplação. Além disso, o valor da carta de crédito não pode ser utilizado para outros fins, como a aquisição de outros tipos de bem ou serviço, tais como aplicações em investimentos.
Saber dessas informações é fundamental, uma vez que os preços praticados nas duas modalidades podem impactar no seu planejamento financeiro.
E você? Interessado em comprar primeiro carro com consórcio? A Embracon tem os melhores planos para que você possa realizar os seus sonhos, acesse o site e confira!