Como todos sabemos, os preços dos carros no Brasil aumentaram muito. São muitos os fatores que contribuem para isso, desde a valorização do dólar (a maioria das autopeças, principalmente os sistemas eletrônicos, são dolarizados) até a pandemia com o coronavírus (que fecha fábricas e reduz o número de carros disponíveis para venda). Isso levou muitos a buscar alternativas e entender como funciona o consórcio de seminovos.
O consórcio de seminovos e carros usados é uma solução interessante para quem quer comprar um automóvel, mas atualmente não tem muito dinheiro para dar a entrada de um empréstimo ou financiamento.
Claro que a ferramenta tem suas desvantagens, mas vale a pena conhecê-la melhor para ver se ela se encaixa no seu contexto. Quer saber como funciona o consórcio de seminovos na prática? Então, siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
Como funciona o consórcio de seminovos na prática?
Na prática, os interessados em consórcio de seminovos devem procurar empresas que ofereçam esse serviço. Lá, eles têm que aderir ao contrato, levando em consideração o valor do consórcio e as mensalidades cobradas.
Essa definição está diretamente relacionada ao valor do crédito que eles receberão ao final do contrato. É este valor que será utilizado na compra do seu carro usado e com base neste valor será determinado o custo da prestação e o prazo de reembolso do produto financeiro.
Quais são as vantagens da modalidade de consórcio de seminovos?
O consórcio de seminovos têm características muito específicas que tornam a aquisição de um veículo uma realidade. Para muitos, isso é ideal para conquistar essa beleza. Isso ocorre porque os pagamentos parcelados estão relacionados à capacidade de pagamento de cada indivíduo.
Veja algumas vantagens do consórcio:
Quando a contemplação acontece e você pega o crédito, poderá escolher o seu carro, não necessariamente sendo o carro que você pensou quando começou o consórcio;
Os juros são bem mais baixos do que os de cartões de crédito e, também, dos ligados ao financiamento de veículos;
Existe a possibilidade de ser contemplado antes do fim do prazo acordado, por meio da alternativa dos sorteios e dos lances.
No final, o consórcio de seminovos é vantajoso?
Depois de entender as principais vantagens de aderir a um consórcio de seminovos, podemos definir que, no fundo, é uma boa ideia. Afinal, o custo está dentro do seu orçamento, é uma proposta segura e, o mais importante, lhe dará crédito suficiente para comprar o veículo que tanto deseja.
Mas se você está com pressa para adquirir o carro dos seus sonhos, vale a pena procurar um consórcio com menor prazo ou tentar um lance.
Faça sua simulação de consórcio de seminovos com a Embracon!