Consigo comprar uma moto com o consórcio?

16 de jan. de 20234 minutos de leitura
Consigo comprar uma moto com o consórcio?

A resposta é sim! Comprar uma moto com um consórcio é muito mais simples do que parece. Esta modalidade de compra oferece muitas vantagens para facilitar a sua vida na hora de adquirir um bem.

Com a pandemia, as entregas aumentaram e muita gente migrou para o setor de delivery, que definitivamente veio para ficar. Não podemos esquecer também que o isolamento também causou muito desemprego e o carro ficou ainda mais caro.

Mas, se o brasileiro é um aficionado por carros, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) mostrou que houve um aumento significativo na aquisição de motocicletas. O crescimento em comparação com o ano anterior foi superior a 25%.

Que tal entrar para esta estatística muito em breve? Para realizar um sonho é preciso planejar e o consórcio é exatamente isso, uma forma de se programar não para saber o “se”, mas para saber o “quando”.

Vale para qualquer tipo de moto?

Novamente a resposta é sim! É uma questão de você definir suas necessidades e desejos. A moto é para trabalho, para transporte diário ou para o lazer? Cada um desses perfis leva a uma escolha diferente entre potência, desempenho e consumo de combustível. Mais um fator a lembrar: a companhia. Esta moto é para o seu uso individual ou tem gente sonhando na garupa? Nesse caso um modelo mais confortável é a opção ideal. Seja qual for o tipo da moto que pretende adquirir existe um consórcio no tamanho certo.

Como funciona o consórcio de moto?

Este modo de compra age de forma semelhante para qualquer tipo de aquisição, seja moto, carro, casa ou até mesmo barco. Ele é um autofinanciamento, onde um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se unem com um objetivo em comum.

Isto significa que tenho que achar um grupo que deseje comprar o mesmo modelo de moto? Não, o que importa é o valor da carta de crédito, funciona como um vale presente que você dá a si mesmo. Você vai juntando todo mês e ou no momento do sorteio ou ao final do grupo você tem o montante para obter o bem desejado, neste caso uma moto.

O bom deste esquema é o planejamento e a organização, você se compromete com aquela quantia todo mês e vai juntando, coisa que talvez não fizesse se não fizesse parte de um grupo e tivesse assumido um compromisso.

Para os diferentes estilos de moto existem diferentes valores e, portanto, diferentes cartas de crédito oferecidas no consórcio. Pense que para definir o investimento mensal deve ser levado em conta o tempo de duração do grupo.

A partir do momento em que você determinou o valor necessário para comprar aquele modelo em que você está de olho já pode prosseguir com a simulação. É por meio dela que se pode calcular o tempo e o montante que deve ser investido mensalmente e escolher o melhor plano para o seu bolso.

Com o consórcio, você tem poder de escolha para definir o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas.

Vantagem do lance

Participar de um grupo de consórcio tem vantagens como programar o gasto de acordo com o seu orçamento ou de não ter juros compostos atuando em suas parcelas. Mas a sorte e a ansiedade desempenham papéis importantes nos membros dos grupos. Por um lado,a sorte de ser sorteado logo pode ser uma ótima notícia, mas quando isso não ocorre há a possibilidade de se dar um lance.

Basicamente, existem duas formas de contemplação em um consórcio. Na primeira, os cotistas participam de um sorteio que define para quem vai a carta de crédito. Contar que seja você o sorteado pode demorar e é aí que entra a segunda forma, o lance. O lance funciona como um leilão onde os membros do grupo oferecem um valor como adiantamento das parcelas ainda a vencer, quem oferecer mais leva.

Para fazer mandar sua oferta é importante conhecer bem as regras do grupo para entender como fazer a oferta de lance.

Dúvidas:

  • Carta - não é preciso ter CNH categoria A, a carta de moto, para se fazer o consórcio. Este é um documento exigido para a condução do veículo e não para sua aquisição, financiamento ou autofinanciamento.

  • Consórcio tem juros? Não, o consórcio não tem juros, ele é uma modalidade de compra em que um grupo de participantes com o objetivo de adquirir o mesmo bem (ou uma carta de crédito num mesmo valor) juntam recursos. O crédito é fornecido pelos próprios integrantes do grupo, o que elimina a necessidade de juros. O que é cobrado é uma taxa de administração.

  • Consórcio tem menos burocracia? Em uma palavra: sim! Isto acontece porque no consórcio você está juntando o capital para comprar o bem, você não está fazendo a aquisição do mesmo. Pelo menos não ainda. Então o processo é bem mais simples.

  • Como pagar pela moto com a carta de crédito? Assim que escolher o modelo perfeito para você, o que pode ser em uma loja, concessionária ou de um vendedor particular, você entra em contato com a administradora do seu consórcio e ela faz a transferência do valor.

Agora que você já sabe tim-tim por tim-tim como fazer, chegou a hora de tirar o sonho da gaveta!