Se você deseja investir em um bem de alto valor, como um carro ou uma casa, provavelmente deve pesquisar as opções disponíveis. Entre as mais conhecidas estão o pagamento à vista, que exige juntar um alto valor para pagar de uma só vez, e o financiamento, que permite o parcelamento da compra com acréscimo de juros e exigência de valor de entrada.
Muito mais que uma terceira opção de compra, o consórcio se destaca como a melhor modalidade de compra de um bem. Isso porque ele reúne as principais vantagens do financiamento e do pagamento à vista: você pode dividir o valor da sua compra e, ao ser contemplado, pode utilizar a sua carta de crédito com poder de compra à vista, o que permite uma excelente margem de negociação.
Mas, antes de tomar uma decisão desse tipo, vale a pena conhecer como a modalidade funciona.
Você não tem acesso ao bem de forma imediata ao fazer o contrato de um consórcio. Em seu modelo, é necessário participar de um grupo, que reúne consorciados com interesses parecidos com o seu, e contribuir com as mensalidades de forma regular. O valor das mensalidades forma o fundo comum do grupo, que realiza as contemplações mensalmente nas assembleias.
É possível ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada um pode tentar. Pelo lance, o maior valor ofertado define o contemplado e quita as últimas mensalidades, sempre da última para a mais recente.
Nenhuma administradora de consórcio pode prometer quando os consorciados serão contemplados: isso pode acontecer tanto nos primeiros meses, quanto nos últimos da sua cota. Mas, ao selecionar uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, ao se comprometer com as mensalidades, é garantia de que você terá acesso à sua carta de crédito.
Diante de tudo isso, será que o consórcio realmente se apresenta como um bom negócio? A seguir, vamos explicar em quais situações vale a pena investir em um bem por essa modalidade.
Você planeja a sua compra
O consórcio é uma excelente forma de compra a médio e longo prazo. Por mais que você não saiba a data exata em que terá acesso ao bem, você pode planejar a sua compra do começo ao fim ao definir o valor da carta de crédito e a quantidade de mensalidades.
Antes mesmo de fechar o contrato, você pode fazer a simulação de consórcio, que permite saber com antecedência o valor da mensalidade de acordo com a carta de crédito e a quantidade de parcelas. Esse mecanismo é gratuito e pode ser utilizado quantas vezes for necessário dentro do site da administradora.
Com a simulação de consórcio, você tem a possibilidade de planejar a compra de acordo com o seu orçamento mensal.
Você economiza a longo prazo
O consórcio se destaca como a melhor forma de parcelar um bem de alto valor porque permite pagar por um valor a prazo mais justo.
Diferentemente do financiamento, em que o bem pode custar mais que o dobro do valor original, pelo consórcio você tem uma grande economia porque não precisa pagar juros, nem entrada.
E, com a possibilidade de compra à vista, pode economizar bastante na transação e negociar diretamente com o vendedor, mesmo que precise de um valor a mais para completar a compra.
Não paga juros nem entrada
Com o consórcio, você não precisa se preocupar em pagar valor de entrada, como acontece pelo financiamento. Ao assinar o contrato, fica determinado quais são os valores a serem pagos para a quitação de sua cota, sem ter que juntar um alto valor para iniciar o contrato de pagamento.
Além disso, o consórcio não faz cobrança de juros em suas mensalidades. Desde o início, o consorciado já tem ciência das taxas do consórcio, que são:
Taxa de administração: que é cobrada para remunerar a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, como simulação de consórcio, formação dos grupos, entrega das cartas de crédito, entre outros serviços.
Fundo de reserva: as administradoras fazem essa cobrança para cobrir casos de inadimplência nos grupos de consórcio. Se, até o encerramento do grupo, não houver casos de inadimplência (ou houver poucos casos), o valor do fundo de reserva é devolvido aos integrantes do grupo.
Liberdade de escolha
Com o consórcio, você pode escolher o que comprar. É possível investir em:
Consórcio de veículos: para compra do carro zero km ou seminovo (contanto que tenha até cinco anos de utilização).
Consórcio de motos: para a compra da moto que deseja, seja para trabalho, esporte ou passeio.
Consórcio de imóveis: para quem deseja realizar o sonho de ter a casa própria ou investir em um apartamento, terreno ou até mesmo um empreendimento comercial.
Consórcio de serviços: para viagens, estudos, intercâmbio, cirurgias plásticas, reforma e até mesmo festas (incluindo casamento).
Consórcio de veículos pesados: para a compra de caminhões, vans, ônibus ou maquinários agrícolas.
Cada categoria de consórcio tem o seu próprio limite de cartão de crédito e quantidade de parcelas.
Flexibilidade no uso da carta de crédito
Ao ser contemplado, você não precisa ter pressa para adquirir o bem que deseja. É possível manter a sua carta de crédito no fundo comum e pesquisar com calma a sua compra.
Viu como são múltiplas as vantagens de se fazer um consórcio? Entre no site da Embracon e faça uma simulação agora mesmo, para investir na realização dos seus sonhos.