Investir em educação é a melhor forma para garantir um futuro melhor. Hoje, uma das possibilidades para arcar com as despesas relacionadas aos estudos é fazer um consórcio para pagar faculdade.
Essa modalidade está cada vez mais em alta, permitindo que um número crescente de pessoas possa adquirir um nível elevado de escolaridade.
O consórcio de estudos é muito similar aos que existem para compra de carros e imóveis. Pela facilidade de adquirir essa oportunidade, a modalidade vem ganhando bastante espaço no mercado.
Como funciona um consórcio para pagar faculdade?
Por meio de uma seguradora, o contratante pode escolher um valor que custeie os estudos, período de tempo para o pagamento e a parcela da mensalidade que se adéqua à sua condição financeira.
O valor das parcelas não tem juros e, como nos demais contratos da modalidade, o montante é acrescido de uma taxa administrativa.
Com a aquisição do consórcio, o contratante é quem controla o pagamento das mensalidades, já que recebe o valor pago em forma de carta de crédito. Com isso, dispensa a antiga aprovação do financiamento, que causava problemas para os estudantes.
Como se planejar para iniciar os estudos?
Para fazer um consórcio para pagar a faculdade é preciso planejamento. A primeira etapa é programar uma data para iniciar os estudos, uma vez que o investimento somente estará disponível após o final do contrato, ou em caso de contemplação por sorteio.
A contemplação
Esse é um detalhe muito importante para se programar para fazer a faculdade. O consorciado somente recebe a carta de crédito após o pagamento total do contrato, ou se for contemplado nos sorteios mensais realizados durante as assembleias.
O número de sorteios varia de acordo com a arrecadação que o consórcio está movimentando. Assim como nos demais consórcios, uma vez que ao longo do contrato outras pessoas podem entrar para o grupo, isso aumenta ou diminui o número de sorteios durante o período.
Quais os benefícios de pagar a faculdade usando um consórcio?
Veja abaixo os 3 principais benefícios de pagar a faculdade com consórcio!
1. Poupar o dinheiro para os estudos
O consórcio funciona como uma poupança para investir em um objetivo que tem prazo de tempo definido.
Mensalmente é realizado o pagamento da parcela, sem juros, que retorna no final do contrato em forma de crédito, permitindo o pagamento da prestação dos estudos com mais autonomia.
2. As parcelas e os juros
Como as parcelas são fixas e não têm acréscimo de juros, para manter o valor do crédito atualizado em relação à inflação, as parcelas são atualizadas segundo o índice econômico definido em contrato. Ou seja, você sempre pode saber quanto vai pagar e será um valor justo para manter seu poder de compra.
3. A palavra-chave é planejamento
Fazer um consórcio é se planejar para o futuro. É possível prever quanto pagar, como pagar e organizar um início de estudos mais tranquilo.
Ao contrário de um financiamento, que precisa da aprovação de instituições financeiras e nem sempre cobre o valor total do curso, o consórcio vai abranger o montante necessário para custear os estudos, de acordo com as possibilidades financeiras do contratante.
O consórcio é uma modalidade de pagamento antiga, mas que está voltando com toda força ao mercado, porque é uma maneira mais segura e mais barata de poupar dinheiro para investir no futuro.
Você gostou deste texto sobre consórcio para pagar faculdade? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim você receberá nossas atualizações direto na sua caixa de entrada!
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.