Pegou, usou 🠊 guardou!
Não precisa ser a pessoa mais organizada do mundo, mas também não seja a mais desordeira, ninguém gosta de viver na bagunça. Se tirar algo do lugar para usar, lembre de guardar, caso contrário os itens que ficaram fora do lugar vão se acumulando e quando você vai ver tem mais coisa fora dos armários e gavetas do que devidamente guardadinhos.
Uma boa dica de organização é pensar na armazenagem, isto é saber quantos armários você precisa. É muito mais fácil manter a casa arrumada se tudo tiver um endereço certo.
Limpeza 🠊 use o dia da faxina com sabedoria
Novamente, não precisa ser perfeccionista, mas tente se lembrar daqueles lugarezinhos que ficam esquecidos, pelo menos uma vez por mês ou uma a cada dois é bom:
Limpar as pás dos ventiladores
Tirar os copos e louças de festa para dar uma geral
Esvaziar e limpar as prateleiras e gavetas da geladeira
Lave ou higienize as cortinas e estofados
Tire os móveis do lugar para tirar a poeira que fica acumulada
Maçanetas e interruptores costumam ser negligenciados, lembre-se deles.
Luminárias de teto também, principalmente as que acumulam mosquitinhos. (Se a sua luminária permitir coloque o bico do aspirador com cuidado, já vai dar uma limpadinha sem ter que tirar).
Os sapatos carregam muita sujeira, por isso muita gente deixa uma sapateira na porta deixando bem claro que essa sujeira não é bem-vinda. Se você não opta por este sistema tente evitar entrar com sapato no banheiro e lembre-se de limpar o armário ou gaveta onde acomoda seus calçados. Muito além do chulé, estes locais são terreno fértil para proliferação de fungos.
Use o ar e o sol a seu favor
Ventilar os espaços é muito importante e muito saudável. Mas tem outras coisas que precisam de um arzinho.
Acabou o inverno, lave todos os cobertores, mantas e edredons antes de guardar. Não faça isso em sacos plásticos, você aumenta a chance de ficarem com cheiro ruim e mofos caso não estejam completamente secos, e aí vai ter o trabalho dobrado quando quiser usar. Onde colocar? Embalagens de TNT que respiram são uma boa pedida. Faça o mesmo com os casacos e malhas e sempre que lembra coloque eles para tomar um solzinho.
Os colchões e travesseiros também precisam desse cuidado: vire os colchões a cada 15 dias e coloque os travesseiros para um banho de sol. Muitos colchões hoje têm pilow top e não viram de barriga pra baixo, mas dá pra virar o pé pra cabeça e vice-versa e deixar respirar um pouco antes de já colocar outro lençol.
Você sabe o que é ventilação cruzada? É uma solução arquitetônica que favorece a circulação de ar dentro dos espaços. Ela beneficia o conforto do ambiente e também é uma medida de economia, pois espaços bem arejados podem dispensar ou utilizar menos o ar-condicionado.
Funciona assim: janelas ou aberturas são dispostas em paredes opostas ou adjacentes fazendo com que o ar possa entrar por uma e sair pela outra. Ela pode ainda ser horizontal - quando as aberturas estão em uma altura semelhante ou vertical, quando uma abertura está mais alta do que a outra - este último é ótimo para refrescar os ambientes, pois o ar quente sobe e essa circulação faz sua exaustão.
Não está mais usando 🠊 doe!
Já ouviu aquela máxima: quando entra uma roupa nova, uma velha sai? Ela não vale só para roupas, na verdade é muito usada com as crianças para reciclar os brinquedos que ficam encostados conforme os anos vão passando. Tanto as roupas quanto os brinquedos que não te atendem mais podem servir para outros.
Os objetos podem entrar nessa dança: utensílios de cozinha, objetos de decoração, itens de tecnologia que ficaram obsoletos e aquela papelada que a gente deixa pra ver depois e vai acumulando numa gaveta até lotar e ficar com a língua de fora!
Uma sugestão: ficou um ano sem usar repense, dois recicle. Se for muito apegado, tente dar um novo uso. Uma travessa de cozinha pode virar um cachepot para plantas, por exemplo, assim ela fica com você mais um pouquinho e ainda dá uma renovada no decor. Capas de almofadas são boas para mudar o ar da casa também, você tira para lavar e trocar o modelito, o sofá fica com uma cara nova e você ainda cuida da limpeza.
Manutenção
Essa tarefa é mais chatinha, mas muito necessária. Uma boa pintura, uma geral naquela tomada que soltou faísca, dar uma verificada no que está causando aquelas manchas e bolas no forro do banheiro…
Hoje em dia alguns seguros residenciais e de automóvel oferecem pequenos serviços de manutenção de hidráulica, elétrica e linha branca. Use!
Cuidar do jardim e das plantinhas pode entrar nessa categoria. Mato sem aparar, água parada nos vasos, pragas na sua hortinha e decks ou móveis de madeira que ficam ao tempo precisam de um carinho de tempos em tempos. Nada que uma lixada e um verniz não resolvam!
Seguindo estas dicas você já estará bem adiantado em ter uma casa em ordem e limpinha, porque nada mais chato do que querer usar as coisas e ainda ter o trabalho de limpar porque ficou pra depois. Nada como poder chamar os amigos para um churrasquinho assim de bate-pronto e não ir correndo pra faxina!