Você tem interesse em comprar um veículo seminovo, tem avaliado, mas não sabe se é possível adquirir uma cota de consórcio de seminovo? Sim, é possível! A maioria das pessoas acredita que para comprar um carro por consórcio ele precisa ser 0km, mas isso não é verdade.
Leia este artigo e entenda como funciona o consórcio de seminovo, e não erre na hora de fechar o contrato, tanto com sua administradora, quanto com sua concessionária!
Entenda o que é o consórcio
De modo geral, qualquer consórcio parte do mesmo princípio: forma-se um grupo de pessoas físicas ou jurídicas para criar uma espécie de poupança, cujo saldo será periodicamente destinado à aquisição de bens ou serviços. Para dar acesso ao bem ou serviço desejado para os consorciados, são realizadas assembleias durante todo o período do contrato para promover as contemplações.
Uma das modalidades de contemplação é por sorteio. Nesse caso, por meio da cota de participação no grupo, o consorciado concorre com os demais participantes na assembleia, dependendo da sorte.
Outra possibilidade é a de dar lances, quando o consorciado oferta um valor correspondente a uma quantidade determinada de parcelas que está disposto a antecipar, aumentando assim, suas chances de contemplação.
Para que o consórcio de seminovo funcione, você deve ter uma ideia do valor do carro que você deseja comprar, não precisa definir o carro exato, mas você deve saber o valor aproximado.
E no caso de seminovos, algumas administradoras não permitem que o carro escolhido tenha mais que cinco anos de uso. Um fator de muita importância na hora de planejar sua entrada no projeto.
Vantagens do consórcio de seminovo
Uma das maiores vantagens do consórcio de seminovo está nas menores taxas de serviço quando comparado a outras linhas de financiamento. O consórcio não possui juros.
Muitas vezes, o valor dos juros das mensalidades ultrapassam os valores dos veículos.
E tratando de seminovos, o valor do automóvel será automaticamente mais baixo que as versões 0km das concessionárias. Ou seja, é possível garantir um carro de qualidade, por um preço justo e com baixas taxas, afetando o valor final do veículo depois do pagamento.