Dicas para economizar no combustível

Dicas para economizar no combustível

Nos últimos anos, o consumidor brasileiro tem sentido na pele o impacto do preço da gasolina. Só em 2021, ainda em pandemia de Covid-19, o preço da gasolina aumentou 46%, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). No total, foram 16 reajustes realizados pela Petrobras somente naquele ano.  

Quem costuma abastecer com etanol também foi impactado - na verdade, o reajuste para o álcool foi ainda mais duro, com média de aumento em 59%. E o diesel também passou por alta, chegando a 47%, 

Isso tem feito com que as pessoas fiquem mais atentas com a forma de consumo de combustível. Existem algumas técnicas que podem ajudar a conter o gasto com as idas nos postos de gasolina e, assim, diminuir os gastos variáveis com o seu veículo. Confira a seguir. 

Atenção ao ar-condicionado 

Dependendo da temperatura ambiente, o ar-condicionado do carro pode ser um grande salvador da pátria - especialmente em lugares que costumam ser muito quentes, como cidades litorâneas, por exemplo. 

Por conta disso, sempre que circulamos com o nosso veículo, criamos o hábito de ligar o ar-condicionado. Inclusive, tem condutores que preferem manter os vidros fechados, a fim de garantir mais segurança. 

Porém, é preciso saber que o consumo do ar-condicionado está diretamente ligado ao uso do combustível. Isso significa que, ao ligá-lo, o carro puxa diretamente do etanol ou da gasolina o seu consumo.  

A melhor forma de economizar é adotar novos hábitos: você pode escolher andar com a janela do seu carro aberta, caso esteja muito calor, ou escolher momentos em que se sente mais seguro para mantê-las brevemente abertas.  

Caso seja inevitável, ligue o ar-condicionado por pouco tempo, até obter a refrescância ideal, e desligue por um tempo. Assim, você consome menos combustível. 

Respeite a troca de marchas 

Se você possui um carro com câmbio mecânico, precisa ficar atento aos momentos oportunos de troca de marcha. Lembre-se que, dependendo da sua condução, você pode forçar mais o veículo, o que representa mais gastos com combustível.  

Além disso, evite circular no ponto morto. Ao contrário da crença popular, o ponto morto tende a puxar mais consumo de combustível do que com a troca regular de marchas. 

Cuidado com o peso do carro 

Quando você decide circular com muito peso dentro do seu carro, ele acaba puxando mais combustível. Isso porque o motor terá que fazer mais força para deixar o carro em movimento

Não tem jeito, em alguns momentos temos que transportar algum tipo de carga no veículo. Mas, sempre que possível, evite circular com coisas pesadas. Tire o hábito de deixar diversos itens no seu carro para o dia a dia. Leve apenas o essencial, para não impactar no consumo de combustível

Mantenha o alinhamento do seu carro 

Os pneus também têm influência no consumo. Sair com o carro com pneus murchos, por exemplo, fará com que o veículo entre mais em atrito com as vias, consumindo mais combustível. Por isso, mantenha os pneus bem estáveis e confira sua pressão. 

Vale a mesma lógica para o alinhamento do carro: dessa forma, há menos desgaste ou trepidações ao circular pelas ruas. Caso suspeite que o carro não esteja bem alinhado, procure um mecânico de confiança, para deixá-lo bem arrumado. 

Evite acelerações bruscas 

Às vezes, por conta da pressa, as pessoas cometem alguns deslizes - como sair acelerando de forma repentina. Essa aceleração consome bastante seu combustível. Evite pôr o pé no acelerador quando tiver com o carro parado.  

A melhor forma de conduzir seu veículo é de maneira suave: caso saiba que vai parar a alguns metros, vá pisando no freio aos poucos, até parar totalmente. Vale o mesmo para o acelerador: naquele momento em que o farol abrir, por exemplo, pise aos poucos, aumentando a velocidade progressivamente, para não ter que passar pelo posto de gasolina com antecedência

Dirigir de forma agressiva, além de perigoso, gera um custo adicional de combustível. Realmente, não vale a pena. 

Opte pela velocidade constante 

O carro agradece quando você o pilota com uma velocidade constante. Dessa forma, ele não precisa exigir demais do motor, diminuindo o consumo de forma substancial. 

Sabemos que em alguns lugares, como as grandes cidades, podemos nos deparar com um trânsito descomunal, que exige paradas com maior frequência e diminuição constante da velocidade. Infelizmente, isso contribui para um consumo ainda maior de combustível.  

A melhor forma de lidar com isso é evitar sair em horários de pico e considerar rotas alternativas quando estiver saindo com o carro. O uso do GPS ou de aplicativos como Waze e Google Maps podem ajudar a traçar uma rota mais efetiva até chegar ao seu destino. 

Faça manutenção regularmente no seu veículo 

Por mais que as pessoas fiquem receosas de visitar o mecânico, realizar as manutenções frequentes no seu veículo são essenciais não só para a economia de combustível, mas também para a sua segurança.  

A prévia manutenção evita surpresas negativas, como a quebra de alguma peça essencial para o seu veículo que poderia ser evitada. Além de ter que pagar pela manutenção, quando uma ou mais peças tornam o veículo disfuncional, o consumo de combustível também aumenta. 

Fique atento à qualidade do combustível 

O ideal é abastecer o seu carro sempre em um posto de confiança. Colocar um combustível adulterado pode gerar um grande prejuízo para o seu veículo, além de mais gastos. 

Portanto, desconfie quando se deparar com um preço de combustível muito abaixo do praticado pelos concorrentes. Muito provavelmente se trata de um tipo de etanol ou gasolina adulterados, que vão impactar no consumo do seu veículo. 

E aí, curtiu as dicas para economizar no combustível? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre automóveis, finanças pessoais e consórcio em sua caixa de entrada.