Ter a casa própria é considerado o maior sonho dos brasileiros. Além de deixar de pagar o aluguel, a aquisição do próprio lar dá liberdade para deixá-lo da forma que realmente deseja.
Uma pesquisa realizada pela plataforma Google mostrou que o brasileiro criou uma relação de maior conexão com a sua casa. Isso se justifica de diferentes formas: por conta do isolamento social, algumas pessoas tiveram a oportunidade de trabalhar de casa no formato home office, passando mais tempo em casa e estreitando essa proximidade com o lar; por outro lado, muitas pessoas acabaram perdendo o emprego nesse período, sendo forçadas a passar mais tempo em casa.
Dentre os entrevistados da pesquisa do Google, 57% das pessoas declararam que, mesmo após a pandemia, a casa seguirá como prioridade de investimento - seja na compra de uma ou até mesmo na reforma do imóvel.
Seja com uma casa ou um apartamento, é possível deixar o ambiente a seu gosto de diversas formas: a forma de decoração do local, a disposição dos móveis e até mesmo as cores em que vai pintar as paredes são aspectos que devem ser levados em consideração ao arrumar a sua casa.
Porém, manter a sua casa ou apartamento sempre limpos requer organização e o estabelecimento de uma rotina. Nem sempre os seus cômodos ficarão limpinhos, por mais que você preserve. E, se você tem animais de estimação, o cuidado com a limpeza deve ser ainda maior.
Mas, com cuidado e disciplina, é possível deixar a sua casa organizada na maior parte do tempo. Para isso, manter uma rotina e estabelecer prazos para lidar com algumas tarefas do dia a dia são importantes.
Para que você consiga sempre deixar a sua casa organizada, confira nossas dicas a seguir.
Crie uma rotina para limpar a sua casa
O dia a dia para lidar com o seu lar não precisa ser tão desgastante. Se você não gosta de lidar com grandes períodos de faxina, o primeiro passo é criar uma espécie de rotina para o seu dia a dia.
Por exemplo, você pode começar arrumando a sua cama sempre que acordar. Ao identificar quais são os dias e horários em que o lixeiro passa na sua rua ou quando a equipe de limpeza coleta do seu condomínio, separe alguns minutos de antecedência para retirar os lixos de todos os locais de casa.
Se você tem um pet em casa, obrigatoriamente precisa coletar as fezes. Para evitar algum tipo de sujeira no seu lar, você pode estabelecer o hábito de sair pelo menos uma vez por dia com o seu animal (caso tenha um cachorro, é claro!) - no caso de um gato, tente educá-lo para fazer suas necessidades em uma caixa de areia, que deve ser mantida limpa o tempo inteiro, para que o gato sempre retorne ao local quando sentir vontade.
Por mais que pareça muita coisa, incremente esses pequenos afazeres no seu dia a dia como se fosse parte de sua rotina. Com o passar do tempo, esses hábitos ficam naturalizados, ou seja, você acaba fazendo tudo isso no ‘modo automático’.
Atenção aos pets
Quem tem pet em casa ou apartamento precisa se planejar para lidar com as sujeiras.
Se você tem cachorro, por exemplo, o mais indicado é criar uma rotina de passeio, para que ele possa fazer as necessidades em ambiente externo (para isso, não esqueça de levar uma sacolinha para pegar as fezes do seu bichinho).
Os gatos não costumam sair em passeios com o dono. Para lidar com eles, você pode separar uma caixinha com areia no ambiente mais adequado de sua casa. Com disciplina e muita tentativa, os gatos conseguem se habituar a fazer as necessidades no mesmo local com mais facilidade.
Independente do pet que estiver, saiba como lidar da melhor forma com as necessidades. Caso eles costumem sujar, o mais recomendado é discipliná-los de alguma forma. Você pode lidar com isso contratando um adestrador para um cão, por exemplo, ou insistindo em fazer com que o pet faça as necessidades no local mais adequado, com paciência e carinho.
Evite acúmulo de sujeira (e trabalho)
Tente não deixar nada para depois. Se a sua casa estiver muito bagunçada, tente separar um horário para realizar a limpeza o mais rápido possível. Quando você deixa a sujeira acumular, de certa forma está postergando um trabalho ainda maior mais para frente.
A melhor estratégia é lidar com a limpeza o quanto antes, por mais incômoda que pareça.
Na prática, se sujou a louça, trate de lavar o quanto antes. Vale o mesmo para alguns materiais que possam ficar espalhados pela casa, como caixas, embalagens e pacotes de entrega.
Claro que nem sempre é possível manter as coisas limpas o tempo inteiro. Em casos assim, programe os melhores dias para fazer a limpeza, sem deixar acumular por muito tempo.
Ao lidar com lixo, por exemplo, faça a separação de imediato, para não lidar com um ambiente desorganizado. Se o apartamento em que mora - ou mesmo a rua - realiza coleta de recicláveis, crie o hábito de separar os lixos de forma adequada, para que contribua para um meio ambiente mais limpo e sustentável.
Tenha itens organizadores
E já que falamos em caixas, por que não comprar algumas delas para guardar parte das suas coisas?
Existem diversos modelos de caixas organizadas que podem ajudar bastante a guardar aquelas coisas que você não sabe onde deixar - os brinquedos do seu pet, o seu material de escritório, entre outros pertences.
Caixas com divisórias, gaveteiros e suportes são alguns desses itens. Até mesmo uma prateleira pode ajudar a organizar alguns dos seus itens, incluindo livros, brinquedos e até materiais utilizados para limpeza, como panos, produtos para o dia a dia, entre outros.
Determine um local para as coisas
Quando se determina com antecedência onde cada coisa vai ficar, o processo de limpeza e organização se torna mais simples. Assim, você não gasta minutos preciosos pensando onde deixar cada coisa sempre que lidar com a mais simples bagunça.
Muitas pessoas já fazem isso logo no momento em que vão se mudar para o local. Se ainda não sabe muito bem onde deixar o quê, separe um dia de organização mais pesado e guarde cada coisa em seu lugar. Por exemplo, se você possui muitos CDs, veja em qual local da sua sala é o mais adequado. Vale o mesmo para livros e revistas.
Até mesmo os materiais que utiliza no dia a dia, como produtos de limpeza, panos de prato, além dos utensílios, precisam de um local fixado, para que você tenha referência sempre que utilizá-los.
Com as coisas em seu devido lugar, o processo de limpar e guardar fica mais simples, preservando horas importantes do seu dia.
Trabalhe com metas de organização
Quem precisa lidar com a limpeza da sua casa ou apartamento sabe muito bem que não dá pra deixar tudo brilhando com uma faxina.
Uma forma de contornar isso é criando metas de organização. Por exemplo, em um dia de faxina você pode dar mais atenção ao seu quarto, limpando o guarda-roupas, tirando as vestimentas que estão há mais tempo guardadas etc. E, na outra semana, lidar com a cozinha, passando um pano em todos os eletrodomésticos e lavando o chão, se necessário, para deixá-la ainda mais limpa.
Com um planejamento prévio, você conseguirá passar por todos os seus cômodos a cada semana, para deixar a sua casa ainda mais organizada.
Dicas de decoração para a sua sala
A sala é o principal cômodo da casa. De certa forma, é o cartão de visitas para receber os amigos, conhecidos e familiares.
Em termos de decoração, a sala é um panorama do seu bom gosto. Por isso, é importante que ela seja aconchegante e tenha a sua ‘cara’.
Para deixá-la dessa forma, é preciso manter os móveis bem dispostos, harmonizar as cores, aproveitar a luz ambiente (se possível) e, acima de tudo, torná-lo um espaço agradável - para você e para quem for visitá-lo.
Sofá direcionado à TV
O sofá é o primeiro móvel procurado pelas suas visitas. Na maioria dos casos, o ideal é ter um sofá espaçoso, com pelo menos três lugares.
Mas, se não costuma receber muitas pessoas em casa, pode investir em um sofá mais compacto e preencher os espaços com cadeiras.
Mas, atenção: se ainda estiver montando a sala ou quiser trocar o sofá de casa, anote bem as medidas do local. E lembre-se: prefira uma cor que tenha a ver com os seus móveis e harmonize com o ambiente.
Cadeiras e poltronas
Além de garantir que mais pessoas tenham lugar para sentar ao visitá-lo, cadeiras e poltronas podem deixar o seu ambiente mais sofisticado.
Em ambientes menores, recomenda-se poltronas mais baixas e sem braços, que ocupam menos espaço. Mas, se a sua sala está integrada a outros cômodos - como escritório - pode-se investir em poltronas maiores e com braços.
Outra boa opção para decorar a sua sala é investir em banquinhos acolchoados, de preferência com cores que harmonizam com o sofá ou com a sala como um todo.
Mesinha de centro
Se a sua sala tiver bastante espaço, você pode pensar em uma mesinha de centro - um bom local para deixar alguma planta ou, em decorações mais minimalistas, simplesmente ajudar a compor o ambiente.
Hack e painel para TV
Com as TVs LED e SmarTVs, houve um boom de painéis de diferentes modelos. Com isso, as salas ganharam mais um elemento importante de decoração: os hacks.
Com maior largura, eles se tornaram o móvel perfeito para fotografias, vitrolas, CDs e outros objetos que você pode destacar: pode ser aquele boneco do “Star Wars” que você quer exibir para os amigos ou aquele belo arranjo de flores.
Você também pode colocar vasos e pequenos quadros no hack. Porém, não exagere na quantidade de itens, para não passar uma sensação de desorganização.
Outros itens para decorar a sala
As prateleiras também são ótimas opções para a sua sala, principalmente se não exigirem muito espaço. Aproveite para colocar alguns quadros; eles ajudam a dar personalidade à sua sala.
Alguns eletrodomésticos mais funcionais também podem integrar-se à decoração da sua casa, como uma cervejeira ou uma mini adega, por exemplo. Pode ter certeza que seus amigos vão adorar!
Dicas para reformar a casa
Muitas pessoas dizem que precisam fazer uma boa reforma no seu lar. Mas, por onde começar?
Antes mesmo de responder a essa pergunta, vale a pena dar uma boa olhada no ambiente. Veja quais são os pontos que merecem uma mexida e comece a buscar algumas referências, para que você saiba onde chegar.
Leve em consideração a opinião de todos os integrantes da família. Além de envolver todos na discussão, a reforma fica muito mais divertida quando todos participam da decisão do que pode ser mudado, pintado ou até ganhar uma roupagem diferente. Com participação no processo, as horas em que os mestres de obra executarem a reforma serão menos traumáticas para todos, acredite.
Conheça bem o estilo que vai perseguir
Uma reforma vai muito além de rebocar paredes, pintura e definição de piso de uma casa ou apartamento.
A partir da reforma os espaços ficarão mais bem delimitados - sem falar na própria disposição dos móveis que você possui em casa.
Disposição de cores, organização dos móveis, iluminação e até mesmo corredores e espaços precisam ser muito bem pensados na hora de pensar em um estilo a perseguir. Você pode seguir as dicas de alguns blogs especializados ou até mesmo de revistas que abordam o tema.
Se você tiver referências, pode ter uma diretriz a seguir quando estruturar a reforma de casa. Claro que não dá pra copiar tudo do folheto da seção de Casa e Jardim mas, com um elemento aqui, outro ali e uma boa ajeitada no cômodo, você pode até mesmo se surpreender ao buscar um estilo para a sua reforma.
Uma boa forma de fazer isso é colocar em um papel ou até mesmo utilizar algum programa de computador que ajude a entender como ficaria a disposição dos móveis e os itens que passarão por reforma.
Deixe o ambiente com cara de novo
O que é necessário para deixar o seu lar com cara de novo? Pinturas, troca de pisos e luminárias podem ajudar nesse serviço, mas é preciso pensar nas cores das tintas, em qual piso deseja investir e nos modelos de iluminação que têm a ver com o ambiente.
Ter referências ajuda bastante: aproveite para pesquisar algumas redes sociais, como Pinterest, YouTube e Instagram, por exemplo, que possuem imagens e vídeos que podem servir de inspiração.
Caso queira já ir se agilizando, você mesmo deve cuidar de algumas partes essenciais da reforma sem a ajuda de profissionais, como a pintura de parede ou até mesmo a mudança de lugar de alguns móveis. Diversos tutoriais na internet ajudam a iniciar a sua própria reforma sem ter que gastar demais. Aproveite o conhecimento adquirido e vá preparando aos poucos seu ambiente para que fique realmente repaginado.
Determine os elementos centrais da sua decoração
Para que você consiga ter uma ideia da reforma, veja o que irá aproveitar da sua casa ou apartamento. Em uma sala de estar, por exemplo, sofá e televisão podem ser considerados elementos centrais. Isso significa que você precisa pensar em móveis e em tipos de iluminação que favoreçam o uso desses elementos.
Os elementos centrais ajudam até mesmo a definir como você irá estruturar a sua decoração. Se você já tem o seu quarto bem montado e um modelo de cama que deseja manter, basta pensar nos demais elementos que vão ajudar a compor o seu cômodo.
Assim, você não precisa ficar gastando desnecessariamente com a compra de novos itens, preservando a ‘sua cara’ no ambiente e, claro, economizando com a decoração.
Priorize o que mais importa na reforma
Quando se tem planejadas as etapas de uma reforma, fica mais fácil entender o que é preciso comprar ou priorizar.
Converse com toda a família para entender as etapas de toda a reforma e determine algumas prioridades. Vai criar um quarto novo para o bebê? Talvez o mais importante seja a pintura e a compra do berço, por exemplo, para que o quarto seja utilizável. E aí, quando tudo der certo, você pode pensar em uma cadeira, tapetes, armário, brinquedos e tudo o mais, para incrementá-lo do jeito que realmente gostaria.
Quando você determina prioridades para a reforma, você consegue garantir o básico diante de algum imprevisto. E aí, pode voltar a investir na reforma quando a situação aliviar, por exemplo. Sem falar que, quando priorizamos o que realmente importa, já conseguimos desfrutar do cômodo ou do local antes mesmo de completar a reforma.
Compre itens usados para a decoração
A pandemia de Covid-19 fez com que muitos brasileiros adquirissem novos hábitos de consumo. Muitas pessoas passaram por dificuldades financeiras, levando a ter como complemento de renda a venda de itens usados, por exemplo.
É uma moda que, aparentemente, veio para ficar: um levantamento realizado pela plataforma de vendas OLX identificou que mais de 39% dos brasileiros realizaram compras de produtos usados pela internet. Antes desse período, cerca de 60% dos brasileiros só compravam produtos novos pela internet, uma realidade que tem mudado bastante já nos últimos meses.
E, como mais e mais pessoas têm feito trocas e vendido produtos já utilizados, é possível aproveitar boas oportunidades de compra. Algumas plataformas conectam os interessados a vendedores que podem ter aquele móvel ou item de decoração que você tanto precisa para a sua casa.
Com a evolução dos sistemas de pagamento, não é preciso pagar em dinheiro ou à vista nesses casos. A grande maioria das plataformas possibilita o pagamento em cartão de crédito, boleto ou até Pix por meio da internet. Portanto, pesquise bem o que você realmente precisa e avalie se não vale a pena comprar um item usado. Utilize plataformas confiáveis para essa finalidade e você certamente irá economizar bastante enquanto estiver conduzindo a reforma e decoração do seu ambiente.
Encare seus objetos com um novo olhar
Não é preciso se desfazer de tudo o que possui na hora de pensar na reforma da sua casa. Se você já tem uma TV nova, um rack de apoio, bar, mesa, entre outros itens, pode muito bem propor uma nova forma de integrá-los à decoração.
A criatividade ajuda bastante nessa etapa. Caso tenha alguma dificuldade de pensar em novas formas de utilizar os seus móveis, conte com a ajuda de um profissional que trabalha com decoração e envolva toda a família na hora de deixar o seu lar com uma nova cara.
Às vezes a mudança de um móvel de lugar já faz uma grande diferença no seu ambiente. Aproveite para criar uma nova harmonização e pensar em itens complementares ao que você já tem em casa, para que não gaste tanto pensando em deixar a sua casa ou apartamento com uma cara diferente.
Use plantas
Plantas deixam o ambiente com mais vida. Alguns dizem que tiram o mau olhado, mas não é só por questões supersticiosas que as plantas melhoram o seu ambiente.
Elas podem harmonizar com a decoração da casa e deixam o ambiente mais leve e acolhedor. Pesquise os tipos de planta e sempre tome o cuidado de saber qual a melhor forma de mantê-las vivas. Existem aplicativos que permitem identificar o tipo de planta apenas apontando a câmera do celular. Aproveite este conhecimento para pesquisar os tipos de plantas que mais combinam com o seu lar. Aprenda a cuidar muito bem delas, e você terá a garantia de um ambiente vívido e cheio de energias positivas.
Faça um consórcio de reformas
Sabia que você pode utilizar a carta de crédito para uma reforma na sua casa? Faça uma simulação de consórcio de serviços e economize a longo prazo para deixar o seu lar ainda mais organizado e aconchegante.