Escolher entre comprar moto usada ou nova é uma decisão que envolve diversos fatores, desde o orçamento disponível até as preferências pessoais do comprador. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, e é importante considerar cuidadosamente cada uma antes de tomar uma decisão final.
Pensando nisso, hoje montamos um guia rápido com os prós e contras de comprar moto usada versus uma moto nova, visando ajudar os consumidores a fazerem uma escolha informada. Confira a seguir!
Os prós e contras de comprar moto usada ou nova
Na maioria das vezes, o melhor negócio é aquele pago à vista, em concessionária, por uma moto zero quilômetro. Mas convenhamos, esse pode ser um cenário distante para grande parte da população.
Seja pelo aumento progressivo dos itens industrializados ou por complicações financeiras, as quais acabam impedindo que alguns possam ter acesso a programas de financiamento ou consórcio.
Sendo assim, apresentaremos abaixo alguns critérios que podem pontuar a favor ou contra as motos usadas.
Documentação e procedência
Esse primeiro fato é bastante favorável às motos novas, porque motos zero quilômetros têm procedência imaculada: o único lugar pelo qual passaram foi a fábrica, não existindo nenhum débito estatal, infrações ou registros em sinistro. Portanto, precisamos considerar que, nesse critério, as motos novas saem vitoriosas!
No entanto, para quem está determinado a comprar moto usada, não há motivo para pânico, bastando consultar o histórico com cautela. Para tanto, você poderá fazer uma visita pessoal ao DETRAN da sua região, solicitando a baixa sobre o veículo ao informar a placa, e também consultar a Polícia Rodoviária Federal, no intuito de descobrir algum histórico criminal do veículo.
Um dossiê completo consegue averiguar até mesmo se a moto já participou de leilões, acidentes, recalls, entre outros. O serviço também disponibiliza uma consulta gratuita, mas com informações limitadas.
Valor
Os valores que distanciam as motos novas das usadas não são tão agressivos quanto entre os carros, devido ao valor agregado do bem. Basta considerarmos que uma moto nova e popular custa cerca de R$ 10 mil e que um automóvel da mesma categoria pode chegar a R$ 40 mil.
Por esse motivo, a desvalorização nas motos não é tão contrastante como a vista nos carros. Por exemplo, um carro popular, que desvaloriza 20% ao final do primeiro ano de uso, apresentaria a seguinte diferença:
Carro popular zero km = R$ 40 mil; após um ano de uso, R$ 32 mil
Em contrapartida, as motos possuem uma desvalorização na casa de 15% anuais. Dessa forma, seria algo como:
Moto popular zero km = R$ 10 mil; após um ano de uso, R$ 8.500
Portanto, para aqueles que gostariam de uma moto zero, o valor pode não ser tão conflitante. No entanto, quando a economia for a prioridade máxima, com todo real precisando ser poupado, compre uma usada!
Afinal de contas, uma moto com um ano é considerada seminova e, sendo bem conservada, apresentará a mesma qualidade de uma zero quilômetro. Mesmo se a moto possuir alguns anos de estrada, sendo bem cuidada (evidenciando o capricho do antigo dono para com ela), pode representar um bom negócio.
Manutenção
Outro fator importante para sua decisão envolve os custos de manutenção somados ao índice de reparabilidade. Considere que as motos novas possuem garantia de fábrica, variando de 1 até 5 anos, a depender da montadora. Com isso, você estará isento de custos de possíveis defeitos ao longo da sua experiência com o veículo.
Além disso, motos zero quilômetros contam geralmente com um preço justo de revisões fixas, garantindo a possibilidade de planejamento do proprietário. Tratando-se das motos usadas, podemos considerar que, geralmente, elas estarão fora do período de garantia.
Sendo assim, você estará sujeito a qualquer defeito inerente ao tempo de uso dela, precisando arcar integralmente com valores de peça e mão de obra.
Seguro
Nos carros, o seguro é uma possibilidade vantajosa apenas para os veículos zero quilômetro. Automóveis usados são interpretados estatisticamente como mais suscetíveis a quebrarem, tendo apólices mais caras e completamente incompatíveis com essa proposta de aquisição, ou seja, a de ser mais acessível.
No entanto, com as motos, a história é diferente: o seguro total ainda é mais viável para as motos novas. Porém, aquelas que são usadas não estão renegadas à sorte ou ao azar da criminalidade urbana.
Basta que o proprietário contrate uma apólice de seguro parcial, com valores mais baixos. Como o nome sugere, a apólice parcial não possui uma cobertura completa e precisa ser lida e interpretada com cuidado.
Se você chegou até aqui, pode até ter a impressão de que é muita coisa para a simples tarefa de adquirir uma moto.
O que considerar ao comprar moto usada?
Uma moto usada pode ser uma boa opção caso você precise dela para o dia a dia. Mas fique atento, pois as motos usadas exigem cuidado redobrado na hora da compra.
A alta quilometragem implica em maior necessidade de manutenção. Por isso, é aconselhável que você não faça a compra sozinho. O ideal é procurar bastante no mercado, testar várias opções e, quando realmente gostar de alguma, levá-la ao mecânico de sua confiança para que ele dê a opinião e já faça uma previsão dos gastos iniciais, que são inevitáveis.
Já tenha em mente que, comprando uma moto usada, você irá gastar mais com manutenção. Como não possui mais a garantia de fábrica, a troca de peças e componentes acaba dando mais despesa. Falando em vantagem da moto usada, a principal delas é a taxa de desvalorização menor do que a de uma moto nova.
Além disso, tem a questão do emplacamento. Uma moto nova precisa ser emplacada, o que significa que todas as taxas referentes a esse processo deverão ser pagas, enquanto, ao comprar moto usada, você se livra de toda essa burocracia, e das taxas.
Como comprar moto usada com consórcio?
Comprar moto usada é uma decisão emocionante, mas também um investimento significativo. Nem sempre é possível pagar o valor total à vista, e é aí que o consórcio se destaca como uma opção atrativa. A partir de agora, exploraremos em detalhes o processo de como comprar uma moto com consórcio, desde a escolha da administradora até o momento da contemplação.
1. Pesquise e escolha uma administradora confiável
O primeiro passo para comprar moto usada com consórcio é encontrar uma administradora confiável. Pesquise diferentes empresas no mercado, verifique suas avaliações, histórico e se estão devidamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Uma administradora sólida deve oferecer transparência em seus processos, garantindo que o seu dinheiro esteja seguro e que as práticas sejam éticas.
2. Defina seu orçamento e plano de pagamento
Antes de aderir a um consórcio, é crucial ter uma compreensão clara do seu orçamento. Determine quanto você pode alocar mensalmente para o consórcio sem comprometer suas finanças. Muitas administradoras oferecem diferentes planos de pagamento, com valores variados. Escolha aquele que se encaixa melhor na sua situação financeira.
3. Entenda as taxas e custos
Enquanto o consórcio não cobra juros, é importante estar ciente de outras taxas que podem estar associadas. Alguns consórcios cobram uma taxa de administração, o custo para gerenciar o grupo e as contemplações. Leia atentamente o contrato para entender todas as taxas envolvidas e certifique-se de que elas sejam transparentes e justificáveis.
4. Lance ou sorteio: a contemplação
A contemplação é o momento em que você é escolhido para receber o crédito e adquirir a moto, o que pode acontecer por sorteio ou lance. No sorteio, todos os participantes têm a mesma chance de serem contemplados. No lance, você oferece um valor maior que a parcela para aumentar suas chances. Entender esses dois processos ajuda você a planejar sua estratégia para ser contemplado mais cedo.
5. Utilize o crédito para comprar a moto dos seus sonhos
Após ser contemplado, você recebe o crédito que pode ser utilizado para comprar a moto. Pesquise diferentes modelos, marcas e revendedores para encontrar a opção que melhor atenda às suas necessidades e desejos. Verifique se a moto está em boas condições e se possui todos os documentos em ordem.
6. Mantenha seu compromisso financeiro
Uma vez que você tenha a moto dos seus sonhos, lembre-se de continuar cumprindo o compromisso financeiro com o consórcio. A pontualidade nos pagamentos é essencial para manter uma boa relação com a administradora e garantir que o seu investimento valha a pena.
7. Acompanhe as mudanças no mercado
O mercado de motos está sempre evoluindo. Mantenha-se informado sobre as tendências, lançamentos e valorização dos modelos. Isso pode ajudar você a tomar decisões inteligentes, como a de manter a moto contemplada ou vendê-la para adquirir um modelo mais recente.
Qualquer pessoa pode comprar moto usada com consórcio?
Qualquer pessoa pode comprar moto usada por meio de um consórcio, desde que atenda aos requisitos básicos estabelecidos pela administradora do consórcio. Essa modalidade é uma forma popular de adquirir bens, como motos, carros e imóveis, mediante um sistema de poupança em grupo.
Os requisitos básicos para participar de um consórcio de moto geralmente incluem:
Idade mínima: a maioria das administradoras de consórcio estabelece uma idade mínima para os participantes, geralmente sendo 18 anos ou mais;
Comprovação de renda: os participantes devem comprovar uma renda mínima para garantir que serão capazes de arcar com as parcelas mensais do consórcio;
Documentação pessoal: será necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;
Análise de crédito: algumas administradoras podem realizar uma análise de crédito para avaliar a capacidade financeira do participante e determinar sua elegibilidade para participar do consórcio;
Taxa de adesão: pode haver uma taxa de adesão para ingressar no consórcio, que varia conforme a administradora e o plano escolhido.
Principais modelos de motos para ficar de olho
Separamos 4 modelos de motos que têm feito sucesso e valerão aquisição nos próximos anos. Tem para todos os gostos, veja só:
Honda Pop 110i
A Honda Pop 110i é uma motocicleta popular fabricada pela Honda, conhecida por sua economia, praticidade e confiabilidade. Lançada como sucessora da Honda Pop 100, a Pop 110i foi projetada para atender às necessidades de mobilidade urbana e oferecer uma opção acessível para aqueles que procuram uma moto para deslocamentos diários.
Características Técnicas:
Motor: a Honda Pop 110i é equipada com um motor monocilíndrico de 110 cc, refrigerado a ar, que proporciona uma combinação ideal de desempenho e eficiência de combustível. O sistema de alimentação é feito por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo uma resposta suave do acelerador e uma queima mais eficiente do combustível;
Transmissão: a transmissão é manual de quatro marchas, oferecendo uma operação suave e precisa durante as mudanças de marcha. Isso torna a Pop 110i fácil de pilotar em ambientes urbanos congestionados;
Chassi e Suspensão: o chassi é leve e resistente, proporcionando agilidade e estabilidade durante a pilotagem. A suspensão dianteira é do tipo telescópica com curso de 100 mm, enquanto a suspensão traseira é do tipo MonoShock, oferecendo conforto e absorção de impactos em diferentes tipos de terreno;
Freios: a Honda Pop 110i possui freio a tambor tanto na roda dianteira quanto na roda traseira, proporcionando uma frenagem eficiente e segura em diversas condições de pilotagem;
Peso e Capacidade de Carga: com um peso seco de aproximadamente 87 kg, a Pop 110i é uma motocicleta leve e ágil, fácil de manobrar em espaços apertados. A capacidade de carga é de até 150 kg, incluindo o peso do condutor e carga adicional.
Design e Estilo:
A Honda Pop 110i possui um design moderno e elegante, com linhas aerodinâmicas e detalhes contemporâneos que a tornam visualmente atraente;
O painel de instrumentos é simples e funcional, apresentando velocímetro, hodômetro total e parcial, além de luzes indicadoras para fornecer informações essenciais ao piloto;
O assento é amplo e confortável, proporcionando uma posição de pilotagem ergonômica e relaxada, adequada para deslocamentos urbanos curtos e médios.
Economia e Eficiência:
A Honda Pop 110i é conhecida por sua economia de combustível, oferecendo um baixo consumo em condições de uso urbano. Isso a torna uma opção econômica para quem procura uma motocicleta para deslocamentos diários;
Além da economia de combustível, a manutenção e os custos de propriedade da Pop 110i tendem a ser acessíveis, contribuindo para sua atratividade como uma opção de transporte econômico.
Yamaha Fazer 250
A Yamaha Fazer 250 é uma motocicleta versátil e de alto desempenho fabricada pela Yamaha Motor Company. Desde o seu lançamento, a Fazer 250 conquistou uma base sólida de fãs devido à sua combinação de estilo esportivo, desempenho confiável e características que a tornam adequada tanto para uso urbano quanto para viagens de longa distância.
Características Técnicas:
Motor: a Yamaha Fazer 250 é equipada com um motor monocilíndrico de 249 cc, refrigerado a ar, que oferece um equilíbrio impressionante entre potência e economia de combustível. O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível (EFI), garantindo uma resposta suave do acelerador e uma entrega de potência linear em uma ampla faixa de rotação;
Transmissão: a Fazer 250 vem com uma transmissão manual de seis velocidades, proporcionando uma ampla gama de opções de marcha para diferentes condições de pilotagem. Isso oferece ao piloto maior controle sobre o desempenho da moto em estradas urbanas e rodovias;
Chassi e Suspensão: o chassi é robusto e leve, oferecendo estabilidade e agilidade durante a pilotagem. A suspensão dianteira é do tipo telescópica convencional, enquanto a suspensão traseira é composta por um conjunto de monoamortecedor, proporcionando conforto e controle mesmo em terrenos irregulares;
Freios: a Yamaha Fazer 250 vem equipada com freios a disco na roda dianteira e na roda traseira, garantindo uma frenagem eficiente e segura em diferentes condições de estrada;
Peso e Capacidade de Carga: com um peso seco de aproximadamente 154 kg, a Fazer 250 é uma motocicleta robusta e estável, capaz de lidar com uma ampla gama de situações de pilotagem. A capacidade de carga é adequada para o transporte de um piloto e um passageiro, juntamente com bagagem adicional para viagens.
Design e Estilo:
A Yamaha Fazer 250 apresenta um design esportivo e aerodinâmico, com linhas agressivas e detalhes modernos que a tornam visualmente atraente;
O painel de instrumentos é completo e fácil de ler, fornecendo ao piloto informações essenciais, como velocidade, rotação do motor, odômetro total e parcial, medidor de combustível e luzes indicadoras;
O assento é confortável e ergonomicamente projetado, proporcionando uma posição de pilotagem natural e relaxada, ideal para viagens longas e uso diário na cidade.
Desempenho e Confiabilidade:
A Yamaha Fazer 250 é conhecida por seu desempenho confiável e durabilidade. Seu motor potente e eficiente oferece uma experiência de pilotagem emocionante, seja na cidade ou em estradas sinuosas;
A qualidade de construção e os materiais utilizados na fabricação da Fazer 250 refletem os altos padrões da Yamaha, proporcionando aos proprietários uma motocicleta confiável e duradoura.
Bros 160
A Honda Bros 160 é uma motocicleta dual-purpose (ou dual-sport), projetada para oferecer desempenho confiável tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road leves. Fabricada pela Honda, a Bros 160 é uma versão atualizada da popular linha Bros, mantendo sua reputação de durabilidade, versatilidade e economia.
Características Técnicas:
Motor: a Honda Bros 160 é equipada com um motor monocilíndrico de 162,7 cc, arrefecido a ar, que oferece um equilíbrio entre potência e economia de combustível. O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível (PGM-FI), proporcionando uma resposta suave do acelerador e eficiência de combustível aprimorada;
Transmissão: a Bros 160 vem com uma transmissão manual de cinco velocidades, permitindo ao piloto explorar uma ampla gama de opções de marcha para diferentes condições de pilotagem. Isso oferece flexibilidade e controle ao pilotar em estradas urbanas e trilhas off-road;
Chassi e Suspensão: o chassi é projetado para oferecer resistência e durabilidade, enquanto a suspensão dianteira do tipo telescópica e a suspensão traseira do tipo Pro-Link garantem conforto e controle em terrenos variados. A altura do assento é ajustável para se adaptar às preferências do piloto e às condições de pilotagem;
Freios: a Honda Bros 160 possui freios a disco tanto na roda dianteira quanto na roda traseira, proporcionando uma frenagem eficiente e segura, mesmo em condições adversas;
Peso e Capacidade de Carga: com um peso seco de aproximadamente 124 kg, a Bros 160 é uma motocicleta leve e ágil, adequada para manobras em tráfego urbano e trilhas off-road. A capacidade de carga é suficiente para transportar um piloto e um passageiro, além de bagagem adicional para viagens.
Design e Estilo:
A Honda Bros 160 apresenta um design robusto e funcional, com linhas modernas e detalhes práticos que refletem sua versatilidade e propósito dual-sport;
O painel de instrumentos é simples e fácil de ler, fornecendo ao piloto informações essenciais, como velocidade, rotação do motor, medidor de combustível e luzes indicadoras;
O assento é confortável e ergonomicamente projetado, permitindo uma posição de pilotagem relaxada e adequada tanto para deslocamentos urbanos quanto para aventuras off-road.
Desempenho e Confiabilidade:
A Honda Bros 160 é conhecida por seu desempenho confiável e durabilidade, sendo uma escolha popular entre os pilotos que buscam uma motocicleta versátil para suas aventuras diárias;
Seu motor eficiente e resistente proporciona uma experiência de pilotagem suave e agradável, enquanto sua construção robusta e materiais de alta qualidade garantem confiabilidade em diversas condições de uso.
Yamaha XTZ 150 Crosser
A Yamaha XTZ 150 Crosser é uma motocicleta versátil projetada para oferecer desempenho confiável tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road. Fabricada pela Yamaha, a Crosser 150 é uma opção popular para aqueles que buscam uma motocicleta capaz de enfrentar uma variedade de condições de pilotagem, desde o uso diário na cidade até aventuras em trilhas mais exigentes.
Características Técnicas:
Motor: a Yamaha XTZ 150 Crosser é equipada com um motor monocilíndrico de 149,3 cc, refrigerado a ar, que oferece uma combinação de potência e eficiência de combustível. O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível (EFI), proporcionando uma resposta suave do acelerador e uma entrega de potência linear em uma ampla faixa de rotação;
Transmissão: a Crosser 150 vem com uma transmissão manual de cinco velocidades, permitindo ao piloto explorar uma ampla gama de opções de marcha para diferentes condições de pilotagem. Isso oferece flexibilidade e controle ao pilotar em estradas urbanas e trilhas off-road;
Chassi e Suspensão: o chassi é projetado para oferecer resistência e durabilidade, enquanto a suspensão dianteira do tipo telescópica e a suspensão traseira do tipo monocross garantem conforto e controle em terrenos variados. A altura do assento é ajustável para se adaptar às preferências do piloto e às condições de pilotagem;
Freios: a Yamaha XTZ 150 Crosser possui freios a disco tanto na roda dianteira quanto na roda traseira, proporcionando uma frenagem eficiente e segura, mesmo em condições adversas.
Peso e Capacidade de Carga: com um peso seco de aproximadamente 120 kg, a Crosser 150 é uma motocicleta leve e ágil, adequada para manobras em tráfego urbano e trilhas off-road. A capacidade de carga é suficiente para transportar um piloto e um passageiro, além de bagagem adicional para viagens.
Design e Estilo:
A Yamaha XTZ 150 Crosser apresenta um design robusto e funcional, com linhas modernas e detalhes práticos que refletem sua versatilidade e propósito dual-sport;
O painel de instrumentos é completo e fácil de ler, fornecendo ao piloto informações essenciais, como velocidade, rotação do motor, medidor de combustível e luzes indicadoras;
O assento é confortável e ergonomicamente projetado, permitindo uma posição de pilotagem relaxada e adequada tanto para deslocamentos urbanos quanto para aventuras off-road.
Desempenho e Confiabilidade:
A Yamaha XTZ 150 Crosser é conhecida por seu desempenho confiável e durabilidade, sendo uma escolha popular entre os pilotos que buscam uma motocicleta versátil para suas aventuras diárias;
Seu motor eficiente e resistente proporciona uma experiência de pilotagem suave e agradável, enquanto sua construção robusta e materiais de alta qualidade garantem confiabilidade em diversas condições de uso.
Em busca da melhor administradora para comprar moto usada? Vem com a Embracon!
A Embracon é uma administradora de consórcio que oferece diversos planos para aquisição de veículos, incluindo motocicletas usadas. Temos uma reputação estabelecida no mercado de consórcios e oferecemos uma variedade de opções para diferentes necessidades e bolsos.
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