Como forma de facilitar para que mais profissionais possam contar com o consórcio, a Embracon agora oferece diretamente a possibilidade de compra de veículos pesados de forma direta, sem a intermediação de parceiros.
E, quando se fala em veículos pesados, o ônibus é uma das possibilidades.
O consórcio é uma modalidade bastante flexível: você não sai com o bem na hora, mas pode selecionar o valor da carta de crédito, que corresponde ao bem que deseja comprar, e até mesmo a quantidade de parcelas.
Ao fechar o contrato com a administradora de consórcio, você começa a integrar um grupo, que reúne outros consorciados com interesses parecidos com o seu. Mensalmente, são realizadas as assembleias, que definem os contemplados de duas formas: por meio dos sorteios ou pela oferta de lance.
Mas, como fazer para investir na compra de um ônibus com o consórcio? Iremos explicar a seguir, confira.
Como comprar um ônibus pelo consórcio
Para realizar a compra de um ônibus pelo consórcio, o primeiro passo a ser realizado é a simulação. Por meio deste mecanismo dinâmico, você consegue determinar o valor da sua mensalidade de consórcio a partir da carta de crédito e a quantidade de mensalidades.
Você não precisa saber o valor exato do ônibus que deseja comprar para realizar esse processo. Porém, é importante ter uma ideia de seu preço a prazo. Aproveite para pesquisar o valor necessário para que você consiga comprar o seu ônibus - por mais que, no fim, você acabe comprando um modelo de valor inferior ou superior.
A partir do momento que você tem uma ideia do valor, pode utilizá-lo como referência ao selecionar a carta de crédito. A carta de crédito representa o valor final do bem que deseja adquirir. Isso porque, diferente de outras modalidades, com o consórcio você investe na carta de crédito. Ao ser contemplado, você recebe o valor, que pode ser utilizado para a compra do bem que você selecionou.
Para a compra de um ônibus, por exemplo, é preciso selecionar a categoria de veículos pesados em uma administradora como a Embracon, por exemplo, que possui mais de 30 anos de credibilidade como administradora de consórcio.
Aliás, ao escolher a administradora, é preciso verificar se ela possui autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para operar. Somente administradoras autorizadas podem realizar todo o serviço de um consórcio. Isso impede que você caia em fraudes de consórcio e conte com a segurança de uma empresa séria e transparente.
Para a simulação de consórcio, o primeiro passo é selecionar a categoria de veículos pesados e fornecer alguns dados pessoais, para que a administradora possa entrar em contato após a sua simulação e ajudar a definir o melhor valor para a compra do seu ônibus.
Com o simulador, é possível inserir o valor da carta de crédito e a quantidade de mensalidades que desejaria pagar. Você pode fazer essa simulação quantas vezes for necessário, até que consiga identificar o melhor valor para você.
Uma das maiores vantagens de utilizar o simulador é que você já sabe de antemão quanto teria que pagar pelas mensalidades de um consórcio. Além de fazer a divisão do valor da carta de crédito pela quantidade de mensalidades, o simulador retorna o valor final com a inclusão das taxas de consórcio, como a taxa de administração, que remunera a empresa pela formação dos grupos, realização das assembleias e contemplação das cartas de crédito, e o fundo de reserva, que impede que a inadimplência de alguns integrantes comprometam o valor do fundo responsável por entregar os valores de carta de crédito.
Depois de realizar o processo de simulação, um especialista de consórcio entra em contato para tirar todas as dúvidas sobre a categoria e determinar o valor da carta de crédito e das mensalidades que serão pagas.
Em um primeiro momento, a administradora se certifica de que o valor da mensalidade não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais do consorciado. Essa medida é feita para evitar inadimplência no futuro. Com a ajuda do especialista, você poderá rever o valor da sua mensalidade e definir o melhor valor de carta e de valor a ser pago mensalmente, para que tenha uma ótima experiência com o consórcio.
Depois disso, você recebe o contrato de adesão e pode aproveitar para tirar todas as dúvidas sobre a modalidade.
Como utilizar a carta de crédito
Após fechar o contrato de consórcio de pesados, você entra em um grupo. É possível ser contemplado de duas formas: pelos sorteios mensais, em que todos têm as mesmas chances de ser contemplado; ou pela oferta de um lance, que é um valor a mais que todos os consorciados têm direito de oferecer nas assembleias, com o objetivo de antecipar sua contemplação.
Independente da forma que você contar para a sua aquisição, nenhuma administradora pode garantir quando o consorciado será contemplado. Isso pode acontecer tanto nos primeiros meses, com os sorteios, como nos últimos.
Para aumentar as chances de ser contemplado com o lance, é preciso ofertar o maior valor que puder. Caso outro consorciado seja contemplado, não se preocupe - você pode fazer a oferta nos meses seguintes. É uma boa oportunidade para juntar um valor ainda mais elevado e, assim, aumentar as chances de ser contemplado.
Ao ser contemplado, é preciso passar pela análise de crédito, momento em que a administradora verifica todos os dados do consorciado, além de consultar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).
Ao ser aprovado, finalmente você tem acesso à sua carta de crédito, que é o valor equivalente para a compra do seu veículo pesado.
Ao ser contemplado, finalmente você pode utilizar o valor da sua carta de crédito para a compra do seu ônibus.
Faça uma simulação de consórcio de veículos pesados e se organize para a compra de um ônibus ou até mesmo uma frota.