O carro é o veículo mais inclusivo e mais seguro entre as opções de deslocamento para o dia a dia e por isso é o mais escolhido para transportar a família.
Levar os filhos para tomar um sorvete empilhados na bike ou na garupa da moto não é nem confortável e nem seguro e é por isso que os carros coração de mãe, aqueles que acomodam a criançada e toda a bagagem envolvida com o transporte dos pequenos são os preferidos dos pais.
Para eleger qual vai ser o carro ideal para a sua família preste atenção em algumas características e qualidades dos modelos que pensa adquirir. O mais importante não é a potência ou a aparência, mas a praticidade e a segurança na hora de conduzir aqueles que ama.
Estilo de vida da sua família
Para que o carro vai ser usado a maior parte do tempo é o que vai determinar quais as particularidades que o seu carro ideal precisa ter. É para levar na escola no dia a dia ou esse é o carro que também vai encarar as viagens de férias? Esta resposta vai direcionar sobre o tamanho do carro e também de seu bagageiro.
Se a sua família é do tipo aventureira e que frequenta estradas de barro, pensar em um 4x4 pode ser a pedida certa. Agora, se é para transporte urbano do dia a dia, um carro compacto e mais econômico pode ser a solução sob medida para o seu caso.
Porta-malas do carro
Dependendo da família (onde podemos incluir crianças com ou sem cadeirinha e pets) o espaço do bagageiro e também para acomodar badulaques que precisam estar sempre à mão faz uma diferença enorme.
Os carros pequenos têm porta-malas entre 250 e 300 litros. São na maioria os modelos hatch como: o Citroën C3, os Fiat Argo, Punto e Palio, o Ford Ka e o Hyundai HB20.
Os carros médios no quesito bagageiro, geralmente o caso dos sedãs e SUVs, têm de 300 a 500 litros disponíveis. Exemplos: Citroën C4 Lounge, o Chevrolet Ônix Plus, Ford Fiesta sedã e Ecosport, Honda H-RV, o Hyundai Creta e os Jeeps Compass e Renegade. Se precisar de um pouco mais ocasionalmente, sempre pode pensar em ter um bagageiro de teto.
Os grandes porta-malas são o que estão acima da linha dos 500 litros. Entre os exemplos estão o Mitsubishi Outlander, os Chevrolets Spin e Cobalt, o Toyota Etios sedã e o Honda City. Estes são ideais para famílias maiores e que gostam de viajar, eles ajudam a acomodar toda a bagagem.
Além do porta-malas o espaço interno do carro é diretamente ligado ao conforto, antes de comprar verifique se os ocupantes vão ficar bem acomodados, se os assentos são confortáveis (teste os de trás mesmo que não seja você quem vai usar) e lembre-se de conferir a altura do teto e espaço para as pernas de quem dirige e quem senta na frente que faz toda a diferença para quem tem família de estatura mais alta e pernas mais longas.
Segurança no carro para a família
A legislação brasileira determina que os veículos podem acomodar até três cadeirinhas (1 a 4 anos de idade) ou assentos de elevação (4 a 7 anos de idade) no banco traseiro presos por cintos de três pontas. Caso a sua família tenha três crianças em idade de uso deste equipamento de segurança certifique-se que o modelo acomoda com folga os dispositivos que já tem ou que pretende usar.
O air-bag para o motorista e para o passageiro é obrigatório por lei no Brasil, mas alguns modelos dispõem de uma quantidade maior destes dispositivos e que podem trazer ainda mais segurança para sua família. Lembre-se sempre de verificar se seu uso está adequado e de desabilitar o air-bag do passageiro caso leve crianças no banco da frente - o que só é permitido a partir dos 10 anos de idade. A força do ar que infla o balão pode ser muito forte para os mais frágeis e acabar tendo o efeito contrário do desejado.
Mais assentos
Alguns carros oferecem a opção de sete lugares, na maioria das vezes reversíveis, para quem quer ter a opção de levar mais dois passageiros sem ter que ter uma van ou furgão.
No Brasil são apenas alguns veículos que têm este plus, mas é importante lembrar que quando os assentos estão abertos eles comem bastante espaço do bagageiro. Entre eles estão: o Chevrolet Spin, o Jeep Commander, Caoa Chery Tiggo 8, Toyota SW4 e VW Tiguan.
Custo-benefício
Geralmente queremos o que há de melhor para nossa família, mas este é um daqueles casos em que este anseio pode trazer despesas mais pesadas do que cabem no bolso.
Na hora de comprar o carro esquecemos de embutir os gastos com seguro e manutenção. O desgaste natural do carro e algumas trocas de peças são necessárias depois de algum tempo de uso e podem acumular com o pagamento das parcelas.
Se o seu uso vai ser mais básico e na cidade, você não precisa de muita potência, escolha um modelo 1.0 ou 1.4. A economia com combustível vai valer a pena. Para quem pega estrada com mais frequência um pouco mais de motor é recomendado, se for possível.
Se informe sobre a quilometragem por litro dos carros que quer comprar e também verifique como é o custo da manutenção e a facilidade de encontrar peças. Estes dados são importantes não apenas na aquisição, mas também na revenda do veículo lá na frente.
Os compactos são econômicos, em se tratando dos aspectos acima, mas são pequenos. Pensando em família, estes são os carros ideais para os novos motoristas da sua casa.
Escolhendo seu modelo de carro
Sem dúvida para comportar com conforto crianças pequenas ou famílias com dois ou mais filhos quanto mais espaço melhor. Desta forma você vai ter certeza de que todos os integrantes da família, de todos os tamanhos e idades vão ficar bem acomodados.
Procure pelos SUVs e sedãs, alguns exemplos para ajudar você a visualizar como a sua família vai ficar dentro do carro: Kia Soul, Renault Captur, Fiat Doblo, Toyota Corolla, Chery Tiggo e Hyundai Tucson.
Planeje-se: se você está pensando em aumentar a família ou seus pequenos ainda vão crescer muito e o carro que você tem hoje não vai comportar todo mundo bem muito em breve, pense em fazer um consórcio.