Formas de economizar combustível

Formas de economizar combustível

Dirigir pode ser uma tarefa muito prazerosa, mas muitos motoristas têm feito queixas nos últimos anos no que se refere ao combustível, que vem aumentando significativamente os preços, principalmente do etanol e da gasolina.  

Em tempos de preços de gasolina, etanol e diesel nas alturas, algumas atitudes simples te ajudarão a visitar o posto com menos frequência.

Por este motivo, os motoristas procuram formas de economizar combustível para não serem prejudicados com os preços..

Preço do combustível

Muitas pessoas querem saber o que está por trás de um valor tão alto. A resposta é simples: impostos. Segundo a Fecombustíveis, Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, 26% do valor do etanol vem da tributação. No caso da gasolina, essa proporção subiu para 43%.

Isso significa que, se não for pelos impostos, você pode colocar o dobro da quantidade de gasolina ou, pelo menos, uma economia poderia ser feita se o imposto não fosse tão pesado.

Os valores mais altos registrados são do Rio de Janeiro (CIDE + PIS/COFINS + ICMS), e os mais baixos estão no Amapá.

Tipos de combustível mais usados em automóveis  

Gasolinas

  • Gasolina Comum: É o combustível mais usado em carros de passeio no Brasil. Derivada do petróleo, deve conter em sua solução 27% de etanol anidro.
  • Gasolina Aditivada: Ela contém aditivos para lubrificar os componentes do sistema e um limpador disperso para limpar o sistema do motor. Pode ser usada o tempo todo ou regularmente. Como a gasolina comum produz impurezas, é muito importante usar a aditivada de vez em quando para esterilizar o motor, economizando combustível. Sua cor é verde.
  • Gasolina Premium:  É um produto com alta octanagem, aproximadamente 91 IAD, e é recomendado para carros potentes com alto índice de compressão, como os esportivos. Ela garante melhor aproveitamento da potência do motor, o que se reflete em maior autonomia e desempenho. Sua cor é laranja.
  • Gasolina Formulada: É um produto mais barato, fabricado a partir de derivados do petróleo, misturados de acordo com os padrões da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Possui parâmetros parecidos com os da gasolina comum.

Etanol  

  • O etanol hidratado difere do etanol anidro porque contém 4% de água em sua composição. Este é o álcool veicular, vendido nos postos, com octanagem de 100 IAD. Também pode ser etanol aditivado, o que, no momento, não é feito por todas as distribuidoras. Por ser de fonte renovável, o etanol hidratado oferece menores danos ao meio ambiente do que a gasolina ou o diesel.

Diesel

  • Diesel Comum ou diesel Tipo B: É o resultado da mistura do diesel Tipo A (diesel puro das refinarias e não vendido em postos de gasolina) com biodiesel composto de gorduras vegetais ou animais. A proporção de solução é de 7% de biodiesel.
  • Diesel Aditivado: Também existe a versão aditivada do Diesel, que recebe detergentes, dispersantes, anti espumante, anti corrosivo e demulsificante.

Biodiesel

O biodiesel é um produto sustentável porque é feito pela mistura de vegetais (mamona, girassol, óleo de palma, soja, etc.) com metanol (extraído da biomassa da madeira) ou etanol. Ou seja, é um material orgânico, limpo e renovável.

Gás Natural Veicular (GNV)

Comparado com o etanol e a gasolina, é muito econômico e barato, economizando até 60%. No entanto, deve haver um veículo que o utilize corretamente. Os modelos feitos para GNV são ideais porque alguns modelos adaptados não são eficientes. Em qualquer caso, vale a pena investigar se seu carro é capaz dessa alternativa.

Dicas para economizar combustível

São muitos os fatores que fazem com que um veículo gaste mais combustível que o normal, como a forma de conduzir o veículo, manutenção, entre outros. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como economizar combustível, confira abaixo.

  1. Troca de marchas - Trocar de marcha sempre na rotação correta e manter o giro do motor compatível à marcha acionada é um fator que contribui na economia do combustível.
  1. Manutenção - Além de estender a vida útil dos componentes, a manutenção mais recente também pode evitar que o motor consuma mais combustível do que o necessário. É importante verificar regularmente e substituir o filtro de ar, filtro de óleo e filtro de combustível e substituir a vela de ignição quando necessário.
  1. Carro desengatado - Acelerar com o carro desengatado, hoje em dia, se tornou desnecessário, já que os propulsores contam com injeção eletrônica. Além de desperdiçar combustível em vão, o pré-aquecimento do motor com injeção eletrônica em um carro vai desgastar peças e encurtar sua vida útil.
  1. Transporte de coisas pesadas - Procure carregar apenas o necessário no carro e evite guardar malas, objetos pesados, etc. Estar com o carro cheio também eleva o consumo do combustível.
  1. Pressão dos pneus - Para economizar combustível, também é importante circular com os pneus em boas condições, pneus murchos geram mais atrito com a pista, o que exige mais do veículo.
  1. Frenagem e aceleração - Evite acelerar e frear abruptamente, mude as marchas suavemente e meça a força no pedal do acelerador para evitar o desperdício de combustível. Quando se está diante dos faróis, a aceleração é desnecessária e ajuda a esvaziar o tanque de combustível mais rapidamente. Outra forma de ajudar a economizar combustível é sempre prestar atenção no trânsito à frente e, quando perceber que o trânsito vai parar, diminua a velocidade antes de frear.
  1. Velocidade - Mantenha uma velocidade constante. O tráfego intenso nas grandes cidades também faz com que gaste combustível mais rápido, porque é comum parar e andar. A aceleração e a frenagem focam mais no motor e aumentam o consumo.
  1. Ponto morto - Muitas pessoas acreditam que deixar o carro no ponto morto (principalmente para descida de inclinação) é mais econômico, mas essa prática não é recomendada por questões de segurança. Se o carro estiver desengatado e não houver assistência de freio motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá apresentar mau funcionamento. Nesse caso, a recomendação é manter o carro na marcha mais alta, mesmo que não esteja acelerando.

Gostou dessas dicas? Sabemos que ter um carro pode dar muitos gastos, mas se for usado do jeito certo ele é uma excelente ferramenta no dia a dia. E se já chegou no seu limite e percebeu  que está na hora de trocar seu carro, entre em contato com a Embracon.

Simulação