O mercado de duas rodas está em franco crescimento: pela primeira vez em 30 anos foram emplacadas mais motos do que carros em 2022.
Ao mesmo tempo que este aumento espelha o crescimento e a consolidação do serviço de delivery de produtos e serviços, evidencia também que o poder de compra do brasileiro diminuiu e que muitos consumidores estão migrando para um meio de transporte mais em conta.
Um outro aspecto que poderia fazer um contraponto mais otimista deste cenário é a agilidade e a praticidade de motos de baixa cilindrada. As scooters e motos elétricas ganharam as ruas dos centros urbanos como uma opção mais prática no transporte de distâncias mais curtas.
Menos trânsito, menos gasto com combustível e estacionamento e mais rapidez para chegar fez com que quem trabalha em bairros muito movimentados durante o horário comercial optasse por se deslocar em duas rodas.
Quem não é conhecedor do mercado de duas rodas pode achar que é tudo muito parecido, mas assim como os carros, os diferentes tipos estão relacionados às suas propostas e usos. Antes de escolher é importante então saber quais são os segmentos de motos e quais suas características.
Categorias de motos
City/street
Como o nome já diz são as motos para circular na cidade, as mais usadas pelos brasileiros. A posição de pilotagem é sentada, tem lugar para garupa, poucos acessórios e motores entre 125 e 500 cilindradas (sendo as mais comuns entre 125 e 250cc), com velocidades máximas entre 110 e 160 km/h.
São as preferidas porque são mais fáceis de pilotar e têm preços mais acessíveis.
Scooter/cub
Esta categoria é voltada para o asfalto e apesar de terem muitas semelhanças têm também algumas diferenças sutis. As duas são para a cidade e oferecem pouco motor, mas as scooters têm mais acessórios e mais tecnologia. São práticas mas oferecem menos estabilidade e segurança do que outras categorias de pneus maiores.
As cubs, mais simples, costumam ter menos cilindradas, (entre 100 cm3 e 125 cm3) e apesar das scooters também terem esta característica, é possível equipá-la com motores maiores com propulsores de 250 cm3, 300 cm3, 400 cm3, 650 cm3 e até 750 cm3.
O motor das cubs fica posicionado na parte frontal e não sob o assento como nas scooters. Em sua maioria as cubs trabalham com câmbio sequencial rotativo, alguns modelos com embreagem e freio no pedal. Já as scooters trazem transmissão automática CVT. Outra diferença comum é o arrefecimento a ar nas cubs e a água nas scooters e freios combinados ou freios ABS.
O espaço para o bagageiro é maior nas scooters podendo acomodar até dois capacetes sob o banco e as rodas são de alumínio, geralmente com pneus sem câmara o que é mais prático em caso de furos. Nas cubs a não ser pelos modelos mais top as rodas são de ferro raiadas.
Trail/fun
Esta categoria de motocicleta é on e off road e encara tanto o asfalto como trilhas leves, topando qualquer parada: seja a cidade, a estrada ou para um uso mais esportivo em terrenos acidentados.
Elas são mais leves, trazem assento e guidão elevados e carenagens que ajudam a desenvolver uma maior velocidade. Esta categoria oferece muita opção de motores e os acessórios podem ser voltados especificamente para o uso que o piloto faz na maioria do tempo. Trazem conforto e tecnologia e por isso uma das desvantagens é o seguro, que é mais salgado.
Maxtrail
Como o nome já diz são versões maiores das trails: mais potência, mais cilindradas e melhor performance.
Naked/roadster
Naked em inglês quer dizer pelado e esta foi a maneira de descrever as motos que exibem tudo, não usa carenagens. Este fator não é puramente estético, ele melhora a performance.
Traz motores de cilindrada média que proporcionam mais leveza e são ótimas para o uso no trânsito urbano. Se dividem em duas sub-categorias roadster e streetfighter.
A roadster é mais potente e veloz e por isso pode vir com carenagens para proteger do vento em trajetos mais longos. Enquanto a streetfighter, de estilo mais agressivo, é uma guerreira urbana, voltada primordialmente para ruas e não para estradas.
Custom
São motos on-road mais confortáveis e perfeitas para pegar a estrada. Seu nome já diz que é a moto que mais se adapta ao piloto pois são mais personalizáveis do que as outras categorias.
Estas estradeiras costumam apresentar entre 500 a 1200 cilindradas e possuem um banco mais baixo, com apoio para garupa e garfos dianteiros longos, com manoplas elevadas, que permitem uma posição de pilotagem mais confortável em longas distâncias.
Estas são as motos de filmes e músicas, aquelas que associamos a uma aventura em uma estrada sem fim e a sensação de vento no rosto.
De acordo com a customização ela se subdivide e pode ser: bobber, chopper, scrambler ou cafe racer.
Sport
O que chama mais atenção nesta categoria é sem dúvida o design aerodinâmico arrojado que além de um visual impactante auxilia no desempenho dos motores que podem chegar a 1200 cilindradas.
O foco aqui é a velocidade e não o conforto, são grandes, com o guidão avançado o piloto vai deitado (pilotagem carenada) não sendo as melhores para o deslocamento diário, elas são ótimas para competições esportivas como MotoGP ou Super Bike.
Touring
Esta categoria possui grande capacidade de carga e de tanque o que traz mais autonomia e a fazem ser o tipo de moto que mais se aproxima do carro. Mais pesadas elas trazem mais torque e motores superpotentes.
São ideais para estrada e podem ser conhecidas como bagger, dresser ou grã-turismo.
Como escolher a melhor moto
Assim como acontece com os carros, o perfil dos veículos deve ser levado em conta junto com o do condutor. Se em quatro rodas existem diferentes propostas como sedãs, hatches, SUVs e outras, com motos não é diferente.
Seja detalhista ao analisar os prós e contras, ponha na balança o custo-benefício e o uso, estes serão sem dúvida os divisores de água. Não adianta ter uma moto linda e não saber ou não conseguir usar. Do mesmo jeito que um pangaré vai ficar perdido numa pista de corridas, um cavalo veloz vai sofrer em uma estrada esburacada.
Para que você vai usar a moto
É para ir e voltar do escritório, usar como ferramenta de trabalho ou passear aos finais de semana com sua moto? Isto vai determinar outros fatores de escolha.
Quanta potência você precisa?
Pequenos trajetos urbanos não necessitam de muita potência, por outro lado se pretende fazer viagens as categorias mais simples e podem não ter as cilindradas necessárias para acompanhar o ritmo da estrada.
Conforto
Suas viagens vão ser breves ou mais longas? A garupa vai estar ocupada com que frequência? Avalie a altura do banco e a posição dos guidões.
Bagagem
Qual o tamanho do compartimento necessário para o uso que pretende dar à moto?
Características mecânicas
Cheque o tipo de motor, o freio e sua experiência ao pilotar. Começar com um modelo mais simples, mais maleável e mais leve é mais indicado. Motos mais pesadas não são indicadas para iniciantes.
Gosto pessoal
Depois de passar o pente fino nos atributos técnicos e ficar entre as finalistas, escolha uma que faça você sorrir sempre que for pilotar, você está começando um relacionamento que pode ser longo.
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