Muitas pessoas pensam que morar em apartamento é complicado, principalmente por causa do espaço limitado. Mas esse tipo de imóvel oferece muitas vantagens, incluindo segurança, utilidade e bem-estar.
Para quem mora apenas em casa, morar em apartamento pode ser uma grande mudança. Mas o período de adaptação pode ser mais fácil do que você pensa. Para simplificar o processo, o primeiro passo é escolher um imóvel que se adeque ao seu perfil e de sua família.
Aproveite o tempo para decorar o espaço para que tudo fique no seu gosto. Ao fazer isso, você pode ver imediatamente o conforto e o apelo do apartamento.
Como avaliar todos os benefícios que só morar em apartamento pode proporcionar? Reunimos os principais aqui, neste artigo. Confira e surpreenda-se com todas as coisas boas que esperam por você!
Principais vantagens de morar em apartamento
Segurança 24 horas por dia
Quando se pensa em morar em apartamento, um dos primeiros pontos a serem considerados é a segurança. Felizmente, atualmente, a maioria dos prédios conta com portaria 24 horas, oferece monitoramento de câmeras, controle restrito de visitantes e portões eletrônicos.
Morando em um apartamento, para receber qualquer pessoa dentro do seu lar, primeiramente vai precisar autorizar com o porteiro a entrada delas. Ao contrário disso, morando em uma casa, você está suscetível a ser incomodado por vendedores e pessoas estranhas batendo em sua porta.
Além disso, é comum que os vizinhos em um condomínio acabem sendo mais próximos ou até mesmo amigos, e isso pode ser tornar mais um reforço na sua segurança: faz com que mais pessoas estejam atentas a possíveis movimentações estranhas no condomínio.
Se você é o tipo de pessoa que passa muito tempo fora de casa ou costuma viajar com frequência, morar em apartamento é provavelmente a opção que lhe deixará mais tranquilo com relação à sua segurança. Principalmente para aqueles que moram sozinhos, morar em apartamento é a melhor opção para ter menos preocupações.
Além disso, se a segurança estiver deixando a desejar em seu condomínio, pode resolver isso diretamente com o síndico, afinal ele é uma das principais pessoas que desejam zelar pelo bem-estar dos moradores.
Desfrute da área de lazer
Para garantir uma estrutura completa, os condomínios que possuem área de lazer precisam oferecer espaços especiais e serviços diversificados, como churrasqueiras, piscinas para crianças e adultos, playground, salão de festas, salão de reunião, entre outros.
Em espaços como o salão de festas e a área da churrasqueira, por exemplo, você pode usá-los para confraternizar com os amigos, economizando com o aluguel de locais externos ao seu condomínio. Alguns prédios possuem também academia própria, o que permite que você se exercite sem precisar pagar mensalidades e sair de casa, o que além de ser uma economia, é também cômodo.
Para quem tem crianças, ter um espaço de lazer que elas possam brincar com segurança e interagir com as outras crianças que moram no mesmo prédio é um grande benefício. Outro ponto importante, é que toda a limpeza e manutenção dessas áreas já está inclusa no valor pago do condomínio.
Ao decidir morar em uma casa com piscina, é preciso lembrar de incluir os custos com a manutenção e para mantê-la limpa. Além da despesa com a conta de água que você vai precisar arcar sozinho.
Neste sentido, a ideia de morar em uma casa com jardim e quintal pode ser muito boa num primeiro momento, mas logo estará diante de exigências constantes para manter tudo em ordem, o que torna morar em apartamento mais interessante.
Tenha sempre alguém para receber a correspondência por você
Pode parecer algo banal, mas se você passa o dia fora, certamente este aspecto é muito importante, ainda mais quando se trata de correspondências e encomendas que precisam da assinatura de alguém para o recebimento.
Morando em apartamento, você não precisa se preocupar se alguém estará em casa na hora que o carteiro passar, já que sempre haverá algum funcionário do prédio na portaria para recebê-las.
Se beneficie com as regras de convivência do prédio
As brigas com os vizinhos são algo recorrente e é comum que terminem em discussões, desavenças em delegacias e até mesmo processos judiciais.
Os moradores de um prédio ou condomínio possuem essa situação mais fácil de contornar, pois são conscientes de que devem viver de acordo com as regras que já são estipuladas pelo local.
O síndico atua então como uma espécie de mediador e deve trabalhar de forma efetiva para que essas normas de convivência sejam cumpridas. Através das normas internas do prédio, a convivência entre os moradores acaba sendo mais pacífica.
Um dos pontos principais da regra de convivência de condomínios é relacionado ao silêncio. Em geral, essas moradias são mais tranquilas neste sentido. Diante disso, é preciso ficar por dentro das regras de convivência antes mesmo de morar em apartamento e saber assim se elas estão de acordo com seu estilo de vida.
Escolha o melhor imóvel para morar em apartamento
Agora, chega o momento de conhecer as diferentes modalidades de apartamento. Veja:
Condomínio clube: voltados a uma vida mais social e ativa, com ampla oferta de serviços, comodidades e áreas comuns em um empreendimento com várias torres e centenas de moradores;
Torre única: voltados à privacidade e exclusividade, geralmente com um apartamento a cada um, dois ou três andares;
Studio: compactos, modernos, práticos e planejados, geralmente com um único ambiente;
Loft: mais sofisticados que os studios, agregando pé direito alto, mezanino e ainda mais praticidade;
Padrão: convencionais em condomínios;
Por fim, vale lembrar que, se você está considerando comprar um apartamento, o ideal é investir em um consórcio, pois você consegue adquirir seu imóvel de forma planejada, de acordo com suas possibilidades financeiras.
Conquiste seu apartamento com o consórcio de imóveis. Faça sua simulação com a Embracon!