"Parei de pagar o consórcio, posso resgatar esse dinheiro?". Se você tiver algum imprevisto que obrigue você a abandonar o seu consórcio e agora está se perguntando como resgatar os fundos do consórcio cancelado, saiba que você não está sozinho.
Isso é mais comum do que se imagina, pois com a oscilação da economia, muitas famílias acabam em dificuldades financeiras e precisam deixar de pagar as parcelas do consórcio, o que leva a cancelamentos, muitas vezes demorando muito para serem pagos.
Mas hoje, felizmente, há opções para quem precisa abrir mão de um consórcio por algum motivo. Dê uma olhada abaixo para saber o que fazer ao invés de cancelar seu consórcio.
Por que cotas são canceladas?
Muitos são obrigados a abrir mão de suas cotas de consórcio diante de circunstâncias difíceis, como perda de empregos, certa renda ou até mesmo despesas importantes imprevistas.
Alguns consorciados também deixaram de pagar as parcelas devido à obrigatoriedade do consórcio de se comprometer com uma mensalidade fixa, pois não fizeram um planejamento financeiro e não avaliaram adequadamente sua capacidade de pagamento antes da contratação.
Já outras pessoas têm ainda a capacidade de pagamento, não têm problemas em relação ao emprego ou aos gastos mensais, mas mudam de planos depois de ter adquirido o consórcio – e resolvem cancelar suas cotas ou simplesmente param de pagar as suas parcelas.
É possível vender um consórcio cancelado?
Se essa é a única opção e você já decidiu vender sua participação no consórcio, agora é preciso saber como você vai iniciar esse tipo de negócio.
Pode ser oferecido a alguém na internet para obter um comprador direto. Isso é bom porque você consegue um valor melhor, considerando que a venda será voltada para quem realmente quer ingressar no consórcio agora.
No entanto, vender para uma pessoa pode ser arriscado. Tenha cuidado ao passar dados como valor, informações pessoais e financeiras, pois a outra parte pode ser maliciosa.
Portanto, envie a mensagem mais importante apenas quando tiver certeza de que o negócio será fechado, principalmente se a pessoa que está comprando for de bom caráter.
Consigo reativar o consórcio
Da mesma maneira que imprevistos acontecem e fazem com que o consórcio precise ser cancelado, a possibilidade de reativação também costuma acontecer. Esse cenário traz uma série de dúvidas sobre o procedimento correto e é preciso pesquisar com antecedência para tomar as melhores decisões.
O pedido para reativação deve ser feito diretamente para a administradora. Para isso, é indispensável negociar o tempo em que ficou sem realizar pagamentos e deixar tudo em dia e ajustar alguns detalhes financeiros.
Mas vale lembrar que a disponibilidade de reativar o consórcio acontece conforme a quantidade de vagas.
Quais são as desvantagens de cancelar o consórcio?
Desistir de um consórcio é, muitas vezes, abrir mão de um sonho, e isso já é uma grande desvantagem. No entanto, mesmo que a ação ocorra por um bom motivo ou apenas por uma mudança de planos, o cancelamento pode não ser a melhor escolha.
A verdade é que cancelar um consórcio é a opção mais prejudicial ao consorciado. Porém, nem todo mundo sabe dessa questão e acaba enfrentando prejuízos por falta de conhecimento. Você não quer passar por isso, não é mesmo?
Sendo assim, antes de tomar uma decisão tão séria como essa, entenda as suas desvantagens!
Esperamos que este artigo tenha sido útil. Acesse nosso site e confira os planos disponíveis para consórcio!