Se você tem ou ainda sonha em comprar bens de maior valor, deve estar se perguntando como funcionam os sindicatos e as cartas de crédito.
Esta pode ser uma das soluções onde pode comprar um imóvel, um carro, uma moto ou mesmo obter alguns serviços.
No entanto, entender as regras do consórcio é fundamental para entender os prazos e vantagens de tais parcelamentos. Além disso, você deve se organizar para poder fazer pagamentos em dia.
Para ajudá-lo a aprender tudo sobre o que é carta de crédito, preparamos este artigo. Confira!
Primeiramente, o que é consórcio?
O consórcio é um modelo onde várias pessoas ou empresas, sem muita urgência em obter o bem ou serviço, se reúnem em grupos e adquirem cotas por meio de pagamentos mensais que formam uma grande poupança coletiva.
Ao final do período de contrato estipulado, todos os participantes recebem suas cartas de crédito, e podem utilizá-las para a aquisição do bem desejado.
A diferença para um financiamento comum ou mesmo uma poupança, é que os participantes de um consórcio podem fazer lances mensais, de valores quaisquer, além do valor mensal de sua cota.
Caso esse lance seja contemplado, o participante continua fazendo os pagamentos mensais normalmente, mas leva sua carta de crédito antes do tempo determinado.
O que é carta de crédito?
A carta de crédito é o documento de caráter financeiro, entregue ao consorciado que foi contemplado durante ou ao final do período de contrato do consórcio.
Independentemente se você deu um lance, se foi sorteado durante os meses ou se precisou finalizar o consórcio para ser contemplado, a certeza é que você receberá o valor total previsto no início, e é a carta de crédito que irá fornecer esse valor.
Na prática, como a carta de crédito funciona?
A carta de crédito é um documento que apresenta o valor equivalente ao que o consorciado escolheu na negociação, permitindo que ele adquira o bem na contemplação. Ela representa um “vale-compras”.
Por exemplo: você passa a participar de um consórcio de uma moto no valor de R$ 20 mil. Quando ocorre a contemplação, o direito de comprar a moto que você escolher com esse valor vem através deste documento.
Saiba quais os requisitos para conseguir uma carta de crédito
Para conquistar a carta de crédito é necessário, em primeiro lugar, ingressar em um consórcio.
Nesse instante, o consorciado vai decidir qual bem ou serviço deseja comprar, o valor total da aquisição e o prazo de pagamento.
Para evitar o endividamento, é importante analisar o valor das parcelas. Portanto, opte por prestações que caibam no seu bolso e coloque tudo no seu planejamento financeiro familiar.
Após ingressar no consórcio, existem duas maneiras de conseguir a carta de crédito. A primeira é ser sorteado e pegar a carta de crédito. Isso pode acontecer nos primeiros meses ou você pode ter de esperar até o último pagamento.
Agora, se você quiser fazer um lance, que é a oferta de um valor maior para abater no contrato do consórcio, você tem chances de conseguir a carta de crédito mais rapidamente.
Reajuste da carta de crédito
Um ponto importante para saber o que é uma carta de crédito é entender que, para evitar que uma carta de crédito perca poder de compra ao longo do tempo, as administradoras fazem a atualização a cada aniversário anual da cota.
Isso acontece de forma análoga com a moeda corrente: a moeda perde valor todo ano por causa da inflação. Assim, o consórcio tem sua atualização para manter o valor real da parcela.
Vale notar que cada produto tem um indexador próprio. Entre os mais famosos, estão o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis.
Além disso, há também o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que tem muita utilização para consórcios na área de serviços.
A alteração tem o valor atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que é preciso ter preparo para esse aumento.
Ficou alguma dúvida? Caso tenha, é só falar conosco que estamos preparamos para atender.